/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Periódico
PROFESSOR DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: CAMINHOS E EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Autor principal: | Pinto, Mac David da Silva |
---|---|
Outros Autores: | Oliveira, Michelle Gomes de, Sousa, Taynara Pereira de |
Grau: | Periódico |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins - UFT
2023
|
Acesso em linha: |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/desafios/article/view/15119 |
id |
ojs-article-15119 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
ojs-article-151192023-09-03T20:54:18Z PROFESSOR DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: CAMINHOS E EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA Pinto, Mac David da Silva Oliveira, Michelle Gomes de Sousa, Taynara Pereira de In the recent history of world society, the pandemic caused by coronavirus has been one of the greatest challenges of the last decade. Social isolation abruptly interrupted daily activities, especially in educational institutions. During this situation, the activities of the Pedagogical Residency Program throughout the national territory begin. This study presents an experience report developed by the RP of the Course in Biological Sciences of UFT, campus of Porto Nacional. The activities were organized in three semiannual modules and held in virtual and presential meetings based on individual studies, thematic seminars, exchange of experiences and didactic experience. The program sought a critical-reflexive training of residents and preceptors, making them able to face the challenges of teaching supported by multidimensional development. Throughout its trajectory, the RP promoted the autonomy and creativity of residents, based on moments of reflection and debate on the formation of teacher identity and in contemporary methodologies strategies for the teaching of Sciences and Biology. The pedagogical trajectory of the PR stimulated the development of complex skills to overcome traditional learning paradigms by making them experience the duties and dilemmas of the profession, especially in the face of the unfavorable situation caused by the pandemic. En la historia reciente de la sociedad mundial, la pandemia causada por el coronavirus fue uno de los mayores desafíos de la última década. El aislamiento social interrumpió las actividades diarias, en los centros educativos. En medio de esta situación, se han iniciado las actividades del Programa de Residencias Pedagógicas en todo el territorio nacional. Este estudio presenta un informe de experiencia desarrollado por el RP del Curso del Ciencias Biológicas de la UFT, campus de Porto Nacional. Las actividades se organizaron en tres semestrales y se llevaron a cabo en reuniones virtuales y presenciales en estudios individuales, seminarios temáticos, intercambio de experiencias y didáctica. El programa buscaba una formación crítico-reflexiva de los residentes y preceptores que les hiciera capaces de afrontar los retos de la docencia apoyados en un desarrollo multidimensional. El RP ha fomentado la autonomía y la creatividad de los residentes, apoyándose en momentos de reflexión y debate sobre la formación de la identidad docente y sobre las metodologías contemporáneas para la enseñanza de las Ciencias. La trayectoria pedagógica del RP estimuló el desarrollo de habilidades complejas para superar los paradigmas tradicionales de aprendizaje haciéndoles experimentar los deberes y dilemas de la profesión, especialmente ante la situación desfavorable por la pandemia. Na história recente da sociedade mundial, a pandemia causada pelo coronavírus foi um dos maiores desafios da última década. O isolamento social interrompeu abruptamente as atividades cotidianas, especialmente nas instituições de ensino. Em meio a esta situação, tem-se início às atividades do Programa de Residência Pedagógica em todo o território nacional. Este estudo apresenta um relato de experiência desenvolvida pelo RP do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFT, campus de Porto Nacional. As atividades foram organizadas em três módulos semestrais e realizada em encontros virtuais e presenciais a partir de estudos individuais, seminários temáticos, troca de experiencias e vivência didática. O programa buscou uma formação crítico-reflexiva dos residentes e preceptores tornando-os capazes de enfrentar os desafios da docência apoiados no desenvolvimento multidimensional. Ao longo de sua trajetória, o RP fomentou a autonomia e criatividade dos residentes, amparados por momentos de reflexão e debate sobre formação da identidade docente e em estratégias metodologias contemporâneas para o ensino de Ciências e Biologia. A trajetória pedagógica do RP estimulou o desenvolvimento de habilidades complexas com intuito de superar paradigmas tradicionais de aprendizagem fazendo-os vivenciar os deveres e dilemas da profissão, sobretudo diante da situação desfavorável provocada pela pandemia. Universidade Federal do Tocantins - UFT 2023-08-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/desafios/article/view/15119 10.20873/RP2023_2 DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins; Dossiê Temático: Residência Pedagógica em tempos de pandemia: limites e perspectivas (2023) DESAFIOS; Dossiê Temático: Residência Pedagógica em tempos de pandemia: limites e perspectivas (2023) DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins; Dossiê Temático: Residência Pedagógica em tempos de pandemia: limites e perspectivas (2023) 2359-3652 por https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/desafios/article/view/15119/21509 Copyright (c) 2023 Mac David da Silva Pinto, Michelle, Taynara http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Periódicos Uft |
collection |
periodicosUFT |
language |
por |
format |
Periódico |
author |
Pinto, Mac David da Silva |
spellingShingle |
Pinto, Mac David da Silva PROFESSOR DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: CAMINHOS E EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA |
author-letter |
Pinto, Mac David da Silva |
author2 |
Oliveira, Michelle Gomes de Sousa, Taynara Pereira de |
author2Str |
Oliveira, Michelle Gomes de Sousa, Taynara Pereira de |
title |
PROFESSOR DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: CAMINHOS E EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA |
title_short |
PROFESSOR DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: CAMINHOS E EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA |
title_full |
PROFESSOR DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: CAMINHOS E EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA |
title_fullStr |
PROFESSOR DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: CAMINHOS E EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA |
title_full_unstemmed |
PROFESSOR DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: CAMINHOS E EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA |
title_sort |
professor de ciÊncias e biologia: caminhos e experiÊncias formativas do programa de residÊncia pedagÓgica em tempos de pandemia |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins - UFT |
publishDate |
2023 |
url |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/desafios/article/view/15119 |
_version_ |
1778072069505810432 |
score |
11.755432 |