Periódico

O fenômeno do hibridismo na emergência dos gêneros discursivos: o diálogo entre a canção e o anúncio publicitário/propagandístico na constituição dos jingles

Autor principal: Abreu, Diego Candido
Grau: Periódico
Idioma: por
Publicado em: RE-UNIR - Revista do Centro de Estudos da Linguagem da Fundação Universidade Federal de Rondônia 2017
Acesso em linha: https://periodicos.unir.br/index.php/RE-UNIR/article/view/2390
id ojs-article-2390
recordtype ojs
spelling ojs-article-23902021-04-28T23:45:34Z O fenômeno do hibridismo na emergência dos gêneros discursivos: o diálogo entre a canção e o anúncio publicitário/propagandístico na constituição dos jingles Abreu, Diego Candido O objetivo desse trabalho é analisar a forma como os gêneros canção e anúncio publicitário/propagandístico se inter-relacionam na constituição dos jingles, tendo como horizonte teórico a ação social que esse gênero executa. Assim, entende-se o jingle como um gênero que emerge de um processo de hibridismo, instituindo-se no encontro dos dois gêneros supracitados. Para dar conta do objetivo assinalado, alinho-me à perspectiva da Nova Retórica, reafirmando o caráter social dos gêneros discursivos como “um meio retórico para mediar interesses particulares” (MILLER, 1984). O arcabouço teórico dessa pesquisa fundamenta-se nas reflexões sobre intergenericidade preconizadas por Marcuschi (2002) e no posicionamento teórico supracitado de Miller (1984). Além da discussão teórica, me debruço analiticamente sobre o jingle eleitoral Vote no Rei, iluminando os pontos de tangenciamento entre a canção e o anúncio publicitário/propagandístico, assim como o papel dessas interfaces na constituição do jingle enquanto gênero que desempenha uma função social específica.  A metodologia aqui proposta insere-se no viés da pesquisa qualitativa. As análises sugerem que a escolha de determinadas construções discursivas articulada a certas estruturas musicais é manipulada nos jingles, visando a execução da função social pretendida por seus compositores e intérpretes. RE-UNIR - Revista do Centro de Estudos da Linguagem da Fundação Universidade Federal de Rondônia 2017-11-02 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.unir.br/index.php/RE-UNIR/article/view/2390 RE-UNIR - Revista do Centro de Estudos da Linguagem da Fundação Universidade Federal de Rondônia; v. 4 n. 1 (2017) 2594-4916 por https://periodicos.unir.br/index.php/RE-UNIR/article/view/2390/2081 Copyright (c) 2017 RE-UNIR
institution Periódicos Unir
collection periodicosUNIR
language por
format Periódico
author Abreu, Diego Candido
spellingShingle Abreu, Diego Candido
O fenômeno do hibridismo na emergência dos gêneros discursivos: o diálogo entre a canção e o anúncio publicitário/propagandístico na constituição dos jingles
author-letter Abreu, Diego Candido
title O fenômeno do hibridismo na emergência dos gêneros discursivos: o diálogo entre a canção e o anúncio publicitário/propagandístico na constituição dos jingles
title_short O fenômeno do hibridismo na emergência dos gêneros discursivos: o diálogo entre a canção e o anúncio publicitário/propagandístico na constituição dos jingles
title_full O fenômeno do hibridismo na emergência dos gêneros discursivos: o diálogo entre a canção e o anúncio publicitário/propagandístico na constituição dos jingles
title_fullStr O fenômeno do hibridismo na emergência dos gêneros discursivos: o diálogo entre a canção e o anúncio publicitário/propagandístico na constituição dos jingles
title_full_unstemmed O fenômeno do hibridismo na emergência dos gêneros discursivos: o diálogo entre a canção e o anúncio publicitário/propagandístico na constituição dos jingles
title_sort o fenômeno do hibridismo na emergência dos gêneros discursivos: o diálogo entre a canção e o anúncio publicitário/propagandístico na constituição dos jingles
publisher RE-UNIR - Revista do Centro de Estudos da Linguagem da Fundação Universidade Federal de Rondônia
publishDate 2017
url https://periodicos.unir.br/index.php/RE-UNIR/article/view/2390
_version_ 1731777037364887552
score 11.755432