Dissertação

Recomendações Pedagógicas para Desenvolvimento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Construcionistas, para Surdos, na Perspectiva do Usuário

The inclusion of the deaf into regular classes is widely guaranteed on laws, but to make it effective, investments in specific curricula, methods, techniques, educational resources, and organization are necessary. Considering the specificity of the language of the deaf, visual-gestural, digital reso...

ver descrição completa

Autor principal: Campos, Magaly Liliane Chaves
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/1447
id ir-11612-1447
recordtype dspace
spelling ir-11612-14472019-10-26T06:01:05Z Recomendações Pedagógicas para Desenvolvimento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Construcionistas, para Surdos, na Perspectiva do Usuário Campos, Magaly Liliane Chaves Santos, George França dos Surdo Construcionismo Requisitos pedagógicos Inclusão aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS The inclusion of the deaf into regular classes is widely guaranteed on laws, but to make it effective, investments in specific curricula, methods, techniques, educational resources, and organization are necessary. Considering the specificity of the language of the deaf, visual-gestural, digital resources can favor the knowledge construction by deaf students, since they meet the specificities of that community. The objective of this research is to identify and present pedagogical requirements for the development of virtual learning environments for deaf secondary school students. In view of the greater importance of the deaf learner, a learning theory has been chosen that has the student as an active subject of the knowledge construction and that has the computer as a learning tool, thus, discarding instructional theories of learning. Considering the qualitative research nature, we opted for the methodological use of focus groups with deaf students and an integrative review of literature on educational software developed for educational purposes for deaf users. In spite of the varied categorizations of pedagogical requirements, this work emphasized the categories: user’srequirements/expectations, learning theory, content quality, comprehensiveness and completeness of content and content presentation. As a result, this work presents 30 pedagogical requirements for the construction of digital environments for the learning of deaf students. A inclusão dos surdos em classes regulares está amplamente garantida em leis, porém para efetivá-la faz-se necessário investimento em currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos. Tendo em vista a especificidade da língua dos surdos, visual- gestual os recursos digitais podem favorecer a construção do conhecimento por parte dos alunos surdos, desde que atenda as especificidades dessa comunidade. O objetivo desta pesquisa foi identificar e apresentar requisitos pedagógicos para desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem para alunos surdos do ensino médio. Tendo em vista o maior protagonismo do aprendiz surdo, optou-se por uma teoria de aprendizagem que tenha o aluno como sujeito ativo da construção do conhecimento e que tenha o computador como ferramenta de aprendizagem, descartando dessa forma teorias instrucionistas de aprendizagem. Considerando-se a natureza qualitativa pesquisa, optou-se pela utilização metodológica de grupos focais com alunos surdos e revisão integrativa de literatura sobre softwares educacionais desenvolvidos com finalidade educacional para usuários surdos. Apesar das variadas categorizações dos requisitos pedagógicos, neste trabalho enfatizou-se as categorias: requisitos/expectativas do usuário, teoria de aprendizagem, qualidade do conteúdo, abrangência e completude de conteúdo e apresentação do conteúdo. Como resultado deste trabalho são apresentados 30 requisitos pedagógicos para construção de ambientes digitais para aprendizagem de alunos surdos. 2019-10-25T14:23:40Z 2019-10-25T14:23:40Z 2019 Dissertação CAMPOS, Magaly Liliane Chaves. Recomendações Pedagógicas para Desenvolvimento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Construcionistas, para Surdos, na Perspectiva do Usuário. 2019. 185f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Sistemas) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional e Sistemas, Palmas, 2019. http://hdl.handle.net/11612/1447 pt_BR Open Access application/pdf application/pdf Universidade Federal do Tocantins BR Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Sistemas - PPGMCS Palmas
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Surdo
Construcionismo
Requisitos pedagógicos
Inclusão
aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
spellingShingle Surdo
Construcionismo
Requisitos pedagógicos
Inclusão
aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Campos, Magaly Liliane Chaves
Recomendações Pedagógicas para Desenvolvimento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Construcionistas, para Surdos, na Perspectiva do Usuário
topic_facet Surdo
Construcionismo
Requisitos pedagógicos
Inclusão
aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description The inclusion of the deaf into regular classes is widely guaranteed on laws, but to make it effective, investments in specific curricula, methods, techniques, educational resources, and organization are necessary. Considering the specificity of the language of the deaf, visual-gestural, digital resources can favor the knowledge construction by deaf students, since they meet the specificities of that community. The objective of this research is to identify and present pedagogical requirements for the development of virtual learning environments for deaf secondary school students. In view of the greater importance of the deaf learner, a learning theory has been chosen that has the student as an active subject of the knowledge construction and that has the computer as a learning tool, thus, discarding instructional theories of learning. Considering the qualitative research nature, we opted for the methodological use of focus groups with deaf students and an integrative review of literature on educational software developed for educational purposes for deaf users. In spite of the varied categorizations of pedagogical requirements, this work emphasized the categories: user’srequirements/expectations, learning theory, content quality, comprehensiveness and completeness of content and content presentation. As a result, this work presents 30 pedagogical requirements for the construction of digital environments for the learning of deaf students.
author_additional Santos, George França dos
author_additionalStr Santos, George França dos
format Dissertação
author Campos, Magaly Liliane Chaves
title Recomendações Pedagógicas para Desenvolvimento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Construcionistas, para Surdos, na Perspectiva do Usuário
title_short Recomendações Pedagógicas para Desenvolvimento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Construcionistas, para Surdos, na Perspectiva do Usuário
title_full Recomendações Pedagógicas para Desenvolvimento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Construcionistas, para Surdos, na Perspectiva do Usuário
title_fullStr Recomendações Pedagógicas para Desenvolvimento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Construcionistas, para Surdos, na Perspectiva do Usuário
title_full_unstemmed Recomendações Pedagógicas para Desenvolvimento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Construcionistas, para Surdos, na Perspectiva do Usuário
title_sort recomendações pedagógicas para desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem, construcionistas, para surdos, na perspectiva do usuário
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2019
url http://hdl.handle.net/11612/1447
_version_ 1787134381141262336
score 11.753735