Monografia

Os contos de fadas e a construção de papéis sociais: uma experiência na Escola Municipal Avó Virgilina.

This research has as main objective to analyze the importance of fairy tales for the construction of social roles in the learning process in Early Childhood Education. In order to develop the study, a bibliographical research was carried out in such authors as Bastos (2015), Cruz (2009) Furini (2...

ver descrição completa

Autor principal: Lima, Obarda Aparecida Alves
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/1561
id ir-11612-1561
recordtype dspace
spelling ir-11612-15612020-01-27T15:03:27Z Os contos de fadas e a construção de papéis sociais: uma experiência na Escola Municipal Avó Virgilina. Lima, Obarda Aparecida Alves Santos, Joedson Brito dos Prática de Leitura Contos de fadas Educação infantil Papéis Sociais Reading Practice Fairy tale Child education Social Papers CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO This research has as main objective to analyze the importance of fairy tales for the construction of social roles in the learning process in Early Childhood Education. In order to develop the study, a bibliographical research was carried out in such authors as Bastos (2015), Cruz (2009) Furini (2009) Martins (2010), Resurreição (2005), Ribeiro (2015), (Rligliski, 2012) . In addition, a field research was carried out at the Virgilina Grandmother Preschool with the purpose of verifying in the context of a preschool the reflection of the work with stories in the learning process in Early Childhood Education. After studying and analyzing the data, we verified the importance of fairy tales both in the learning of the students, and in the formation and development of the children becoming something that can help throughout life, moreover, it is a process that can have support and incentive parents in partnership with the school. The results of this research, both in the classroom activity and in the interview, and in the answers of the teacher's questionnaire, we can affirm that the reading of the fairy tales, has a great contribution to the learning of the students yes, as well as in the construction of social roles, this is evident in the observation in the room, and in the analysis of the answers, and in the whole research process that was carried out. Even if the school does not have complete improvement, and the necessary materials, what little it has, the teacher uses with its students, and it is through this that we can affirm that fairy tales besides being an important teaching tool, is a simple and enjoyable way to learn. Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a importância dos contos de fadas para a construção de papéis sociais, no processo de aprendizagem na Educação Infantil. Para desenvolvimento do estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica, em autores como, Bastos (2015), Cruz (2009) Furini (2009) Martins (2010), Ressurreição (2005), Ribeiro (2015), (Rligliski, 2012), entre outros. Além disso uma pesquisa de campo, desenvolvida na Pré-escola Avó Virgilina com objetivo de verificar no contexto de uma pré-escola o reflexo do trabalho com contos no processo de aprendizagem na Educação Infantil. Após estudos e análise dos dados, constatamos a importância dos contos de fadas tanto na aprendizagem dos alunos, quanto na formação e no desenvolvimento das crianças se tornando algo que podem auxiliar por toda vida, além disso, é um processo que pode ter apoio e incentivo dos pais em parceria com a escola. Os resultados dessa pesquisa, tanto na atividade desenvolvida na sala de aula, como na entrevista, e nas respostas do questionário da professora, podemos afirmar que a leitura dos contos de fadas, tem grande contribuição para aprendizagem dos alunos sim, como também na construção de papéis sociais, isso fica evidente na observação em sala, e na análise feita das respostas, e em todo o processo da pesquisa que foi realizada. Mesmo, que a escola não tenha total aperfeiçoamento, e materiais necessários, o pouco que ela tem, a professora utiliza com seus alunos como forma simples e prazerosa de se aprender. 2020-01-07T11:16:47Z 2020-01-07T11:16:47Z 2018-12-13 Monografia LIMA, Obarda Aparecida Alves. Os contos de fadas e a construção de papéis sociais: uma experiência na Escola Municipal Avó Virgilina. 2018. 48 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, UFT, Tocantinópolis, 2018. http://hdl.handle.net/11612/1561 pt_BR Acesso Livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Tocantinópolis CURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIA Tocantinópolis Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Prática de Leitura
Contos de fadas
Educação infantil
Papéis Sociais
Reading Practice
Fairy tale
Child education
Social Papers
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
spellingShingle Prática de Leitura
Contos de fadas
Educação infantil
Papéis Sociais
Reading Practice
Fairy tale
Child education
Social Papers
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
Lima, Obarda Aparecida Alves
Os contos de fadas e a construção de papéis sociais: uma experiência na Escola Municipal Avó Virgilina.
topic_facet Prática de Leitura
Contos de fadas
Educação infantil
Papéis Sociais
Reading Practice
Fairy tale
Child education
Social Papers
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
description This research has as main objective to analyze the importance of fairy tales for the construction of social roles in the learning process in Early Childhood Education. In order to develop the study, a bibliographical research was carried out in such authors as Bastos (2015), Cruz (2009) Furini (2009) Martins (2010), Resurreição (2005), Ribeiro (2015), (Rligliski, 2012) . In addition, a field research was carried out at the Virgilina Grandmother Preschool with the purpose of verifying in the context of a preschool the reflection of the work with stories in the learning process in Early Childhood Education. After studying and analyzing the data, we verified the importance of fairy tales both in the learning of the students, and in the formation and development of the children becoming something that can help throughout life, moreover, it is a process that can have support and incentive parents in partnership with the school. The results of this research, both in the classroom activity and in the interview, and in the answers of the teacher's questionnaire, we can affirm that the reading of the fairy tales, has a great contribution to the learning of the students yes, as well as in the construction of social roles, this is evident in the observation in the room, and in the analysis of the answers, and in the whole research process that was carried out. Even if the school does not have complete improvement, and the necessary materials, what little it has, the teacher uses with its students, and it is through this that we can affirm that fairy tales besides being an important teaching tool, is a simple and enjoyable way to learn.
author_additional Santos, Joedson Brito dos
author_additionalStr Santos, Joedson Brito dos
format Monografia
author Lima, Obarda Aparecida Alves
title Os contos de fadas e a construção de papéis sociais: uma experiência na Escola Municipal Avó Virgilina.
title_short Os contos de fadas e a construção de papéis sociais: uma experiência na Escola Municipal Avó Virgilina.
title_full Os contos de fadas e a construção de papéis sociais: uma experiência na Escola Municipal Avó Virgilina.
title_fullStr Os contos de fadas e a construção de papéis sociais: uma experiência na Escola Municipal Avó Virgilina.
title_full_unstemmed Os contos de fadas e a construção de papéis sociais: uma experiência na Escola Municipal Avó Virgilina.
title_sort os contos de fadas e a construção de papéis sociais: uma experiência na escola municipal avó virgilina.
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2020
url http://hdl.handle.net/11612/1561
_version_ 1787134655557795840
score 11.674752