Monografia

Crenças de professores sobre o uso de tecnologias na sala de Língua Inglesa: um estudo de caso

The present course conclusion paper has the aim at investigating some beliefs about the use of Information and Communication Technologies in an English classroom through a case study. The specific objectives are to identify how the use of technology can provide improvements in teaching; citing te...

ver descrição completa

Autor principal: Milhomem, Kellinne Silva
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/1665
id ir-11612-1665
recordtype dspace
spelling ir-11612-16652020-02-18T06:01:02Z Crenças de professores sobre o uso de tecnologias na sala de Língua Inglesa: um estudo de caso Milhomem, Kellinne Silva Andrade, Silvana Fernandes de TICs Ensino e aprendizagem de Língua Inglesa Crenças ICTs English Language Teaching and learning Beliefs CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL The present course conclusion paper has the aim at investigating some beliefs about the use of Information and Communication Technologies in an English classroom through a case study. The specific objectives are to identify how the use of technology can provide improvements in teaching; citing teacher beliefs about language teaching and learning; check the impression of teachers in including technology in their classes. Given the need of inserting technology in the classrooms, since as known, its benefits students` output and commitment, we anchor BARCELOS (2007), KUMARAVADIVELU (2006), LEFFA (2006), PAIVA (2017), ROJO (2013) e SILVA (2007). This is a qualitative approach, having two teachers from a public school in Araguaína, Tocantins interviewed. Were used surveys containing open and closed questions, and the results have led us to a reflection about the use of technologies in English classrooms, mainly to the importance of teachers teaching training in this area. O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo investigar algumas crenças sobre o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na sala de aula de Língua Inglesa (LI) através de um estudo de caso. Os objetivos específicos se desdobram em identificar como a utilização da tecnologia pode proporcionar melhorias no ensino; citar crenças de professores sobre o ensino e aprendizagem de língua; verificar a impressão dos professores em incluir a tecnologia em suas aulas. Haja vista a necessidade de inserir a tecnologia em sala de aula, pois se sabe que ela favorece o desempenho e engajamento dos alunos, nos ancoramos BARCELOS (2007), KUMARAVADIVELU (2006), LEFFA (2006), PAIVA (2017), ROJO (2013) e SILVA (2007). A pesquisa é de abordagem qualitativa, tendo sido entrevistadas duas docentes de uma escola estadual da cidade de Araguaína, Tocantins. Foram utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas e os resultados apontam, para uma reflexão sobre o uso das tecnologias em sala de aula de LI, sobretudo para importância da capacitação docente. 2020-02-17T14:20:46Z 2020-02-17T14:20:46Z 2019-07-02 Monografia MILHOMEM, Kellinne Silva. Crenças de professores sobre o uso de tecnologias na sala de Língua Inglesa: um estudo de caso. 2019. 42 f. Monografia (Graduação) - Curso de Letras – Língua Inglesa e Suas Respectivas Literaturas, UFT, Araguaína, 2019. http://hdl.handle.net/11612/1665 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS – LÍNGUA INGLESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURAS Araguaína Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic TICs
Ensino e aprendizagem de Língua Inglesa
Crenças
ICTs
English Language Teaching and learning
Beliefs
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
spellingShingle TICs
Ensino e aprendizagem de Língua Inglesa
Crenças
ICTs
English Language Teaching and learning
Beliefs
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Milhomem, Kellinne Silva
Crenças de professores sobre o uso de tecnologias na sala de Língua Inglesa: um estudo de caso
topic_facet TICs
Ensino e aprendizagem de Língua Inglesa
Crenças
ICTs
English Language Teaching and learning
Beliefs
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
description The present course conclusion paper has the aim at investigating some beliefs about the use of Information and Communication Technologies in an English classroom through a case study. The specific objectives are to identify how the use of technology can provide improvements in teaching; citing teacher beliefs about language teaching and learning; check the impression of teachers in including technology in their classes. Given the need of inserting technology in the classrooms, since as known, its benefits students` output and commitment, we anchor BARCELOS (2007), KUMARAVADIVELU (2006), LEFFA (2006), PAIVA (2017), ROJO (2013) e SILVA (2007). This is a qualitative approach, having two teachers from a public school in Araguaína, Tocantins interviewed. Were used surveys containing open and closed questions, and the results have led us to a reflection about the use of technologies in English classrooms, mainly to the importance of teachers teaching training in this area.
author_additional Andrade, Silvana Fernandes de
author_additionalStr Andrade, Silvana Fernandes de
format Monografia
author Milhomem, Kellinne Silva
title Crenças de professores sobre o uso de tecnologias na sala de Língua Inglesa: um estudo de caso
title_short Crenças de professores sobre o uso de tecnologias na sala de Língua Inglesa: um estudo de caso
title_full Crenças de professores sobre o uso de tecnologias na sala de Língua Inglesa: um estudo de caso
title_fullStr Crenças de professores sobre o uso de tecnologias na sala de Língua Inglesa: um estudo de caso
title_full_unstemmed Crenças de professores sobre o uso de tecnologias na sala de Língua Inglesa: um estudo de caso
title_sort crenças de professores sobre o uso de tecnologias na sala de língua inglesa: um estudo de caso
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2020
url http://hdl.handle.net/11612/1665
_version_ 1787134888682455040
score 11.653393