Formação estratégica na atenção primária em saúde no estado do Tocantins: uma análise a partir de um Programa Nacional Pay-for-performance

Objective: To analyze the literature on continuing education, permanent health and meaningful learning: perspectives for qualification in primary care in Brazil. Method: Narrative literature review, and free text writing, performed in the database of the platforms Pubmed, Medline, Lilacs, Google...

ver descrição completa

Autor principal: Xavier, Klécios Eufrasio
Idioma: pt_BR
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/1995
id ir-11612-1995
recordtype dspace
spelling ir-11612-19952020-04-25T06:00:59Z Formação estratégica na atenção primária em saúde no estado do Tocantins: uma análise a partir de um Programa Nacional Pay-for-performance Xavier, Klécios Eufrasio Borges , Ana Kleiber Pessoa Castro, José Gerley Díaz Educação permanente; aprendizagem significativa qualificação na atenção primária CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE Objective: To analyze the literature on continuing education, permanent health and meaningful learning: perspectives for qualification in primary care in Brazil. Method: Narrative literature review, and free text writing, performed in the database of the platforms Pubmed, Medline, Lilacs, Google Scholar, Scielo Medline and PeDro, published from 2000 to 2019. The following keywords were used: : continuing education; meaningful learning, qualification in primary care. Results: The problematizing conception was highlighted as a contribution to educational actions, indicating a conceptual advance on permanent education in Brazil. However, the continuing education actions sometimes happen disjointed from the work process. There are difficulties of understanding and application, with repercussions on health services, revealing the challenge of the commitment of professionals and managers. Implications for practice: Continuing education is a field that needs investment, aiming at the transformation of reality in the daily health services in Brazil. Objetivo: Analisar a literatura sobre educação permanente em saúde e aprendizagem significativa: perspectivas para a qualificação na atenção primária no Brasil. Método: Revisão narrativa da literatura, e escrita de texto livre, realizada no banco de dados das plataformas Pubmed, Medline, Lilacs, Google Acadêmico, Scielo Medline e PeDro, publicados entre o período de 2000 a 2019. Foram utilizadas as seguintes palavraschave: educação permanente; aprendizagem significativa, qualificação na atenção primária. Resultados: Destacou-se a concepção problematizadora como aporte para as ações educativas, indicando avanço conceitual sobre a educação permanente no Brasil. No entanto, as ações de educação permanente, por vezes, acontecem desarticuladas do processo de trabalho. Existem dificuldades de compreensão e aplicação, com repercussões nos serviços de saúde, revelando-se como desafio o comprometimento dos profissionais e gestores. Implicações para a prática: A educação permanente é campo que carece de investimentos, visando à transformação da realidade no cotidiano dos serviços de saúde no Brasil. 2020-04-24T17:33:21Z 2020-04-24T17:33:21Z 2019 XAVIER, Klécios Eufrasio. Formação estratégica na atenção primária em saúde no estado do Tocantins: uma análise a partir de um Programa Nacional Pay-for-performance. 2019. 40f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2019. http://hdl.handle.net/11612/1995 pt_BR application/pdf
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Educação permanente;
aprendizagem significativa
qualificação na atenção primária
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
spellingShingle Educação permanente;
aprendizagem significativa
qualificação na atenção primária
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Xavier, Klécios Eufrasio
Formação estratégica na atenção primária em saúde no estado do Tocantins: uma análise a partir de um Programa Nacional Pay-for-performance
topic_facet Educação permanente;
aprendizagem significativa
qualificação na atenção primária
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
description Objective: To analyze the literature on continuing education, permanent health and meaningful learning: perspectives for qualification in primary care in Brazil. Method: Narrative literature review, and free text writing, performed in the database of the platforms Pubmed, Medline, Lilacs, Google Scholar, Scielo Medline and PeDro, published from 2000 to 2019. The following keywords were used: : continuing education; meaningful learning, qualification in primary care. Results: The problematizing conception was highlighted as a contribution to educational actions, indicating a conceptual advance on permanent education in Brazil. However, the continuing education actions sometimes happen disjointed from the work process. There are difficulties of understanding and application, with repercussions on health services, revealing the challenge of the commitment of professionals and managers. Implications for practice: Continuing education is a field that needs investment, aiming at the transformation of reality in the daily health services in Brazil.
author_additional Borges , Ana Kleiber Pessoa
author_additionalStr Borges , Ana Kleiber Pessoa
author Xavier, Klécios Eufrasio
title Formação estratégica na atenção primária em saúde no estado do Tocantins: uma análise a partir de um Programa Nacional Pay-for-performance
title_short Formação estratégica na atenção primária em saúde no estado do Tocantins: uma análise a partir de um Programa Nacional Pay-for-performance
title_full Formação estratégica na atenção primária em saúde no estado do Tocantins: uma análise a partir de um Programa Nacional Pay-for-performance
title_fullStr Formação estratégica na atenção primária em saúde no estado do Tocantins: uma análise a partir de um Programa Nacional Pay-for-performance
title_full_unstemmed Formação estratégica na atenção primária em saúde no estado do Tocantins: uma análise a partir de um Programa Nacional Pay-for-performance
title_sort formação estratégica na atenção primária em saúde no estado do tocantins: uma análise a partir de um programa nacional pay-for-performance
publishDate 2020
url http://hdl.handle.net/11612/1995
_version_ 1787134050553561088
score 11.755432