Monografia

Ultilização do aplicativo “Simplificando” em uma turma do 9° ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Campos Belos/Go.

In this text, the result of a qualitative field research that aims to develop activities using an application available on smartphones called Simplicando, which was created by a student during his Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), in 2018, is presented. at the Universidade Federal do Tocantin...

ver descrição completa

Autor principal: Alves, Jhêmeton Nascimento
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/2142
id ir-11612-2142
recordtype dspace
spelling ir-11612-21422020-09-11T06:01:16Z Ultilização do aplicativo “Simplificando” em uma turma do 9° ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Campos Belos/Go. Alves, Jhêmeton Nascimento Silva, Maria Emília da Smartphones Aplicativo. Aprendizagem Tecnologia Matemática CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO In this text, the result of a qualitative field research that aims to develop activities using an application available on smartphones called Simplicando, which was created by a student during his Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), in 2018, is presented. at the Universidade Federal do Tocantins - UFT in Arraias / TO. The target audience of this research was ninth year students of a school in the state network of Campos Belos-GO and the objective was to verify if after developing activities using an application the students felt motivated to learn some Mathematics content available in it and if they felt or not difficulties in access and functionality available in the application. As a theoretical basis, the actors Kenski (2003) and Frota; Borges (2004) to discuss technologies, the use of the smartphone was used (Marçal et al, 2010) and the “Simplificando” Campos (2018). The result was positive, where 92% of students felt motivated to solve the mathematical calculations in it. Because it is easy to handle and understand, it can be used as a pedagogical tool to assist the teacher in the applicability of the available content. It is expected that in the future the application “Simplifying” will become a methodological tool that helps the teacher in the didactic and pedagogical issues, thus taking the technological resources to the classroom both in Elementary and High School. Neste texto, é apresentado o resultado de uma pesquisa de campo do tipo qualitativa que teve como proposta desenvolver atividades utilizando um aplicativo disponível em smartphones denominado Simplificando que foi criado por um aluno durante seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no ano de 2018 na Universidade Federal do Tocantins - UFT em Arraias/TO. O público alvo desta pesquisa foram alunos do nono ano de uma escola da rede estadual de Campos Belos-GO e o objetivo foi verificar se após desenvolver atividades utilizando um aplicativo os alunos se sentiram motivados para aprender alguns conteúdos de Matemática disponível nele e se os mesmos sentiram ou não dificuldades no acesso e na funcionalidade disponível no aplicativo. Como embasamento teórico foram usados os atores Kenski (2003) e Frota; Borges (2004) para discutir às tecnologias, sobre o uso do smartphone foi usado (Marçal et al, 2010) e sobre o “Simplificando” Campos (2018). O resultado foi positivo onde 92% dos alunos sentiram-se motivados em resolver os cálculos matemáticos nele. Por ser de fácil manuseio e entendimento pode ser utilizado como ferramenta pedagógica no auxílio do professor na aplicabilidade dos conteúdos disponíveis. Espera-se que futuramente o aplicativo “Simplificando” se torne de fato uma ferramenta metodológica que auxilie o professor nas questões didáticas e pedagógicas, levando assim os recursos tecnológicos para sala de aula tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. 2020-09-10T18:37:44Z 2020-09-10T18:37:44Z 2020-09-10 Monografia ALVES, Jhêmeton Nascimento. Ultilização do aplicativo “Simplificando” em uma turma do 9° ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Campos Belos/Go. 2020. 42 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2020. http://hdl.handle.net/11612/2142 pt_BR Acesso Livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Arraias CURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICA Arraias Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Smartphones
Aplicativo.
Aprendizagem
Tecnologia
Matemática
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Smartphones
Aplicativo.
Aprendizagem
Tecnologia
Matemática
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Alves, Jhêmeton Nascimento
Ultilização do aplicativo “Simplificando” em uma turma do 9° ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Campos Belos/Go.
topic_facet Smartphones
Aplicativo.
Aprendizagem
Tecnologia
Matemática
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description In this text, the result of a qualitative field research that aims to develop activities using an application available on smartphones called Simplicando, which was created by a student during his Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), in 2018, is presented. at the Universidade Federal do Tocantins - UFT in Arraias / TO. The target audience of this research was ninth year students of a school in the state network of Campos Belos-GO and the objective was to verify if after developing activities using an application the students felt motivated to learn some Mathematics content available in it and if they felt or not difficulties in access and functionality available in the application. As a theoretical basis, the actors Kenski (2003) and Frota; Borges (2004) to discuss technologies, the use of the smartphone was used (Marçal et al, 2010) and the “Simplificando” Campos (2018). The result was positive, where 92% of students felt motivated to solve the mathematical calculations in it. Because it is easy to handle and understand, it can be used as a pedagogical tool to assist the teacher in the applicability of the available content. It is expected that in the future the application “Simplifying” will become a methodological tool that helps the teacher in the didactic and pedagogical issues, thus taking the technological resources to the classroom both in Elementary and High School.
author_additional Silva, Maria Emília da
author_additionalStr Silva, Maria Emília da
format Monografia
author Alves, Jhêmeton Nascimento
title Ultilização do aplicativo “Simplificando” em uma turma do 9° ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Campos Belos/Go.
title_short Ultilização do aplicativo “Simplificando” em uma turma do 9° ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Campos Belos/Go.
title_full Ultilização do aplicativo “Simplificando” em uma turma do 9° ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Campos Belos/Go.
title_fullStr Ultilização do aplicativo “Simplificando” em uma turma do 9° ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Campos Belos/Go.
title_full_unstemmed Ultilização do aplicativo “Simplificando” em uma turma do 9° ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Campos Belos/Go.
title_sort ultilização do aplicativo “simplificando” em uma turma do 9° ano do ensino fundamental de uma escola estadual de campos belos/go.
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2020
url http://hdl.handle.net/11612/2142
_version_ 1787134610579128320
score 11.653393