/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Monografia
Ultilização do aplicativo “Simplificando” em uma turma do 9° ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Campos Belos/Go.
In this text, the result of a qualitative field research that aims to develop activities using an application available on smartphones called Simplicando, which was created by a student during his Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), in 2018, is presented. at the Universidade Federal do Tocantin...
Autor principal: | Alves, Jhêmeton Nascimento |
---|---|
Grau: | Monografia |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/2142 |
id |
ir-11612-2142 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-21422020-09-11T06:01:16Z Ultilização do aplicativo “Simplificando” em uma turma do 9° ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Campos Belos/Go. Alves, Jhêmeton Nascimento Silva, Maria Emília da Smartphones Aplicativo. Aprendizagem Tecnologia Matemática CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO In this text, the result of a qualitative field research that aims to develop activities using an application available on smartphones called Simplicando, which was created by a student during his Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), in 2018, is presented. at the Universidade Federal do Tocantins - UFT in Arraias / TO. The target audience of this research was ninth year students of a school in the state network of Campos Belos-GO and the objective was to verify if after developing activities using an application the students felt motivated to learn some Mathematics content available in it and if they felt or not difficulties in access and functionality available in the application. As a theoretical basis, the actors Kenski (2003) and Frota; Borges (2004) to discuss technologies, the use of the smartphone was used (Marçal et al, 2010) and the “Simplificando” Campos (2018). The result was positive, where 92% of students felt motivated to solve the mathematical calculations in it. Because it is easy to handle and understand, it can be used as a pedagogical tool to assist the teacher in the applicability of the available content. It is expected that in the future the application “Simplifying” will become a methodological tool that helps the teacher in the didactic and pedagogical issues, thus taking the technological resources to the classroom both in Elementary and High School. Neste texto, é apresentado o resultado de uma pesquisa de campo do tipo qualitativa que teve como proposta desenvolver atividades utilizando um aplicativo disponível em smartphones denominado Simplificando que foi criado por um aluno durante seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no ano de 2018 na Universidade Federal do Tocantins - UFT em Arraias/TO. O público alvo desta pesquisa foram alunos do nono ano de uma escola da rede estadual de Campos Belos-GO e o objetivo foi verificar se após desenvolver atividades utilizando um aplicativo os alunos se sentiram motivados para aprender alguns conteúdos de Matemática disponível nele e se os mesmos sentiram ou não dificuldades no acesso e na funcionalidade disponível no aplicativo. Como embasamento teórico foram usados os atores Kenski (2003) e Frota; Borges (2004) para discutir às tecnologias, sobre o uso do smartphone foi usado (Marçal et al, 2010) e sobre o “Simplificando” Campos (2018). O resultado foi positivo onde 92% dos alunos sentiram-se motivados em resolver os cálculos matemáticos nele. Por ser de fácil manuseio e entendimento pode ser utilizado como ferramenta pedagógica no auxílio do professor na aplicabilidade dos conteúdos disponíveis. Espera-se que futuramente o aplicativo “Simplificando” se torne de fato uma ferramenta metodológica que auxilie o professor nas questões didáticas e pedagógicas, levando assim os recursos tecnológicos para sala de aula tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. 2020-09-10T18:37:44Z 2020-09-10T18:37:44Z 2020-09-10 Monografia ALVES, Jhêmeton Nascimento. Ultilização do aplicativo “Simplificando” em uma turma do 9° ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Campos Belos/Go. 2020. 42 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2020. http://hdl.handle.net/11612/2142 pt_BR Acesso Livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Arraias CURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICA Arraias Graduação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Smartphones Aplicativo. Aprendizagem Tecnologia Matemática CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Smartphones Aplicativo. Aprendizagem Tecnologia Matemática CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Alves, Jhêmeton Nascimento Ultilização do aplicativo “Simplificando” em uma turma do 9° ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Campos Belos/Go. |
topic_facet |
Smartphones Aplicativo. Aprendizagem Tecnologia Matemática CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
In this text, the result of a qualitative field research that aims to develop activities
using an application available on smartphones called Simplicando, which was
created by a student during his Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), in 2018, is
presented. at the Universidade Federal do Tocantins - UFT in Arraias / TO. The
target audience of this research was ninth year students of a school in the state
network of Campos Belos-GO and the objective was to verify if after developing
activities using an application the students felt motivated to learn some Mathematics
content available in it and if they felt or not difficulties in access and functionality
available in the application. As a theoretical basis, the actors Kenski (2003) and
Frota; Borges (2004) to discuss technologies, the use of the smartphone was used
(Marçal et al, 2010) and the “Simplificando” Campos (2018). The result was positive,
where 92% of students felt motivated to solve the mathematical calculations in it.
Because it is easy to handle and understand, it can be used as a pedagogical tool to
assist the teacher in the applicability of the available content. It is expected that in the
future the application “Simplifying” will become a methodological tool that helps the
teacher in the didactic and pedagogical issues, thus taking the technological
resources to the classroom both in Elementary and High School. |
author_additional |
Silva, Maria Emília da |
author_additionalStr |
Silva, Maria Emília da |
format |
Monografia |
author |
Alves, Jhêmeton Nascimento |
title |
Ultilização do aplicativo “Simplificando” em uma turma do 9° ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Campos Belos/Go. |
title_short |
Ultilização do aplicativo “Simplificando” em uma turma do 9° ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Campos Belos/Go. |
title_full |
Ultilização do aplicativo “Simplificando” em uma turma do 9° ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Campos Belos/Go. |
title_fullStr |
Ultilização do aplicativo “Simplificando” em uma turma do 9° ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Campos Belos/Go. |
title_full_unstemmed |
Ultilização do aplicativo “Simplificando” em uma turma do 9° ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Campos Belos/Go. |
title_sort |
ultilização do aplicativo “simplificando” em uma turma do 9° ano do ensino fundamental de uma escola estadual de campos belos/go. |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2020 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/2142 |
_version_ |
1787134610579128320 |
score |
11.653393 |