Dissertação

Um estudo das curvas elementares na geometria analítica proposta didática no ensino médio com Grafeq em uma perspectiva para a Engenharia Civil

The great changes in the globalized world are increasingly forcing teachers to look for new ways to teach, establishing strategies to hold the attention of students to motivate them to study. One of these strategies that has had an effect is the use of technological media in favor of teaching. Si...

ver descrição completa

Autor principal: Aquino, Jedaías Sousa
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/2326
id ir-11612-2326
recordtype dspace
spelling ir-11612-23262021-03-03T06:01:27Z Um estudo das curvas elementares na geometria analítica proposta didática no ensino médio com Grafeq em uma perspectiva para a Engenharia Civil Aquino, Jedaías Sousa Novaes, Gilmar Pires Engenharia Civil; Geometria Analítica; GrafEq; Softwares Educacionais; Civil Engineering; Analytical Geometry; GrafEq; Educational Softwares CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA The great changes in the globalized world are increasingly forcing teachers to look for new ways to teach, establishing strategies to hold the attention of students to motivate them to study. One of these strategies that has had an effect is the use of technological media in favor of teaching. Since decades past, several applications and educational software have been created in order to improve the teaching of mathematics. Thus, this work aims at a study of elementary curves in Analytical Geometry from a Civil Engineering perspective using GrafEq software, since many students enter and leave high school with great difficulties in dealing with the identification and application of lines, curves and regions delimited by elementary algebraic expressions generating a stumbling block for the study of Analytical Geometry and other related disciplines in Higher Education in courses such as Civil Engineering and Degree in Mathematics. An exploratory methodology was used with a bibliographic review on the pertinent subject, whose final work culminates in a didactic proposal that can be applied in high school students’ classes. As grandes mudanças no mundo globalizado estão cada vez mais obrigando os docentes a procurarem novas formas de lecionar estabelecendo estratégias para prender a atenção dos alunos, motivando-os aos estudos. Uma dessas estratégias que tem surtido efeito é a utilização das mídias tecnológicas em prol do ensino. Desde décadas passadas até agora, já foram desenvolvidos diversos aplicativos e softwares educacionais com o intuito de melhorar o ensino da Matemática. Assim, o presente trabalho tem por objetivo um estudo das curvas elementares na Geometria Analítica em uma perspectiva para a Engenharia Civil utilizando o software GrafEq, visto que muitos alunos entram e saem do Ensino Médio com grandes dificuldades, em se tratando da identificação e aplicação das linhas, curvas e regiões delimitadas por expressões algébricas elementares, gerando um tropeço para o estudo da Geometria Analítica, bem como outras disciplinas afins no Ensino Superior, em cursos como Engenharia Civil e Licenciatura em Matemática. Fora utilizada uma metodologia de cunho exploratório com uma revisão bibliográfica sobre o assunto pertinente, cujo trabalho final culmina em uma proposta didática que pode ser aplicada em turmas de alunos do Ensino Médio. 2021-03-02T14:11:22Z 2021-03-02T14:11:22Z 2020-11-27 Dissertação AQUINO, Jedaías Sousa. Um estudo das curvas elementares na geometria analítica proposta didática no ensino médio com Grafeq em uma perspectiva para a Engenharia Civil.2020.130f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Palmas, 2020. http://hdl.handle.net/11612/2326 pt_BR Open Access application/pdf application/pdf Universidade Federal do Tocantins BR Programa de Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat Palmas
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Engenharia Civil; Geometria Analítica; GrafEq; Softwares Educacionais; Civil Engineering; Analytical Geometry; GrafEq; Educational Softwares
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Engenharia Civil; Geometria Analítica; GrafEq; Softwares Educacionais; Civil Engineering; Analytical Geometry; GrafEq; Educational Softwares
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Aquino, Jedaías Sousa
Um estudo das curvas elementares na geometria analítica proposta didática no ensino médio com Grafeq em uma perspectiva para a Engenharia Civil
topic_facet Engenharia Civil; Geometria Analítica; GrafEq; Softwares Educacionais; Civil Engineering; Analytical Geometry; GrafEq; Educational Softwares
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The great changes in the globalized world are increasingly forcing teachers to look for new ways to teach, establishing strategies to hold the attention of students to motivate them to study. One of these strategies that has had an effect is the use of technological media in favor of teaching. Since decades past, several applications and educational software have been created in order to improve the teaching of mathematics. Thus, this work aims at a study of elementary curves in Analytical Geometry from a Civil Engineering perspective using GrafEq software, since many students enter and leave high school with great difficulties in dealing with the identification and application of lines, curves and regions delimited by elementary algebraic expressions generating a stumbling block for the study of Analytical Geometry and other related disciplines in Higher Education in courses such as Civil Engineering and Degree in Mathematics. An exploratory methodology was used with a bibliographic review on the pertinent subject, whose final work culminates in a didactic proposal that can be applied in high school students’ classes.
author_additional Novaes, Gilmar Pires
author_additionalStr Novaes, Gilmar Pires
format Dissertação
author Aquino, Jedaías Sousa
title Um estudo das curvas elementares na geometria analítica proposta didática no ensino médio com Grafeq em uma perspectiva para a Engenharia Civil
title_short Um estudo das curvas elementares na geometria analítica proposta didática no ensino médio com Grafeq em uma perspectiva para a Engenharia Civil
title_full Um estudo das curvas elementares na geometria analítica proposta didática no ensino médio com Grafeq em uma perspectiva para a Engenharia Civil
title_fullStr Um estudo das curvas elementares na geometria analítica proposta didática no ensino médio com Grafeq em uma perspectiva para a Engenharia Civil
title_full_unstemmed Um estudo das curvas elementares na geometria analítica proposta didática no ensino médio com Grafeq em uma perspectiva para a Engenharia Civil
title_sort um estudo das curvas elementares na geometria analítica proposta didática no ensino médio com grafeq em uma perspectiva para a engenharia civil
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2021
url http://hdl.handle.net/11612/2326
_version_ 1787134894115127296
score 11.755432