/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Um estudo das curvas elementares na geometria analítica proposta didática no ensino médio com Grafeq em uma perspectiva para a Engenharia Civil
The great changes in the globalized world are increasingly forcing teachers to look for new ways to teach, establishing strategies to hold the attention of students to motivate them to study. One of these strategies that has had an effect is the use of technological media in favor of teaching. Si...
Autor principal: | Aquino, Jedaías Sousa |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/2326 |
id |
ir-11612-2326 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-23262021-03-03T06:01:27Z Um estudo das curvas elementares na geometria analítica proposta didática no ensino médio com Grafeq em uma perspectiva para a Engenharia Civil Aquino, Jedaías Sousa Novaes, Gilmar Pires Engenharia Civil; Geometria Analítica; GrafEq; Softwares Educacionais; Civil Engineering; Analytical Geometry; GrafEq; Educational Softwares CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA The great changes in the globalized world are increasingly forcing teachers to look for new ways to teach, establishing strategies to hold the attention of students to motivate them to study. One of these strategies that has had an effect is the use of technological media in favor of teaching. Since decades past, several applications and educational software have been created in order to improve the teaching of mathematics. Thus, this work aims at a study of elementary curves in Analytical Geometry from a Civil Engineering perspective using GrafEq software, since many students enter and leave high school with great difficulties in dealing with the identification and application of lines, curves and regions delimited by elementary algebraic expressions generating a stumbling block for the study of Analytical Geometry and other related disciplines in Higher Education in courses such as Civil Engineering and Degree in Mathematics. An exploratory methodology was used with a bibliographic review on the pertinent subject, whose final work culminates in a didactic proposal that can be applied in high school students’ classes. As grandes mudanças no mundo globalizado estão cada vez mais obrigando os docentes a procurarem novas formas de lecionar estabelecendo estratégias para prender a atenção dos alunos, motivando-os aos estudos. Uma dessas estratégias que tem surtido efeito é a utilização das mídias tecnológicas em prol do ensino. Desde décadas passadas até agora, já foram desenvolvidos diversos aplicativos e softwares educacionais com o intuito de melhorar o ensino da Matemática. Assim, o presente trabalho tem por objetivo um estudo das curvas elementares na Geometria Analítica em uma perspectiva para a Engenharia Civil utilizando o software GrafEq, visto que muitos alunos entram e saem do Ensino Médio com grandes dificuldades, em se tratando da identificação e aplicação das linhas, curvas e regiões delimitadas por expressões algébricas elementares, gerando um tropeço para o estudo da Geometria Analítica, bem como outras disciplinas afins no Ensino Superior, em cursos como Engenharia Civil e Licenciatura em Matemática. Fora utilizada uma metodologia de cunho exploratório com uma revisão bibliográfica sobre o assunto pertinente, cujo trabalho final culmina em uma proposta didática que pode ser aplicada em turmas de alunos do Ensino Médio. 2021-03-02T14:11:22Z 2021-03-02T14:11:22Z 2020-11-27 Dissertação AQUINO, Jedaías Sousa. Um estudo das curvas elementares na geometria analítica proposta didática no ensino médio com Grafeq em uma perspectiva para a Engenharia Civil.2020.130f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Palmas, 2020. http://hdl.handle.net/11612/2326 pt_BR Open Access application/pdf application/pdf Universidade Federal do Tocantins BR Programa de Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat Palmas |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Engenharia Civil; Geometria Analítica; GrafEq; Softwares Educacionais; Civil Engineering; Analytical Geometry; GrafEq; Educational Softwares CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Engenharia Civil; Geometria Analítica; GrafEq; Softwares Educacionais; Civil Engineering; Analytical Geometry; GrafEq; Educational Softwares CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Aquino, Jedaías Sousa Um estudo das curvas elementares na geometria analítica proposta didática no ensino médio com Grafeq em uma perspectiva para a Engenharia Civil |
topic_facet |
Engenharia Civil; Geometria Analítica; GrafEq; Softwares Educacionais; Civil Engineering; Analytical Geometry; GrafEq; Educational Softwares CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
The great changes in the globalized world are increasingly forcing teachers to look for new ways
to teach, establishing strategies to hold the attention of students to motivate them to study. One
of these strategies that has had an effect is the use of technological media in favor of teaching.
Since decades past, several applications and educational software have been created in order to
improve the teaching of mathematics. Thus, this work aims at a study of elementary curves in
Analytical Geometry from a Civil Engineering perspective using GrafEq software, since many
students enter and leave high school with great difficulties in dealing with the identification and
application of lines, curves and regions delimited by elementary algebraic expressions generating
a stumbling block for the study of Analytical Geometry and other related disciplines in Higher
Education in courses such as Civil Engineering and Degree in Mathematics. An exploratory
methodology was used with a bibliographic review on the pertinent subject, whose final work
culminates in a didactic proposal that can be applied in high school students’ classes. |
author_additional |
Novaes, Gilmar Pires |
author_additionalStr |
Novaes, Gilmar Pires |
format |
Dissertação |
author |
Aquino, Jedaías Sousa |
title |
Um estudo das curvas elementares na geometria analítica proposta didática no ensino médio com Grafeq em uma perspectiva para a Engenharia Civil |
title_short |
Um estudo das curvas elementares na geometria analítica proposta didática no ensino médio com Grafeq em uma perspectiva para a Engenharia Civil |
title_full |
Um estudo das curvas elementares na geometria analítica proposta didática no ensino médio com Grafeq em uma perspectiva para a Engenharia Civil |
title_fullStr |
Um estudo das curvas elementares na geometria analítica proposta didática no ensino médio com Grafeq em uma perspectiva para a Engenharia Civil |
title_full_unstemmed |
Um estudo das curvas elementares na geometria analítica proposta didática no ensino médio com Grafeq em uma perspectiva para a Engenharia Civil |
title_sort |
um estudo das curvas elementares na geometria analítica proposta didática no ensino médio com grafeq em uma perspectiva para a engenharia civil |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2021 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/2326 |
_version_ |
1787134894115127296 |
score |
11.755432 |