Monografia

Inclusão nas aulas de educação física: o conhecimento dos professores das escolas de Miracema do Tocantins - TO

Physical Education is an area of knowledge that can to contribute with work aimed at inclusion of disabled students in regular education. This area explores the contents of the movement body culture (sports, dance, gymnastics, fights, games and playing) adapting and providing diverse experiences tha...

ver descrição completa

Autor principal: Melo, Maria Marta Rodrigues de
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/2540
id ir-11612-2540
recordtype dspace
spelling ir-11612-25402021-04-08T06:04:11Z Inclusão nas aulas de educação física: o conhecimento dos professores das escolas de Miracema do Tocantins - TO Melo, Maria Marta Rodrigues de Coelho, Vitor Antônio Cerignoni Educação física; Inclusão; Pessoa com deficiência; Formação de professores. Educação física; Inclusão; Pessoa com deficiência; Formação de professores. Physical Education is an area of knowledge that can to contribute with work aimed at inclusion of disabled students in regular education. This area explores the contents of the movement body culture (sports, dance, gymnastics, fights, games and playing) adapting and providing diverse experiences that guarantee the inclusion of all students. Thus, it is important to know the characteristics of the individual so that mistakes are avoided in the inclusion process. With this, the aim of research was to verify the knowledge perception of teachers on subjects necessary for to act and to include students with disabilities in the classes of Physical Education in the regular education. Was realized a field research in the network municipal teaching of Miracema do Tocantins with the participation of 10 Physical Education teachers, their filled a questionnaire with 14 questions on the teacher's knowledge regarding disabled students. The results show that although the majority of teachers indicated a regular or good knowledge (25% + 42% = 67%) on the subjects related to the inclusion of people with disabilities, many of them, by justifying and exemplifying their knowledge, gave answers inadequate or inconsistent with the knowledge attributed. It observe a contradiction between the knowing and doing in the professional practice of the teachers who participated in the research. It Indicate the implementation of professional training and qualification policies in the municipality, mainly, to work with disabled children and young people. Future research is suggested that can identify the conditions, pedagogical resources and structural to make adaptations and accessibility in schools of the city. A Educação Física é uma área do conhecimento que pode contribuir com o trabalho voltado para a inclusão de alunos deficientes no ensino regular, essa área explora os conteúdos da cultura corporal de movimento (esporte, dança, ginástica, lutas, jogos e brincadeiras) adaptando e proporcionando vivências diversificadas que garantem a inclusão de todos os alunos. Dessa forma, nota-se a importância de conhecer as características do indivíduo para que sejam evitados equívocos no processo de inclusão. Com isso, o objetivo da pesquisa foi verificar a percepção de conhecimento dos professores quanto aos temas necessários para atuar e incluir alunos com deficiência nas aulas de Educação Física no ensino regular. Foi realizada uma pesquisa de campo na rede municipal de Educação de Miracema do Tocantins com a participação de 10 professores de Educação Física, que preencheram um questionário com 14 perguntas sobre o conhecimento do professor referente às deficiências dos alunos. Os resultados obtidos revelam que embora, a maioria dos professores tenha indicado apresentar um conhecimento regular ou bom (25% + 42% = 67%) sobre os temas relativos à inclusão de pessoas com deficiência, muitos deles ao justificar e exemplificar seus conhecimentos deram respostas inadequadas ou incoerentes ao conhecimento atribuído. Observa-se uma contradição entre o saber e o fazer na prática profissional dos professores que participaram da pesquisa. Indica-se a implantação de políticas de formação e capacitação de professores no município, principalmente, para atuar com crianças e jovens com deficiência. Sugerem-se pesquisas futuras que possam identificar as condições, recursos pedagógicos e estruturais para realização de adaptações e acessibilidade nas escolas da cidade. 2021-04-07T14:03:54Z 2021-04-07T14:03:54Z 2021-04-07 Monografia MELO, Maria Marta Rodrigues de. Inclusão nas aulas de educação física: o conhecimento dos professores das escolas de Miracema do Tocantins - TO. 2019. 41 f. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Física, Campus Universitário de Miracema, UFT, 2019. http://hdl.handle.net/11612/2540 pt_BR Acesso livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Miracema Educação Física Miracema Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Educação física; Inclusão; Pessoa com deficiência; Formação de professores.
Educação física; Inclusão; Pessoa com deficiência; Formação de professores.
spellingShingle Educação física; Inclusão; Pessoa com deficiência; Formação de professores.
Educação física; Inclusão; Pessoa com deficiência; Formação de professores.
Melo, Maria Marta Rodrigues de
Inclusão nas aulas de educação física: o conhecimento dos professores das escolas de Miracema do Tocantins - TO
topic_facet Educação física; Inclusão; Pessoa com deficiência; Formação de professores.
Educação física; Inclusão; Pessoa com deficiência; Formação de professores.
description Physical Education is an area of knowledge that can to contribute with work aimed at inclusion of disabled students in regular education. This area explores the contents of the movement body culture (sports, dance, gymnastics, fights, games and playing) adapting and providing diverse experiences that guarantee the inclusion of all students. Thus, it is important to know the characteristics of the individual so that mistakes are avoided in the inclusion process. With this, the aim of research was to verify the knowledge perception of teachers on subjects necessary for to act and to include students with disabilities in the classes of Physical Education in the regular education. Was realized a field research in the network municipal teaching of Miracema do Tocantins with the participation of 10 Physical Education teachers, their filled a questionnaire with 14 questions on the teacher's knowledge regarding disabled students. The results show that although the majority of teachers indicated a regular or good knowledge (25% + 42% = 67%) on the subjects related to the inclusion of people with disabilities, many of them, by justifying and exemplifying their knowledge, gave answers inadequate or inconsistent with the knowledge attributed. It observe a contradiction between the knowing and doing in the professional practice of the teachers who participated in the research. It Indicate the implementation of professional training and qualification policies in the municipality, mainly, to work with disabled children and young people. Future research is suggested that can identify the conditions, pedagogical resources and structural to make adaptations and accessibility in schools of the city.
author_additional Coelho, Vitor Antônio Cerignoni
author_additionalStr Coelho, Vitor Antônio Cerignoni
format Monografia
author Melo, Maria Marta Rodrigues de
title Inclusão nas aulas de educação física: o conhecimento dos professores das escolas de Miracema do Tocantins - TO
title_short Inclusão nas aulas de educação física: o conhecimento dos professores das escolas de Miracema do Tocantins - TO
title_full Inclusão nas aulas de educação física: o conhecimento dos professores das escolas de Miracema do Tocantins - TO
title_fullStr Inclusão nas aulas de educação física: o conhecimento dos professores das escolas de Miracema do Tocantins - TO
title_full_unstemmed Inclusão nas aulas de educação física: o conhecimento dos professores das escolas de Miracema do Tocantins - TO
title_sort inclusão nas aulas de educação física: o conhecimento dos professores das escolas de miracema do tocantins - to
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2021
url http://hdl.handle.net/11612/2540
_version_ 1787134214818234368
score 11.653393