Monografia

Multiletramentos e ubiquidade em grupos de aprendizagem de língua inglesa no Facebook: possibilidades e limitações

Based on the observation of the BBC English language learning group on the social network Facebook, we conducted a descriptive documentary research on the functioning of groups for English language learning in this social network. We intend to raise the contributions and limitations of this resou...

ver descrição completa

Autor principal: Queiroz, Anita Cristina da Silva
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/2718
id ir-11612-2718
recordtype dspace
spelling ir-11612-27182021-05-25T06:01:35Z Multiletramentos e ubiquidade em grupos de aprendizagem de língua inglesa no Facebook: possibilidades e limitações Queiroz, Anita Cristina da Silva Capuchinho, Adriana Carvalho Grupos do Facebook Língua inglesa Aprendizagem ubíqua Multimodalidade Multiletramentos CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Based on the observation of the BBC English language learning group on the social network Facebook, we conducted a descriptive documentary research on the functioning of groups for English language learning in this social network. We intend to raise the contributions and limitations of this resource to the classroom - or beyond it. We live in the age of digital communication, in which children are digital natives (PRENSKI, 2001) and can easily navigate on web 2.0. Not to link the teaching-learning process to digital technologies would be to stagnate education. Going into the context of children and young people promoting multiliteracies (ROJO, 2014; COPE; KALANTZIS, 2000) is transformative and motivating for students who are often in standardized classes carried out only on the blackboard and/or with textbooks followed to the letter. By choosing the social network Facebook, we observe the autonomous, but also collaborative modes of learning groups, emphasizing the possibilities of learning anywhere, approaching the current reality of the students, making the virtual environment also a pedagogical apparatus; thus thinking about the teaching-learning process at hand beyond the classroom, providing flexibility of time and place in mobile and ubiquitous learning. Partindo da observação do grupo BBC Learning English na rede social Facebook, procedemos uma pesquisa documental descritiva do funcionamento de grupos para a aprendizagem de língua inglesa nessa rede social. Pretendemos levantar as contribuições e as limitações desse aporte para sala de aula - ou para além dela. Vivemos na era da comunicação digital, na qual as crianças são nativas digitais (PRENSKI, 2001) e transitam com facilidade na web 2.0. Não vincular o processo de ensino-aprendizagem às novas tecnologias seria estagnar a educação. Adentrar no ambiente de crianças e jovens promovendo os multiletramentos (ROJO, 2014; COPE; KALANTZIS, 2000) é transformador e motivador para os alunos que, muitas vezes, sofrem com o padrão de aulas regidas apenas na lousa e/ou com livros didáticos seguidos à risca. Ao escolher a rede social Facebook, estamos observando o modus autônomo, mas também colaborativo de grupos de aprendizagem, dando ênfase às possibilidades de aprendizagem em qualquer lugar, aproximando-se da realidade atual dos alunos, tornando o ambiente virtual também um aparato pedagógico; pensando o processo ensino-aprendizagem ao alcance das mãos para além da sala de aula e, disponibilizando flexibilidade de tempo e lugar em uma aprendizagem móvel e ubíqua (SANTAELLA, 2013). 2021-05-25T05:52:53Z 2021-05-25T05:52:53Z 2021-05-25 Monografia QUEIROZ, Anita Cristina da Silva. Multiletramentos e ubiquidade em grupos de aprendizagem de língua inglesa no Facebook: possibilidades e limitações. 2019. 32 f. Monografia (Especialização) - Curso de Letras Língua Inglesa, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2019. http://hdl.handle.net/11612/2718 pt_BR Acesso Livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Porto Nacional Letras Língua Inglesa Porto Nacional Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Grupos do Facebook
Língua inglesa
Aprendizagem ubíqua
Multimodalidade
Multiletramentos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
spellingShingle Grupos do Facebook
Língua inglesa
Aprendizagem ubíqua
Multimodalidade
Multiletramentos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Queiroz, Anita Cristina da Silva
Multiletramentos e ubiquidade em grupos de aprendizagem de língua inglesa no Facebook: possibilidades e limitações
topic_facet Grupos do Facebook
Língua inglesa
Aprendizagem ubíqua
Multimodalidade
Multiletramentos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description Based on the observation of the BBC English language learning group on the social network Facebook, we conducted a descriptive documentary research on the functioning of groups for English language learning in this social network. We intend to raise the contributions and limitations of this resource to the classroom - or beyond it. We live in the age of digital communication, in which children are digital natives (PRENSKI, 2001) and can easily navigate on web 2.0. Not to link the teaching-learning process to digital technologies would be to stagnate education. Going into the context of children and young people promoting multiliteracies (ROJO, 2014; COPE; KALANTZIS, 2000) is transformative and motivating for students who are often in standardized classes carried out only on the blackboard and/or with textbooks followed to the letter. By choosing the social network Facebook, we observe the autonomous, but also collaborative modes of learning groups, emphasizing the possibilities of learning anywhere, approaching the current reality of the students, making the virtual environment also a pedagogical apparatus; thus thinking about the teaching-learning process at hand beyond the classroom, providing flexibility of time and place in mobile and ubiquitous learning.
author_additional Capuchinho, Adriana Carvalho
author_additionalStr Capuchinho, Adriana Carvalho
format Monografia
author Queiroz, Anita Cristina da Silva
title Multiletramentos e ubiquidade em grupos de aprendizagem de língua inglesa no Facebook: possibilidades e limitações
title_short Multiletramentos e ubiquidade em grupos de aprendizagem de língua inglesa no Facebook: possibilidades e limitações
title_full Multiletramentos e ubiquidade em grupos de aprendizagem de língua inglesa no Facebook: possibilidades e limitações
title_fullStr Multiletramentos e ubiquidade em grupos de aprendizagem de língua inglesa no Facebook: possibilidades e limitações
title_full_unstemmed Multiletramentos e ubiquidade em grupos de aprendizagem de língua inglesa no Facebook: possibilidades e limitações
title_sort multiletramentos e ubiquidade em grupos de aprendizagem de língua inglesa no facebook: possibilidades e limitações
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2021
url http://hdl.handle.net/11612/2718
_version_ 1787134320342728704
score 11.755432