Dissertação

Formação para atuar na educação a distância (EaD): proposta para letramento digital dos professores em atuação na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT)

Abstract - This is an empirical and explanatory research, based on a quantitative qualitative approach, which deals with a teaching training to work in distance education (DE) focusing a digital literacy of professors working at the School of Judges of Tocantins (Esmat). The purpose is to develo...

ver descrição completa

Autor principal: Oliveira, Jadir Alves de
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/2749
id ir-11612-2749
recordtype dspace
spelling ir-11612-27492021-05-28T06:02:30Z Formação para atuar na educação a distância (EaD): proposta para letramento digital dos professores em atuação na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) Oliveira, Jadir Alves de Oliveira, Patrícia Medina Tecnologias Digitais; Letramento digital; Formação de Professores; Educação a Distância; Digital Technologies; Digital Literacy; Training of Professors; Distance Education CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO Abstract - This is an empirical and explanatory research, based on a quantitative qualitative approach, which deals with a teaching training to work in distance education (DE) focusing a digital literacy of professors working at the School of Judges of Tocantins (Esmat). The purpose is to develop a training program in digital literacy to maximize the potential of learning facilitators regarding resources in virtual learning environments (VLE) in favor of quality in distance education. For this purpose, a quantitative-qualitative approach and the use of indirect technique was used, through analysis of specialized doctrine, rules of the Judiciary, management reports and Esmat’s Institutional Development Project. It was verified a continuous need for a professor training process with a focus on improving in relation to the use of platforms to assist the teaching-learning process. Finally, a qualification proposal entitled “Training program in digital literacy for online teaching” was indicated. Trata-se de pesquisa de natureza empírica e caráter explicativo, com abordagem quantiqualitativa, que versa sobre a formação docente para atuação na educação a distância (EaD) enfocando o letramento digital de professores em atuação na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat). Tem-se por finalidade a elaboração de um programa de formação em letramento digital para maximizar o potencial dos facilitadores de aprendizagem quanto aos recursos nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) em prol da qualidade na educação a distância. Utilizou-se, para tanto, abordagem quantiqualitativa e o emprego de técnica indireta, por meio de análise de doutrina especializada, normativas do Poder Judiciário, relatórios de gestão e Projeto de Desenvolvimento Institucional da Esmat. Verificou-se necessidade contínua de processo de formação docente com foco em aperfeiçoamento no que se refere à utilização das plataformas de auxílio ao processo ensino-aprendizagem. Indicou-se, por fim, a proposta de qualificação intitulada “Programa de formação em letramento digital para docência on-line”. 2021-05-27T19:17:22Z 2021-05-27T19:17:22Z 2020-09-11 Dissertação OLIVEIRA, Jadir Alves de. Formação para atuar na educação a distância (EaD): proposta para letramento digital dos professores em atuação na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT). 2020.85f. Dissertação (Mestrado profissional e interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional em Direitos Humanos, Palmas, 2020. http://hdl.handle.net/11612/2749 pt_BR Open Access application/pdf application/pdf Universidade Federal do Tocantins BR Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos - PPGPJDH Palmas
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Tecnologias Digitais; Letramento digital; Formação de Professores; Educação a Distância; Digital Technologies; Digital Literacy; Training of Professors; Distance Education
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
spellingShingle Tecnologias Digitais; Letramento digital; Formação de Professores; Educação a Distância; Digital Technologies; Digital Literacy; Training of Professors; Distance Education
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Oliveira, Jadir Alves de
Formação para atuar na educação a distância (EaD): proposta para letramento digital dos professores em atuação na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT)
topic_facet Tecnologias Digitais; Letramento digital; Formação de Professores; Educação a Distância; Digital Technologies; Digital Literacy; Training of Professors; Distance Education
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
description Abstract - This is an empirical and explanatory research, based on a quantitative qualitative approach, which deals with a teaching training to work in distance education (DE) focusing a digital literacy of professors working at the School of Judges of Tocantins (Esmat). The purpose is to develop a training program in digital literacy to maximize the potential of learning facilitators regarding resources in virtual learning environments (VLE) in favor of quality in distance education. For this purpose, a quantitative-qualitative approach and the use of indirect technique was used, through analysis of specialized doctrine, rules of the Judiciary, management reports and Esmat’s Institutional Development Project. It was verified a continuous need for a professor training process with a focus on improving in relation to the use of platforms to assist the teaching-learning process. Finally, a qualification proposal entitled “Training program in digital literacy for online teaching” was indicated.
author_additional Oliveira, Patrícia Medina
author_additionalStr Oliveira, Patrícia Medina
format Dissertação
author Oliveira, Jadir Alves de
title Formação para atuar na educação a distância (EaD): proposta para letramento digital dos professores em atuação na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT)
title_short Formação para atuar na educação a distância (EaD): proposta para letramento digital dos professores em atuação na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT)
title_full Formação para atuar na educação a distância (EaD): proposta para letramento digital dos professores em atuação na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT)
title_fullStr Formação para atuar na educação a distância (EaD): proposta para letramento digital dos professores em atuação na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT)
title_full_unstemmed Formação para atuar na educação a distância (EaD): proposta para letramento digital dos professores em atuação na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT)
title_sort formação para atuar na educação a distância (ead): proposta para letramento digital dos professores em atuação na escola superior da magistratura tocantinense (esmat)
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2021
url http://hdl.handle.net/11612/2749
_version_ 1787134709259567104
score 11.753735