/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Formação para atuar na educação a distância (EaD): proposta para letramento digital dos professores em atuação na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT)
Abstract - This is an empirical and explanatory research, based on a quantitative qualitative approach, which deals with a teaching training to work in distance education (DE) focusing a digital literacy of professors working at the School of Judges of Tocantins (Esmat). The purpose is to develo...
Autor principal: | Oliveira, Jadir Alves de |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/2749 |
id |
ir-11612-2749 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-27492021-05-28T06:02:30Z Formação para atuar na educação a distância (EaD): proposta para letramento digital dos professores em atuação na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) Oliveira, Jadir Alves de Oliveira, Patrícia Medina Tecnologias Digitais; Letramento digital; Formação de Professores; Educação a Distância; Digital Technologies; Digital Literacy; Training of Professors; Distance Education CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO Abstract - This is an empirical and explanatory research, based on a quantitative qualitative approach, which deals with a teaching training to work in distance education (DE) focusing a digital literacy of professors working at the School of Judges of Tocantins (Esmat). The purpose is to develop a training program in digital literacy to maximize the potential of learning facilitators regarding resources in virtual learning environments (VLE) in favor of quality in distance education. For this purpose, a quantitative-qualitative approach and the use of indirect technique was used, through analysis of specialized doctrine, rules of the Judiciary, management reports and Esmat’s Institutional Development Project. It was verified a continuous need for a professor training process with a focus on improving in relation to the use of platforms to assist the teaching-learning process. Finally, a qualification proposal entitled “Training program in digital literacy for online teaching” was indicated. Trata-se de pesquisa de natureza empírica e caráter explicativo, com abordagem quantiqualitativa, que versa sobre a formação docente para atuação na educação a distância (EaD) enfocando o letramento digital de professores em atuação na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat). Tem-se por finalidade a elaboração de um programa de formação em letramento digital para maximizar o potencial dos facilitadores de aprendizagem quanto aos recursos nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) em prol da qualidade na educação a distância. Utilizou-se, para tanto, abordagem quantiqualitativa e o emprego de técnica indireta, por meio de análise de doutrina especializada, normativas do Poder Judiciário, relatórios de gestão e Projeto de Desenvolvimento Institucional da Esmat. Verificou-se necessidade contínua de processo de formação docente com foco em aperfeiçoamento no que se refere à utilização das plataformas de auxílio ao processo ensino-aprendizagem. Indicou-se, por fim, a proposta de qualificação intitulada “Programa de formação em letramento digital para docência on-line”. 2021-05-27T19:17:22Z 2021-05-27T19:17:22Z 2020-09-11 Dissertação OLIVEIRA, Jadir Alves de. Formação para atuar na educação a distância (EaD): proposta para letramento digital dos professores em atuação na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT). 2020.85f. Dissertação (Mestrado profissional e interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional em Direitos Humanos, Palmas, 2020. http://hdl.handle.net/11612/2749 pt_BR Open Access application/pdf application/pdf Universidade Federal do Tocantins BR Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos - PPGPJDH Palmas |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Tecnologias Digitais; Letramento digital; Formação de Professores; Educação a Distância; Digital Technologies; Digital Literacy; Training of Professors; Distance Education CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
spellingShingle |
Tecnologias Digitais; Letramento digital; Formação de Professores; Educação a Distância; Digital Technologies; Digital Literacy; Training of Professors; Distance Education CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO Oliveira, Jadir Alves de Formação para atuar na educação a distância (EaD): proposta para letramento digital dos professores em atuação na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) |
topic_facet |
Tecnologias Digitais; Letramento digital; Formação de Professores; Educação a Distância; Digital Technologies; Digital Literacy; Training of Professors; Distance Education CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
description |
Abstract - This is an empirical and explanatory research, based on a quantitative qualitative approach, which deals with a teaching training to work in distance
education (DE) focusing a digital literacy of professors working at the School of
Judges of Tocantins (Esmat). The purpose is to develop a training program in
digital literacy to maximize the potential of learning facilitators regarding resources
in virtual learning environments (VLE) in favor of quality in distance education. For
this purpose, a quantitative-qualitative approach and the use of indirect technique
was used, through analysis of specialized doctrine, rules of the Judiciary,
management reports and Esmat’s Institutional Development Project. It was verified
a continuous need for a professor training process with a focus on improving in
relation to the use of platforms to assist the teaching-learning process. Finally, a
qualification proposal entitled “Training program in digital literacy for online
teaching” was indicated. |
author_additional |
Oliveira, Patrícia Medina |
author_additionalStr |
Oliveira, Patrícia Medina |
format |
Dissertação |
author |
Oliveira, Jadir Alves de |
title |
Formação para atuar na educação a distância (EaD): proposta para letramento digital dos professores em atuação na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) |
title_short |
Formação para atuar na educação a distância (EaD): proposta para letramento digital dos professores em atuação na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) |
title_full |
Formação para atuar na educação a distância (EaD): proposta para letramento digital dos professores em atuação na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) |
title_fullStr |
Formação para atuar na educação a distância (EaD): proposta para letramento digital dos professores em atuação na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) |
title_full_unstemmed |
Formação para atuar na educação a distância (EaD): proposta para letramento digital dos professores em atuação na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) |
title_sort |
formação para atuar na educação a distância (ead): proposta para letramento digital dos professores em atuação na escola superior da magistratura tocantinense (esmat) |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2021 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/2749 |
_version_ |
1787134709259567104 |
score |
11.753735 |