/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
O uso de jogos eletrônicos no ensino de conceitos básicos de inovação: compreendendo o uso da tecnologia
Introduction - Electronic games are the object of great human and cultural fascination, causing significant impacts on society and contributing to impactful innovations in the way they are used. Objective - To understand the history of electronic games and their relationship with technological...
Autor principal: | Moura, Fernando Turíbio de |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/2837 |
id |
ir-11612-2837 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-28372021-08-17T06:05:51Z O uso de jogos eletrônicos no ensino de conceitos básicos de inovação: compreendendo o uso da tecnologia Moura, Fernando Turíbio de Porto Júnior, Francisco Gilson Rebouças Inovação; Jogos Eletrônicos; Engajamento; Gamificação; Innovation; Eletronic Games; Engagement; Gamification CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Introduction - Electronic games are the object of great human and cultural fascination, causing significant impacts on society and contributing to impactful innovations in the way they are used. Objective - To understand the history of electronic games and their relationship with technological innovation and computational technologies, to study their feasibility and impact with the creation of a game prototype around innovation. Methodology - Investigative research with exhaustive bibliographic deepening of the history of electronic games and most impactful innovations. Deductive and exploratory, producing from the acquired knowledge a prototype of an electronic game around innovation with application and data collection. Results - The IDEABREAKER game prototype was created, which deals with basic concepts of innovation where an audience of 200 people tested the application with significant engagement results. 51% of users played more than once, 96.5% played at least once and the average playing time was 15% longer than the control average. Conclusions - Electronic games are a potential tool for use around innovation and for the dissemination of related knowledge in a productive way and with a high potential for engagement. Introdução - Os jogos eletrônicos são objeto de grande deslumbramento humano e cultural causando impactos significativos na sociedade e contribuindo para inovações impactantes na sua forma de uso. Objetivo - Compreender a história dos jogos eletrônicos e sua relação com a inovação tecnológica e as tecnologias computacionais, estudar sua viabilidade e impacto com a criação de um protótipo de jogo na área de inovação. Metodologia - Pesquisa investigativa com exaustivo aprofundamento bibliográfico da história dos jogos eletrônicos e inovações mais impactantes. Dedutiva e exploratória produzindo a partir dos conhecimentos adquiridos um protótipo de jogo eletrônico na área da inovação com aplicação e coleta de dados. Resultados - Foi concebido o protótipo IDEABREAKER jogo que trata de conceitos básicos de inovação onde um público de 200 pessoas testou o aplicativo com resultados significativos de engajamento. 51% dos usuários jogaram mais de uma única vez, 96,5% jogaram ao menos uma única vez e o tempo médio de jogo foi 15% maior que a média de controle. Conclusões – Jogos eletrônicos são uma potencial ferramenta para uso na área de inovação e para a disseminação do conhecimento relacionado de forma produtiva e com alto potencial de engajamento. 2021-06-22T14:15:55Z 2021-06-22T14:15:55Z 2021-05-27 Dissertação MOURA, Fernando Turíbio de. O uso de jogos eletrônicos no ensino de conceitos básicos de inovação: compreendendo o uso da tecnologia. 2021. 115f. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - Profnit) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Palmas, 2021. http://hdl.handle.net/11612/2837 pt_BR Creative Commons application/pdf Universidade Federal do Tocantins Brasil Pós-graduação Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação Palmas |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Inovação; Jogos Eletrônicos; Engajamento; Gamificação; Innovation; Eletronic Games; Engagement; Gamification CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Inovação; Jogos Eletrônicos; Engajamento; Gamificação; Innovation; Eletronic Games; Engagement; Gamification CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Moura, Fernando Turíbio de O uso de jogos eletrônicos no ensino de conceitos básicos de inovação: compreendendo o uso da tecnologia |
topic_facet |
Inovação; Jogos Eletrônicos; Engajamento; Gamificação; Innovation; Eletronic Games; Engagement; Gamification CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
Introduction - Electronic games are the object of great human and cultural fascination,
causing significant impacts on society and contributing to impactful innovations in the way
they are used. Objective - To understand the history of electronic games and their relationship
with technological innovation and computational technologies, to study their feasibility and
impact with the creation of a game prototype around innovation. Methodology - Investigative
research with exhaustive bibliographic deepening of the history of electronic games and most
impactful innovations. Deductive and exploratory, producing from the acquired knowledge a
prototype of an electronic game around innovation with application and data collection.
Results - The IDEABREAKER game prototype was created, which deals with basic concepts
of innovation where an audience of 200 people tested the application with significant
engagement results. 51% of users played more than once, 96.5% played at least once and the
average playing time was 15% longer than the control average. Conclusions - Electronic
games are a potential tool for use around innovation and for the dissemination of related
knowledge in a productive way and with a high potential for engagement. |
author_additional |
Porto Júnior, Francisco Gilson Rebouças |
author_additionalStr |
Porto Júnior, Francisco Gilson Rebouças |
format |
Dissertação |
author |
Moura, Fernando Turíbio de |
title |
O uso de jogos eletrônicos no ensino de conceitos básicos de inovação: compreendendo o uso da tecnologia |
title_short |
O uso de jogos eletrônicos no ensino de conceitos básicos de inovação: compreendendo o uso da tecnologia |
title_full |
O uso de jogos eletrônicos no ensino de conceitos básicos de inovação: compreendendo o uso da tecnologia |
title_fullStr |
O uso de jogos eletrônicos no ensino de conceitos básicos de inovação: compreendendo o uso da tecnologia |
title_full_unstemmed |
O uso de jogos eletrônicos no ensino de conceitos básicos de inovação: compreendendo o uso da tecnologia |
title_sort |
o uso de jogos eletrônicos no ensino de conceitos básicos de inovação: compreendendo o uso da tecnologia |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2021 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/2837 |
_version_ |
1787134294724968448 |
score |
11.755432 |