Monografia

O cuidado e a brincadeira como princípios fundamentais na educação infantil: saberes e fazeres de professores

The child is a social being, historical subject and rights, and education is one of its main rights. Young children learn and thrive through caring for adults and through interactions and playfulness with other children. The aim of this study was to understand care and play as fundamental principles...

ver descrição completa

Autor principal: Araújo, Thaynara Rithyelli Ferreira
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/2850
id ir-11612-2850
recordtype dspace
spelling ir-11612-28502021-08-17T06:05:55Z O cuidado e a brincadeira como princípios fundamentais na educação infantil: saberes e fazeres de professores Araújo, Thaynara Rithyelli Ferreira Drumond, Viviane Educação infantil; Cuidado; Brincadeiras; Interações. Educação infantil; Cuidado; Brincadeiras; Interações. The child is a social being, historical subject and rights, and education is one of its main rights. Young children learn and thrive through caring for adults and through interactions and playfulness with other children. The aim of this study was to understand care and play as fundamental principles in the education of young children, as well as to discuss the knowledge and practices of teachers on this subject. A qualitative research based on the bibliographic study and the empirical research on the daily life of children and teachers was developed in a Municipal Infant Education Center (CMEI) in Miracema do Tocantins, TO. For data collection, observation and recording were used in the field book. The research pointed out that the institution of Early Childhood Education is mainly concerned with meeting the physical needs of children, such as food, sleep, among others, and on the other hand does not contemplate a comprehensive education. A criança é um ser social, sujeito histórico e de direitos, sendo a educação um de seus principais direitos. As crianças pequenas aprendem e se desenvolvem através do cuidado dos adultos e das interações e brincadeiras com as outras crianças. O estudo teve como objetivo compreender o cuidado e as brincadeiras como princípios fundamentais na educação das crianças pequenas, bem como discutir os conhecimentos e as práticas de professores sobre essa temática. Nesse intuito foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, pautada no estudo bibliográfico e na pesquisa empírica sobre o cotidiano de crianças e professoras em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em Miracema do Tocantins, TO. Para a coleta de dados foi utilizado a observação e o registro no caderno de campo. A pesquisa apontou que a instituição de Educação Infantil se preocupa principalmente em atender as necessidades físicas das crianças, como a alimentação, o sono, entre outros, e que por outro lado não contempla uma educação integral, pois ainda prevalece uma visão assistencialistas da Educação Infantil. 2021-06-25T11:20:26Z 2021-06-25T11:20:26Z 2021-06-25 Monografia ARAÚJO, Thaynara Rithyelli Ferreira. O cuidado e a brincadeira como princípios fundamentais na educação infantil: saberes e fazeres de professores. 2019. 45 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Campus Universitário de Miracema, UFT, 2019. http://hdl.handle.net/11612/2850 pt_BR Acesso livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Miracema Pedagogia Miracema Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Educação infantil; Cuidado; Brincadeiras; Interações.
Educação infantil; Cuidado; Brincadeiras; Interações.
spellingShingle Educação infantil; Cuidado; Brincadeiras; Interações.
Educação infantil; Cuidado; Brincadeiras; Interações.
Araújo, Thaynara Rithyelli Ferreira
O cuidado e a brincadeira como princípios fundamentais na educação infantil: saberes e fazeres de professores
topic_facet Educação infantil; Cuidado; Brincadeiras; Interações.
Educação infantil; Cuidado; Brincadeiras; Interações.
description The child is a social being, historical subject and rights, and education is one of its main rights. Young children learn and thrive through caring for adults and through interactions and playfulness with other children. The aim of this study was to understand care and play as fundamental principles in the education of young children, as well as to discuss the knowledge and practices of teachers on this subject. A qualitative research based on the bibliographic study and the empirical research on the daily life of children and teachers was developed in a Municipal Infant Education Center (CMEI) in Miracema do Tocantins, TO. For data collection, observation and recording were used in the field book. The research pointed out that the institution of Early Childhood Education is mainly concerned with meeting the physical needs of children, such as food, sleep, among others, and on the other hand does not contemplate a comprehensive education.
author_additional Drumond, Viviane
author_additionalStr Drumond, Viviane
format Monografia
author Araújo, Thaynara Rithyelli Ferreira
title O cuidado e a brincadeira como princípios fundamentais na educação infantil: saberes e fazeres de professores
title_short O cuidado e a brincadeira como princípios fundamentais na educação infantil: saberes e fazeres de professores
title_full O cuidado e a brincadeira como princípios fundamentais na educação infantil: saberes e fazeres de professores
title_fullStr O cuidado e a brincadeira como princípios fundamentais na educação infantil: saberes e fazeres de professores
title_full_unstemmed O cuidado e a brincadeira como princípios fundamentais na educação infantil: saberes e fazeres de professores
title_sort o cuidado e a brincadeira como princípios fundamentais na educação infantil: saberes e fazeres de professores
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2021
url http://hdl.handle.net/11612/2850
_version_ 1787134416665968640
score 11.653393