Monografia

Educação especial: políticas públicas educacionais para inclusão de alunos com deficiências nas escolas de ensino regular

The present work aims to understand the process of inclusive education in regular education through public educational policies for students with disabilities. It is known that the history of people with disabilities in the search for their rights is not recent. The discussions on the construction o...

ver descrição completa

Autor principal: Ferreira, Rayane Gomes
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/2856
id ir-11612-2856
recordtype dspace
spelling ir-11612-28562021-08-17T06:05:23Z Educação especial: políticas públicas educacionais para inclusão de alunos com deficiências nas escolas de ensino regular Ferreira, Rayane Gomes Pinho, Rutileia Carvalho Xavier Políticas públicas educacionais; Inclusão; Alunos com deficiência; Ensino regular. Políticas públicas educacionais; Inclusão; Alunos com deficiência; Ensino regular. The present work aims to understand the process of inclusive education in regular education through public educational policies for students with disabilities. It is known that the history of people with disabilities in the search for their rights is not recent. The discussions on the construction of educational inclusion have made continuous progress; however, it isunderstood to guarantee the right to education for people with disabilities, to be legitimized in the collection of legal documents in politics. In this sense, we seek to analyze the main actions, guidelines, plans and laws aimed at inclusive education in the Brazilian context. This is a bibliographical and documentary research. The bibliographical research made possible a survey of works on the subject, the documentary provided a greater deepening of the laws implanted over time, from the analysis of several authors such as Rampazzo, Piassa and silver (2010) Mazzotta (1996) mends (1995) and documents such as the Salamanca Declaration and the Brazilian Inclusion Law contribute to the improvement on the subject, providing theoretical support. The results reveal that through laws implemented in defense of the person with disabilities there have been advances in the educational inclusion of the regular education system. O presente trabalho tem por objetivo de compreender o processo da educação inclusivas no ensino regular, por meio das políticas públicas educacionais para alunos com deficiências. Sabe-se que a história das pessoas com deficiência nas buscas pelos seus direitos, não é recente. As discussões sobre a construção da inclusão educacional tiveram avanço continuo, entretanto entende-se a garantia do direito a educação para as pessoas com deficiência, estar legitimada no apanhado de documentos legais existente na política. Neste sentido, buscamos analisar as principais ações, diretrizes, planos e leis voltados para a educação inclusiva no contexto brasileiro. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa bibliográfica possibilitou um levantamento de obras sobre o tema, a documental proporcionou um aprofundamento maiores das leis implantadas ao longo do tempo, a partir da análise de diversos autores como Rampazzo, Piassa e silva (2010) Mazzotta (1996) mendes (1995) e documentos como declaração de Salamanca e a lei brasileira de inclusão contribui para o aprimoramento sobre o tema, fornecendo suporte teórico. Os resultados revelam que por meio das leis implantadas em defesa da pessoa com deficiência houveram avanços na inclusão educacional do sistema de ensino regular. 2021-06-28T14:22:38Z 2021-06-28T14:22:38Z 2021-06-28 Monografia FERREIRA, Rayane Gomes. Educação especial: políticas públicas educacionais para inclusão de alunos com deficiências nas escolas de ensino regular. 2019. 55 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Campus Universitário de Miracema, UFT, 2019. http://hdl.handle.net/11612/2856 pt_BR Acesso livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Miracema Pedagogia Miracema Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Políticas públicas educacionais; Inclusão; Alunos com deficiência; Ensino regular.
Políticas públicas educacionais; Inclusão; Alunos com deficiência; Ensino regular.
spellingShingle Políticas públicas educacionais; Inclusão; Alunos com deficiência; Ensino regular.
Políticas públicas educacionais; Inclusão; Alunos com deficiência; Ensino regular.
Ferreira, Rayane Gomes
Educação especial: políticas públicas educacionais para inclusão de alunos com deficiências nas escolas de ensino regular
topic_facet Políticas públicas educacionais; Inclusão; Alunos com deficiência; Ensino regular.
Políticas públicas educacionais; Inclusão; Alunos com deficiência; Ensino regular.
description The present work aims to understand the process of inclusive education in regular education through public educational policies for students with disabilities. It is known that the history of people with disabilities in the search for their rights is not recent. The discussions on the construction of educational inclusion have made continuous progress; however, it isunderstood to guarantee the right to education for people with disabilities, to be legitimized in the collection of legal documents in politics. In this sense, we seek to analyze the main actions, guidelines, plans and laws aimed at inclusive education in the Brazilian context. This is a bibliographical and documentary research. The bibliographical research made possible a survey of works on the subject, the documentary provided a greater deepening of the laws implanted over time, from the analysis of several authors such as Rampazzo, Piassa and silver (2010) Mazzotta (1996) mends (1995) and documents such as the Salamanca Declaration and the Brazilian Inclusion Law contribute to the improvement on the subject, providing theoretical support. The results reveal that through laws implemented in defense of the person with disabilities there have been advances in the educational inclusion of the regular education system.
author_additional Pinho, Rutileia Carvalho Xavier
author_additionalStr Pinho, Rutileia Carvalho Xavier
format Monografia
author Ferreira, Rayane Gomes
title Educação especial: políticas públicas educacionais para inclusão de alunos com deficiências nas escolas de ensino regular
title_short Educação especial: políticas públicas educacionais para inclusão de alunos com deficiências nas escolas de ensino regular
title_full Educação especial: políticas públicas educacionais para inclusão de alunos com deficiências nas escolas de ensino regular
title_fullStr Educação especial: políticas públicas educacionais para inclusão de alunos com deficiências nas escolas de ensino regular
title_full_unstemmed Educação especial: políticas públicas educacionais para inclusão de alunos com deficiências nas escolas de ensino regular
title_sort educação especial: políticas públicas educacionais para inclusão de alunos com deficiências nas escolas de ensino regular
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2021
url http://hdl.handle.net/11612/2856
_version_ 1787134295021715456
score 11.755432