/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Monografia
Uma experiência de atendimento escolar para criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
This study aimed to investigate the characteristics of the inclusion process of students with ASD (Autistic Spectrum Disorder) in a public elementary school. In this study, we seek to analyze whether teachers are prepared to care for children with ASD, taking into account the current scenario of...
Autor principal: | SOUZA, Lorrany Francisca de |
---|---|
Grau: | Monografia |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/3339 |
id |
ir-11612-3339 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-33392021-11-18T06:01:06Z Uma experiência de atendimento escolar para criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) SOUZA, Lorrany Francisca de ABREU, Márcia Cristina Barreto Fernandes de Inclusão TEA Formação Docente CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This study aimed to investigate the characteristics of the inclusion process of students with ASD (Autistic Spectrum Disorder) in a public elementary school. In this study, we seek to analyze whether teachers are prepared to care for children with ASD, taking into account the current scenario of the educational system that guides educational actions towards a student inclusion process. We adopted the qualitative research and the case study, having as instruments: the observation made through the registration in a field diary and the application of a questionnaire for the subjects participating in the research: students with ASD, teachers and caregiver / support teacher. The results obtained in the research show that the specialization and training of teachers in the areas of Special Education is essential, the lack of knowledge on the part of teachers provides an increase in the teaching gap and ends up harming the educational development of students with ASD. O presente trabalho objetivou investigar as características do processo de inclusão de estudantes com TEA (Transtorno de Espectro Autista) em uma escola pública de Ensino Fundamental. Buscamos neste estudo analisar se os professores estão preparados para o atendimento de crianças com TEA, levando em conta o atual cenário do sistema educacional que orienta as ações educativas para um processo de inclusão do estudante. Adotamos a pesquisa qualitativa e o estudo de caso, tendo como instrumentos: a observação realizada através do registro em diário de campo e a aplicação de questionário para os sujeitos participantes da pesquisa: alunos com TEA, professoras e cuidadora/professora de apoio. Os resultados obtidos na pesquisa mostram que é imprescindível a especialização e capacitação dos docentes nas áreas de Educação Especial, a falta de conhecimento por parte dos professores proporciona o aumento da defasagem do ensino e acaba prejudicando o desenvolvimento educacional dos discentes com TEA. 2021-11-17T12:41:00Z 2021-11-17T12:41:00Z 2020-11-03 Monografia SOUZA, Lorrany Francisca de. Uma experiência de atendimento escolar para criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2020. 52 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2020. http://hdl.handle.net/11612/3339 pt_BR Acesso livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Arraias CURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIA Arraias Graduação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Inclusão TEA Formação Docente CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Inclusão TEA Formação Docente CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO SOUZA, Lorrany Francisca de Uma experiência de atendimento escolar para criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
topic_facet |
Inclusão TEA Formação Docente CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This study aimed to investigate the characteristics of the inclusion process of students with
ASD (Autistic Spectrum Disorder) in a public elementary school. In this study, we seek to
analyze whether teachers are prepared to care for children with ASD, taking into account the
current scenario of the educational system that guides educational actions towards a student
inclusion process. We adopted the qualitative research and the case study, having as
instruments: the observation made through the registration in a field diary and the
application of a questionnaire for the subjects participating in the research: students with
ASD, teachers and caregiver / support teacher. The results obtained in the research show that
the specialization and training of teachers in the areas of Special Education is essential, the
lack of knowledge on the part of teachers provides an increase in the teaching gap and ends
up harming the educational development of students with ASD. |
author_additional |
ABREU, Márcia Cristina Barreto Fernandes de |
author_additionalStr |
ABREU, Márcia Cristina Barreto Fernandes de |
format |
Monografia |
author |
SOUZA, Lorrany Francisca de |
title |
Uma experiência de atendimento escolar para criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
title_short |
Uma experiência de atendimento escolar para criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
title_full |
Uma experiência de atendimento escolar para criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
title_fullStr |
Uma experiência de atendimento escolar para criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
title_full_unstemmed |
Uma experiência de atendimento escolar para criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
title_sort |
uma experiência de atendimento escolar para criança com transtorno do espectro autista (tea) |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2021 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/3339 |
_version_ |
1787134797683884032 |
score |
11.755432 |