/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Monografia
Uma análise sobre a integração ou inclusão de um aluno com deficiência auditiva na Escola Girassol de Tempo Integral Deputado Darcy Marinho
The purpose of this paper is to present a study which was carried out at Deputy Darcy Marinho Girassol High School Center, located in the city of Tocantinópolis - TO, in order to analyze the integration and inclusion of students with hearing impairment in the school, and then to understand. if it...
Autor principal: | Borges, Sandira Máyra Resplandes |
---|---|
Grau: | Monografia |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/3859 |
id |
ir-11612-3859 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-38592022-05-11T06:01:29Z Uma análise sobre a integração ou inclusão de um aluno com deficiência auditiva na Escola Girassol de Tempo Integral Deputado Darcy Marinho Borges, Sandira Máyra Resplandes Araújo, Nataniel da Vera Cruz Gonçalves Educação Especial Deficiência Integração e Inclusão Special Education Deficiency Integration and Inclusion CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL The purpose of this paper is to present a study which was carried out at Deputy Darcy Marinho Girassol High School Center, located in the city of Tocantinópolis - TO, in order to analyze the integration and inclusion of students with hearing impairment in the school, and then to understand. if it works in the model of inclusion or integration in the educational system. Therefore, it was necessary to start this work by presenting, based on books, articles and magazines, the path through which the history of special education passed, based on the contributions of Aranha (2005) Corrêa (2010), Rodrigues (2008), Mantoan (2003), Brazil (1994) among others. Then for locus research, observations were made and a questionnaire was applied containing questions for teachers who teach classes and also for the interpreter teacher of Libras who accompanies the student in that institution. Thus, it is highlighted how important is the inclusion process for the hearing impaired student in school in the regular education system helping in their teaching process learning and their social development. Este trabalho tem por finalidade apresentar um estudo do qual foi realizado na Escola Centro de Ensino Médio Girassol de Tempo Integral Deputado Darcy Marinho localizada no município de Tocantinópolis - TO, a fim de analisar a integração e inclusão de alunos com deficiência auditiva dentro da escola, para em seguida compreender se a mesma trabalha no modelo de inclusão ou integração no sistema educacional. Para tanto, foi necessário iniciar este trabalho apresentando com base em livros, artigos e revistas, o percurso pelo qual passou a história da educação especial e tendo como base contribuições de autores como Aranha (2005), Corrêa (2010), Rodrigues (2008), Mantoan (2003), Brasil (1994) dentre outros. Em seguida para embasamento da pesquisa foi realizado observações e aplicado um questionário contendo perguntas para os professores (as) que ministram aulas e também para a professora interprete de Libras que acompanha o aluno na referida instituição. Desta forma pode-se destacar o quão importante é o processo de inclusão para o aluno deficiente auditivo dentro escola auxiliando no seu processo de ensino aprendizagem e de seu desenvolvimento social. 2022-05-10T12:28:59Z 2022-05-10T12:28:59Z 2020-02-20 Monografia Borges, Sandira Máyra Resplandes. Uma análise sobre a integração ou inclusão de um aluno com deficiência auditiva na Escola Girassol de Tempo Integral Deputado Darcy Marinho. 2021. 54 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Pedagogia, Campus de Tocantinópolis-TO. http://hdl.handle.net/11612/3859 pt_BR Acesso Livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Tocantinópolis CURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIA Tocantinópolis Graduação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Educação Especial Deficiência Integração e Inclusão Special Education Deficiency Integration and Inclusion CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
spellingShingle |
Educação Especial Deficiência Integração e Inclusão Special Education Deficiency Integration and Inclusion CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL Borges, Sandira Máyra Resplandes Uma análise sobre a integração ou inclusão de um aluno com deficiência auditiva na Escola Girassol de Tempo Integral Deputado Darcy Marinho |
topic_facet |
Educação Especial Deficiência Integração e Inclusão Special Education Deficiency Integration and Inclusion CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
description |
The purpose of this paper is to present a study which was carried out at Deputy Darcy Marinho
Girassol High School Center, located in the city of Tocantinópolis - TO, in order to analyze the
integration and inclusion of students with hearing impairment in the school, and then to
understand. if it works in the model of inclusion or integration in the educational system.
Therefore, it was necessary to start this work by presenting, based on books, articles and
magazines, the path through which the history of special education passed, based on the
contributions of Aranha (2005) Corrêa (2010), Rodrigues (2008), Mantoan (2003), Brazil
(1994) among others. Then for locus research, observations were made and a questionnaire was
applied containing questions for teachers who teach classes and also for the interpreter teacher
of Libras who accompanies the student in that institution. Thus, it is highlighted how important
is the inclusion process for the hearing impaired student in school in the regular education
system helping in their teaching process learning and their social development. |
author_additional |
Araújo, Nataniel da Vera Cruz Gonçalves |
author_additionalStr |
Araújo, Nataniel da Vera Cruz Gonçalves |
format |
Monografia |
author |
Borges, Sandira Máyra Resplandes |
title |
Uma análise sobre a integração ou inclusão de um aluno com deficiência auditiva na Escola Girassol de Tempo Integral Deputado Darcy Marinho |
title_short |
Uma análise sobre a integração ou inclusão de um aluno com deficiência auditiva na Escola Girassol de Tempo Integral Deputado Darcy Marinho |
title_full |
Uma análise sobre a integração ou inclusão de um aluno com deficiência auditiva na Escola Girassol de Tempo Integral Deputado Darcy Marinho |
title_fullStr |
Uma análise sobre a integração ou inclusão de um aluno com deficiência auditiva na Escola Girassol de Tempo Integral Deputado Darcy Marinho |
title_full_unstemmed |
Uma análise sobre a integração ou inclusão de um aluno com deficiência auditiva na Escola Girassol de Tempo Integral Deputado Darcy Marinho |
title_sort |
uma análise sobre a integração ou inclusão de um aluno com deficiência auditiva na escola girassol de tempo integral deputado darcy marinho |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2022 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/3859 |
_version_ |
1787134396493463552 |
score |
11.755432 |