Monografia

Uma análise sobre a integração ou inclusão de um aluno com deficiência auditiva na Escola Girassol de Tempo Integral Deputado Darcy Marinho

The purpose of this paper is to present a study which was carried out at Deputy Darcy Marinho Girassol High School Center, located in the city of Tocantinópolis - TO, in order to analyze the integration and inclusion of students with hearing impairment in the school, and then to understand. if it...

ver descrição completa

Autor principal: Borges, Sandira Máyra Resplandes
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/3859
id ir-11612-3859
recordtype dspace
spelling ir-11612-38592022-05-11T06:01:29Z Uma análise sobre a integração ou inclusão de um aluno com deficiência auditiva na Escola Girassol de Tempo Integral Deputado Darcy Marinho Borges, Sandira Máyra Resplandes Araújo, Nataniel da Vera Cruz Gonçalves Educação Especial Deficiência Integração e Inclusão Special Education Deficiency Integration and Inclusion CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL The purpose of this paper is to present a study which was carried out at Deputy Darcy Marinho Girassol High School Center, located in the city of Tocantinópolis - TO, in order to analyze the integration and inclusion of students with hearing impairment in the school, and then to understand. if it works in the model of inclusion or integration in the educational system. Therefore, it was necessary to start this work by presenting, based on books, articles and magazines, the path through which the history of special education passed, based on the contributions of Aranha (2005) Corrêa (2010), Rodrigues (2008), Mantoan (2003), Brazil (1994) among others. Then for locus research, observations were made and a questionnaire was applied containing questions for teachers who teach classes and also for the interpreter teacher of Libras who accompanies the student in that institution. Thus, it is highlighted how important is the inclusion process for the hearing impaired student in school in the regular education system helping in their teaching process learning and their social development. Este trabalho tem por finalidade apresentar um estudo do qual foi realizado na Escola Centro de Ensino Médio Girassol de Tempo Integral Deputado Darcy Marinho localizada no município de Tocantinópolis - TO, a fim de analisar a integração e inclusão de alunos com deficiência auditiva dentro da escola, para em seguida compreender se a mesma trabalha no modelo de inclusão ou integração no sistema educacional. Para tanto, foi necessário iniciar este trabalho apresentando com base em livros, artigos e revistas, o percurso pelo qual passou a história da educação especial e tendo como base contribuições de autores como Aranha (2005), Corrêa (2010), Rodrigues (2008), Mantoan (2003), Brasil (1994) dentre outros. Em seguida para embasamento da pesquisa foi realizado observações e aplicado um questionário contendo perguntas para os professores (as) que ministram aulas e também para a professora interprete de Libras que acompanha o aluno na referida instituição. Desta forma pode-se destacar o quão importante é o processo de inclusão para o aluno deficiente auditivo dentro escola auxiliando no seu processo de ensino aprendizagem e de seu desenvolvimento social. 2022-05-10T12:28:59Z 2022-05-10T12:28:59Z 2020-02-20 Monografia Borges, Sandira Máyra Resplandes. Uma análise sobre a integração ou inclusão de um aluno com deficiência auditiva na Escola Girassol de Tempo Integral Deputado Darcy Marinho. 2021. 54 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Pedagogia, Campus de Tocantinópolis-TO. http://hdl.handle.net/11612/3859 pt_BR Acesso Livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Tocantinópolis CURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIA Tocantinópolis Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Educação Especial
Deficiência
Integração e Inclusão
Special Education
Deficiency
Integration and Inclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
spellingShingle Educação Especial
Deficiência
Integração e Inclusão
Special Education
Deficiency
Integration and Inclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Borges, Sandira Máyra Resplandes
Uma análise sobre a integração ou inclusão de um aluno com deficiência auditiva na Escola Girassol de Tempo Integral Deputado Darcy Marinho
topic_facet Educação Especial
Deficiência
Integração e Inclusão
Special Education
Deficiency
Integration and Inclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description The purpose of this paper is to present a study which was carried out at Deputy Darcy Marinho Girassol High School Center, located in the city of Tocantinópolis - TO, in order to analyze the integration and inclusion of students with hearing impairment in the school, and then to understand. if it works in the model of inclusion or integration in the educational system. Therefore, it was necessary to start this work by presenting, based on books, articles and magazines, the path through which the history of special education passed, based on the contributions of Aranha (2005) Corrêa (2010), Rodrigues (2008), Mantoan (2003), Brazil (1994) among others. Then for locus research, observations were made and a questionnaire was applied containing questions for teachers who teach classes and also for the interpreter teacher of Libras who accompanies the student in that institution. Thus, it is highlighted how important is the inclusion process for the hearing impaired student in school in the regular education system helping in their teaching process learning and their social development.
author_additional Araújo, Nataniel da Vera Cruz Gonçalves
author_additionalStr Araújo, Nataniel da Vera Cruz Gonçalves
format Monografia
author Borges, Sandira Máyra Resplandes
title Uma análise sobre a integração ou inclusão de um aluno com deficiência auditiva na Escola Girassol de Tempo Integral Deputado Darcy Marinho
title_short Uma análise sobre a integração ou inclusão de um aluno com deficiência auditiva na Escola Girassol de Tempo Integral Deputado Darcy Marinho
title_full Uma análise sobre a integração ou inclusão de um aluno com deficiência auditiva na Escola Girassol de Tempo Integral Deputado Darcy Marinho
title_fullStr Uma análise sobre a integração ou inclusão de um aluno com deficiência auditiva na Escola Girassol de Tempo Integral Deputado Darcy Marinho
title_full_unstemmed Uma análise sobre a integração ou inclusão de um aluno com deficiência auditiva na Escola Girassol de Tempo Integral Deputado Darcy Marinho
title_sort uma análise sobre a integração ou inclusão de um aluno com deficiência auditiva na escola girassol de tempo integral deputado darcy marinho
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2022
url http://hdl.handle.net/11612/3859
_version_ 1787134396493463552
score 11.755432