/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
O olhar do(a) professor(a) sobre o(a) aluno(a): a relevância do afeto no ambiente escolar
This text aims to reflect on the meaning of coexistence between the teacher-student, through affective relationships. We argue that the classroom should be a beneficial space for teaching and learning. We understand that respect, affection and friendship are the main components in human coexisten...
Autor principal: | Silveira, Lara Pereira Lima da |
---|---|
Grau: | Artigo |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/3909 |
id |
ir-11612-3909 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-39092022-05-13T06:01:30Z O olhar do(a) professor(a) sobre o(a) aluno(a): a relevância do afeto no ambiente escolar Silveira, Lara Pereira Lima da Souza, Neila Nunes de Afetividade Método Ensino-aprendizagem Professor didático Affectivity Method Teaching-learning Didactic teacher CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS This text aims to reflect on the meaning of coexistence between the teacher-student, through affective relationships. We argue that the classroom should be a beneficial space for teaching and learning. We understand that respect, affection and friendship are the main components in human coexistence. The effect is visible when the educator uses this form to teach. However, it’s perceived that this affection relationship within the classroom doesn’t always happen. That said, this article proposes to discuss how the teacher develops his work in the learning environment. It is important to pay attention to various techniques of teaching, the educator must constantly guide his students, share knowledge, inform and encourage students to study and learn. As the main result of the research, a satisfactory perspective was obtained in relation to public school teaching. that applying the methods of a good affectionate relationship between teacher and students, as an encourager, managed to make the students interact and have better use in the classes taught. O presente texto tem como objetivo refletir a respeito da significação da convivência entre o professor-aluno, por meio das relações de afetividade. Defendemos que a sala de aula deve ser um espaço benéfico para o ensino e a aprendizagem. Compreendemos que o respeito, carinho e a amizade são os componentes principais no convívio humano. O efeito é visível quando o educador usa essa forma para ensinar. No entanto, percebe-se que essa relação de afeto dentro da sala de aula nem sempre acontece. Diante disso, este artigo propõe discutir sobre a forma como o professor desenvolve o seu trabalho no ambiente de aprendizagem. É importante que se atentem para diversas técnicas de ensinar, constantemente é preciso que o educador oriente seus alunos, compartilhe saberes, informe e incentive os alunos a estudar e aprender. Como principal resultado da pesquisa obteve-se uma perspectiva satisfatória em relação à docência da rede pública, que aplicando os métodos de uma boa relação de afetividade entre professor e alunos, como incentivador, conseguiu fazer com que os alunos interagissem e tivessem melhor aproveitamento nas aulas ministradas. 2022-05-12T17:43:41Z 2022-05-12T17:43:41Z 2022-05-12 Artigo SILVEIRA, Lara Pereira Lima da. O olhar do(a) professor(a) sobre o(a) aluno(a): a relevância do afeto no ambiente escolar. 2021. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras- Língua Portuguesa e Suas Respectivas Literaturas,, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2021. http://hdl.handle.net/11612/3909 pt_BR Acesso livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Porto Nacional CURSO::PORTO NACIONAL::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS ‒ LÍNGUA PORTUGUESA E RESPECTIVAS LITERATURAS Porto Nacional Graduação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Afetividade Método Ensino-aprendizagem Professor didático Affectivity Method Teaching-learning Didactic teacher CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
spellingShingle |
Afetividade Método Ensino-aprendizagem Professor didático Affectivity Method Teaching-learning Didactic teacher CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Silveira, Lara Pereira Lima da O olhar do(a) professor(a) sobre o(a) aluno(a): a relevância do afeto no ambiente escolar |
topic_facet |
Afetividade Método Ensino-aprendizagem Professor didático Affectivity Method Teaching-learning Didactic teacher CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
This text aims to reflect on the meaning of coexistence between the teacher-student, through
affective relationships. We argue that the classroom should be a beneficial space for teaching
and learning. We understand that respect, affection and friendship are the main components in
human coexistence. The effect is visible when the educator uses this form to teach. However,
it’s perceived that this affection relationship within the classroom doesn’t always happen. That
said, this article proposes to discuss how the teacher develops his work in the learning
environment. It is important to pay attention to various techniques of teaching, the educator
must constantly guide his students, share knowledge, inform and encourage students to study
and learn. As the main result of the research, a satisfactory perspective was obtained in relation
to public school teaching. that applying the methods of a good affectionate relationship between
teacher and students, as an encourager, managed to make the students interact and have better
use in the classes taught. |
author_additional |
Souza, Neila Nunes de |
author_additionalStr |
Souza, Neila Nunes de |
format |
Artigo |
author |
Silveira, Lara Pereira Lima da |
title |
O olhar do(a) professor(a) sobre o(a) aluno(a): a relevância do afeto no ambiente escolar |
title_short |
O olhar do(a) professor(a) sobre o(a) aluno(a): a relevância do afeto no ambiente escolar |
title_full |
O olhar do(a) professor(a) sobre o(a) aluno(a): a relevância do afeto no ambiente escolar |
title_fullStr |
O olhar do(a) professor(a) sobre o(a) aluno(a): a relevância do afeto no ambiente escolar |
title_full_unstemmed |
O olhar do(a) professor(a) sobre o(a) aluno(a): a relevância do afeto no ambiente escolar |
title_sort |
o olhar do(a) professor(a) sobre o(a) aluno(a): a relevância do afeto no ambiente escolar |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2022 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/3909 |
_version_ |
1787134850695692288 |
score |
11.755432 |