Artigo

O olhar do(a) professor(a) sobre o(a) aluno(a): a relevância do afeto no ambiente escolar

This text aims to reflect on the meaning of coexistence between the teacher-student, through affective relationships. We argue that the classroom should be a beneficial space for teaching and learning. We understand that respect, affection and friendship are the main components in human coexisten...

ver descrição completa

Autor principal: Silveira, Lara Pereira Lima da
Grau: Artigo
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/3909
id ir-11612-3909
recordtype dspace
spelling ir-11612-39092022-05-13T06:01:30Z O olhar do(a) professor(a) sobre o(a) aluno(a): a relevância do afeto no ambiente escolar Silveira, Lara Pereira Lima da Souza, Neila Nunes de Afetividade Método Ensino-aprendizagem Professor didático Affectivity Method Teaching-learning Didactic teacher CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS This text aims to reflect on the meaning of coexistence between the teacher-student, through affective relationships. We argue that the classroom should be a beneficial space for teaching and learning. We understand that respect, affection and friendship are the main components in human coexistence. The effect is visible when the educator uses this form to teach. However, it’s perceived that this affection relationship within the classroom doesn’t always happen. That said, this article proposes to discuss how the teacher develops his work in the learning environment. It is important to pay attention to various techniques of teaching, the educator must constantly guide his students, share knowledge, inform and encourage students to study and learn. As the main result of the research, a satisfactory perspective was obtained in relation to public school teaching. that applying the methods of a good affectionate relationship between teacher and students, as an encourager, managed to make the students interact and have better use in the classes taught. O presente texto tem como objetivo refletir a respeito da significação da convivência entre o professor-aluno, por meio das relações de afetividade. Defendemos que a sala de aula deve ser um espaço benéfico para o ensino e a aprendizagem. Compreendemos que o respeito, carinho e a amizade são os componentes principais no convívio humano. O efeito é visível quando o educador usa essa forma para ensinar. No entanto, percebe-se que essa relação de afeto dentro da sala de aula nem sempre acontece. Diante disso, este artigo propõe discutir sobre a forma como o professor desenvolve o seu trabalho no ambiente de aprendizagem. É importante que se atentem para diversas técnicas de ensinar, constantemente é preciso que o educador oriente seus alunos, compartilhe saberes, informe e incentive os alunos a estudar e aprender. Como principal resultado da pesquisa obteve-se uma perspectiva satisfatória em relação à docência da rede pública, que aplicando os métodos de uma boa relação de afetividade entre professor e alunos, como incentivador, conseguiu fazer com que os alunos interagissem e tivessem melhor aproveitamento nas aulas ministradas. 2022-05-12T17:43:41Z 2022-05-12T17:43:41Z 2022-05-12 Artigo SILVEIRA, Lara Pereira Lima da. O olhar do(a) professor(a) sobre o(a) aluno(a): a relevância do afeto no ambiente escolar. 2021. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras- Língua Portuguesa e Suas Respectivas Literaturas,, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2021. http://hdl.handle.net/11612/3909 pt_BR Acesso livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Porto Nacional CURSO::PORTO NACIONAL::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS ‒ LÍNGUA PORTUGUESA E RESPECTIVAS LITERATURAS Porto Nacional Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Afetividade
Método
Ensino-aprendizagem
Professor didático
Affectivity
Method
Teaching-learning
Didactic teacher
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
spellingShingle Afetividade
Método
Ensino-aprendizagem
Professor didático
Affectivity
Method
Teaching-learning
Didactic teacher
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Silveira, Lara Pereira Lima da
O olhar do(a) professor(a) sobre o(a) aluno(a): a relevância do afeto no ambiente escolar
topic_facet Afetividade
Método
Ensino-aprendizagem
Professor didático
Affectivity
Method
Teaching-learning
Didactic teacher
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description This text aims to reflect on the meaning of coexistence between the teacher-student, through affective relationships. We argue that the classroom should be a beneficial space for teaching and learning. We understand that respect, affection and friendship are the main components in human coexistence. The effect is visible when the educator uses this form to teach. However, it’s perceived that this affection relationship within the classroom doesn’t always happen. That said, this article proposes to discuss how the teacher develops his work in the learning environment. It is important to pay attention to various techniques of teaching, the educator must constantly guide his students, share knowledge, inform and encourage students to study and learn. As the main result of the research, a satisfactory perspective was obtained in relation to public school teaching. that applying the methods of a good affectionate relationship between teacher and students, as an encourager, managed to make the students interact and have better use in the classes taught.
author_additional Souza, Neila Nunes de
author_additionalStr Souza, Neila Nunes de
format Artigo
author Silveira, Lara Pereira Lima da
title O olhar do(a) professor(a) sobre o(a) aluno(a): a relevância do afeto no ambiente escolar
title_short O olhar do(a) professor(a) sobre o(a) aluno(a): a relevância do afeto no ambiente escolar
title_full O olhar do(a) professor(a) sobre o(a) aluno(a): a relevância do afeto no ambiente escolar
title_fullStr O olhar do(a) professor(a) sobre o(a) aluno(a): a relevância do afeto no ambiente escolar
title_full_unstemmed O olhar do(a) professor(a) sobre o(a) aluno(a): a relevância do afeto no ambiente escolar
title_sort o olhar do(a) professor(a) sobre o(a) aluno(a): a relevância do afeto no ambiente escolar
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2022
url http://hdl.handle.net/11612/3909
_version_ 1787134850695692288
score 11.755432