Artigo

Por uma prática pedagógica pautada no diálogo interepistêmico e na valorização das epistemologias indígenas

The decolonial critical perspective addresses the power relations that involve the production and circulation of knowledge in the cultural or scientific dimension of colonialism. It questions the matrices that tend to classify and exclude a multiplicity of epistemologies, producing hierarchies be...

ver descrição completa

Autor principal: Feitosa, Lara Hanna Ribeiro
Grau: Artigo
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/4226
id ir-11612-4226
recordtype dspace
spelling ir-11612-42262022-10-05T06:00:49Z Por uma prática pedagógica pautada no diálogo interepistêmico e na valorização das epistemologias indígenas Feitosa, Lara Hanna Ribeiro Câncio, Raimundo Nonato de Pádua Epistemologias indígenas Ritual da Tora Grande Lei N.o 11645/2008 Indigenous epistemologies Ritual da Tora Grande Law N.o 11.645/2008 CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO The decolonial critical perspective addresses the power relations that involve the production and circulation of knowledge in the cultural or scientific dimension of colonialism. It questions the matrices that tend to classify and exclude a multiplicity of epistemologies, producing hierarchies between knowledge and sustaining a series of prejudices. In this perspective, the objective of this study is to describe the Ritual da Tora Grande practiced by the Apinaje indigenous people (Macro Jê) and to point out some contributions of this ritual, based on Law No. 11,645 / 2008, for a pedagogical practice in the non-indigenous school based on in inter-epistemic dialogue. For that, it was necessary to address the context of the creation of Law No. 11,645 / 2008; characterize the Ritual da Tora Grande, highlighting its main elements; and to point out how this indigenous ritual can contribute to a pedagogical practice that helps to deconstruct hierarchies between knowledge and prejudice. It is a qualitative research with bibliographic survey, which makes theoretical approaches with the critical Decolonial perspective. The data show that the Ritual da Tora Grande is an important source of knowledge about the Apinaje to be approached in the non-indigenous school, mainly because they make it possible and allow the discussion of the historical relationship of respect of this people with the environment. The elements that make up body paintings in this ritual are also rich sources of knowledge to be taught at school, because they help to deconstruct the idea that indigenous peoples are outspoken, that their cultures are backward, constituting a very rich historical and pictographic collection of culture Apinaje. A perspectiva crítica decolonial aborda as relações de poder que envolvem a produção e a circulação de conhecimentos na dimensão cultural ou científica do colonialismo. Questiona as matrizes que tendem a classificar e a excluir uma multiplicidade de epistemologias, produzindo hierarquias entre os conhecimentos e sustentando uma série de preconceitos. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo é descrever o Ritual da Tora Grande praticado pelo povo indígena Apinaje (Macro Jê) e apontar algumas contribuições desse ritual, com aporte na Lei N.o 11.645/2008, para uma prática pedagógica na escola não-indígena pautada no diálogo interepistêmico. Para tanto, foi necessário abordar o contexto de criação da Lei N.o 11.645/2008; caracterizar o Ritual da Tora Grande, destacando seus principais elementos; e apontar de que forma esse ritual indígena pode contribuir para uma prática pedagógica que ajude a desconstruir hierarquias entre os conhecimentos e preconceitos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com levantamento bibliográfico, que faz aproximações teóricas com a perspectiva crítica Decolonial. Os dados evidenciam esse é uma importante fonte de conhecimentos acerca dos Apinaje para serem abordados na escola não indígena, principalmente porque oportunizam e possibilitam a discussão da histórica relação de respeito desse povo com o meio ambiente. Os elementos que compõem as pinturas corporais nesse ritual são também ricas fontes de conhecimentos a serem didatizados na escola, porque ajudam a desconstruir a ideia de que os povos indígenas sejam ágrafos, que suas culturas são atrasadas, constituindo um riquíssimo acervo histórico e pictográfico da cultura Apinaje. 2022-10-04T13:19:30Z 2022-10-04T13:19:30Z 2020-01-13 Artigo Lara Hanna Ribeiro Feitosa. Por uma prática pedagógica pautada no diálogo interepistêmico e na valorização das epistemologias indígenas. 2020. 35 f. Artigo (Especialização) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso Especialização em Gestão e Organização do Trabalho Escolar, Campus de Tocantinópolis-TO. http://hdl.handle.net/11612/4226 pt_BR Acesso Livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Tocantinópolis CURSO::TOCANTINÓPOLIS Tocantinópolis Especialização
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Epistemologias indígenas
Ritual da Tora Grande
Lei N.o 11645/2008
Indigenous epistemologies
Ritual da Tora Grande
Law N.o 11.645/2008
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
spellingShingle Epistemologias indígenas
Ritual da Tora Grande
Lei N.o 11645/2008
Indigenous epistemologies
Ritual da Tora Grande
Law N.o 11.645/2008
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Feitosa, Lara Hanna Ribeiro
Por uma prática pedagógica pautada no diálogo interepistêmico e na valorização das epistemologias indígenas
topic_facet Epistemologias indígenas
Ritual da Tora Grande
Lei N.o 11645/2008
Indigenous epistemologies
Ritual da Tora Grande
Law N.o 11.645/2008
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description The decolonial critical perspective addresses the power relations that involve the production and circulation of knowledge in the cultural or scientific dimension of colonialism. It questions the matrices that tend to classify and exclude a multiplicity of epistemologies, producing hierarchies between knowledge and sustaining a series of prejudices. In this perspective, the objective of this study is to describe the Ritual da Tora Grande practiced by the Apinaje indigenous people (Macro Jê) and to point out some contributions of this ritual, based on Law No. 11,645 / 2008, for a pedagogical practice in the non-indigenous school based on in inter-epistemic dialogue. For that, it was necessary to address the context of the creation of Law No. 11,645 / 2008; characterize the Ritual da Tora Grande, highlighting its main elements; and to point out how this indigenous ritual can contribute to a pedagogical practice that helps to deconstruct hierarchies between knowledge and prejudice. It is a qualitative research with bibliographic survey, which makes theoretical approaches with the critical Decolonial perspective. The data show that the Ritual da Tora Grande is an important source of knowledge about the Apinaje to be approached in the non-indigenous school, mainly because they make it possible and allow the discussion of the historical relationship of respect of this people with the environment. The elements that make up body paintings in this ritual are also rich sources of knowledge to be taught at school, because they help to deconstruct the idea that indigenous peoples are outspoken, that their cultures are backward, constituting a very rich historical and pictographic collection of culture Apinaje.
author_additional Câncio, Raimundo Nonato de Pádua
author_additionalStr Câncio, Raimundo Nonato de Pádua
format Artigo
author Feitosa, Lara Hanna Ribeiro
title Por uma prática pedagógica pautada no diálogo interepistêmico e na valorização das epistemologias indígenas
title_short Por uma prática pedagógica pautada no diálogo interepistêmico e na valorização das epistemologias indígenas
title_full Por uma prática pedagógica pautada no diálogo interepistêmico e na valorização das epistemologias indígenas
title_fullStr Por uma prática pedagógica pautada no diálogo interepistêmico e na valorização das epistemologias indígenas
title_full_unstemmed Por uma prática pedagógica pautada no diálogo interepistêmico e na valorização das epistemologias indígenas
title_sort por uma prática pedagógica pautada no diálogo interepistêmico e na valorização das epistemologias indígenas
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2022
url http://hdl.handle.net/11612/4226
_version_ 1787134852772921344
score 11.755432