/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
BNCC, educação infantil e as intervenções do mercado: alguns apontamentos
This article aims to approach and analyze competences in early childhood education - learning rights - albeit in an incipient way and how they are described in the documents. The methodology used for this purpose was permeated by the qualitative approach supported by Bardin (1977) with a focus on...
Autor principal: | Amorim, Anna Thércia José Carvalho de |
---|---|
Grau: | Artigo |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/4241 |
id |
ir-11612-4241 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-42412022-10-12T06:00:41Z BNCC, educação infantil e as intervenções do mercado: alguns apontamentos Amorim, Anna Thércia José Carvalho de Oliveira, Marco Aurélio Gomes de Educação Infantil Direitos de Aprendizagem Competências BNCC Child education Learning Rights Skills CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR This article aims to approach and analyze competences in early childhood education - learning rights - albeit in an incipient way and how they are described in the documents. The methodology used for this purpose was permeated by the qualitative approach supported by Bardin (1977) with a focus on bibliographic research and document analysis. The work is divided into four topics. In the first one, we present the documents that will be analyzed and the construction process of the National Curricular Common Base (BNCC). In the second topic, we highlighted the terms competences, skills, attitude and experience in the documents that support basic education, such as the National Curriculum Guidelines for Education and the BNCC. In the third moment, we problematize the intervention of the market in public education. In the fourth topic, we highlight the weaknesses of education caused by market interventions through public educational policies. O presente artigo tem como objetivo abordar e analisar as competências na educação infantil – direitos de aprendizagem – ainda que de forma incipiente e como elas estão descritas nos documentos. A metodologia utilizada para este fim permeou-se pela abordagem qualitativa subsidiada em Bardin (1977) com recorte para pesquisa bibliográfica e análise documental. O trabalho encontra-se subdividido em quatro tópicos. No primeiro, apresentamos os documentos que serão analisados e o processo de construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No segundo tópico deixamos em evidência os termos competências, habilidades, atitude e experiência nos documentos que subsidiam a educação básica, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação e a BNCC. No terceiro momento problematizamos a intervenção do mercado na educação pública. No quarto tópico evidenciamos as fragilidades da educação causadas pelas intervenções do mercado por meio das políticas públicas educacionais. 2022-10-11T13:25:50Z 2022-10-11T13:25:50Z 2022-07-15 Artigo Anna Thércia José Carvalho de Amorim. BNCC, educação infantil e as intervenções do mercado: alguns apontamentos. 2022. 31 f. Artigo (Especialização) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso Especialização em Educação Infantil, Campus de Tocantinópolis-TO. http://hdl.handle.net/11612/4241 pt_BR Acesso Livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Tocantinópolis CURSO::TOCANTINÓPOLIS Tocantinópolis Especialização |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Educação Infantil Direitos de Aprendizagem Competências BNCC Child education Learning Rights Skills CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
spellingShingle |
Educação Infantil Direitos de Aprendizagem Competências BNCC Child education Learning Rights Skills CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR Amorim, Anna Thércia José Carvalho de BNCC, educação infantil e as intervenções do mercado: alguns apontamentos |
topic_facet |
Educação Infantil Direitos de Aprendizagem Competências BNCC Child education Learning Rights Skills CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
description |
This article aims to approach and analyze competences in early childhood education - learning
rights - albeit in an incipient way and how they are described in the documents. The
methodology used for this purpose was permeated by the qualitative approach supported by
Bardin (1977) with a focus on bibliographic research and document analysis. The work is
divided into four topics. In the first one, we present the documents that will be analyzed and
the construction process of the National Curricular Common Base (BNCC). In the second
topic, we highlighted the terms competences, skills, attitude and experience in the documents
that support basic education, such as the National Curriculum Guidelines for Education and
the BNCC. In the third moment, we problematize the intervention of the market in public
education. In the fourth topic, we highlight the weaknesses of education caused by market
interventions through public educational policies. |
author_additional |
Oliveira, Marco Aurélio Gomes de |
author_additionalStr |
Oliveira, Marco Aurélio Gomes de |
format |
Artigo |
author |
Amorim, Anna Thércia José Carvalho de |
title |
BNCC, educação infantil e as intervenções do mercado: alguns apontamentos |
title_short |
BNCC, educação infantil e as intervenções do mercado: alguns apontamentos |
title_full |
BNCC, educação infantil e as intervenções do mercado: alguns apontamentos |
title_fullStr |
BNCC, educação infantil e as intervenções do mercado: alguns apontamentos |
title_full_unstemmed |
BNCC, educação infantil e as intervenções do mercado: alguns apontamentos |
title_sort |
bncc, educação infantil e as intervenções do mercado: alguns apontamentos |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2022 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/4241 |
_version_ |
1787134646050357248 |
score |
11.753735 |