Artigo

BNCC, educação infantil e as intervenções do mercado: alguns apontamentos

This article aims to approach and analyze competences in early childhood education - learning rights - albeit in an incipient way and how they are described in the documents. The methodology used for this purpose was permeated by the qualitative approach supported by Bardin (1977) with a focus on...

ver descrição completa

Autor principal: Amorim, Anna Thércia José Carvalho de
Grau: Artigo
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/4241
id ir-11612-4241
recordtype dspace
spelling ir-11612-42412022-10-12T06:00:41Z BNCC, educação infantil e as intervenções do mercado: alguns apontamentos Amorim, Anna Thércia José Carvalho de Oliveira, Marco Aurélio Gomes de Educação Infantil Direitos de Aprendizagem Competências BNCC Child education Learning Rights Skills CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR This article aims to approach and analyze competences in early childhood education - learning rights - albeit in an incipient way and how they are described in the documents. The methodology used for this purpose was permeated by the qualitative approach supported by Bardin (1977) with a focus on bibliographic research and document analysis. The work is divided into four topics. In the first one, we present the documents that will be analyzed and the construction process of the National Curricular Common Base (BNCC). In the second topic, we highlighted the terms competences, skills, attitude and experience in the documents that support basic education, such as the National Curriculum Guidelines for Education and the BNCC. In the third moment, we problematize the intervention of the market in public education. In the fourth topic, we highlight the weaknesses of education caused by market interventions through public educational policies. O presente artigo tem como objetivo abordar e analisar as competências na educação infantil – direitos de aprendizagem – ainda que de forma incipiente e como elas estão descritas nos documentos. A metodologia utilizada para este fim permeou-se pela abordagem qualitativa subsidiada em Bardin (1977) com recorte para pesquisa bibliográfica e análise documental. O trabalho encontra-se subdividido em quatro tópicos. No primeiro, apresentamos os documentos que serão analisados e o processo de construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No segundo tópico deixamos em evidência os termos competências, habilidades, atitude e experiência nos documentos que subsidiam a educação básica, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação e a BNCC. No terceiro momento problematizamos a intervenção do mercado na educação pública. No quarto tópico evidenciamos as fragilidades da educação causadas pelas intervenções do mercado por meio das políticas públicas educacionais. 2022-10-11T13:25:50Z 2022-10-11T13:25:50Z 2022-07-15 Artigo Anna Thércia José Carvalho de Amorim. BNCC, educação infantil e as intervenções do mercado: alguns apontamentos. 2022. 31 f. Artigo (Especialização) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso Especialização em Educação Infantil, Campus de Tocantinópolis-TO. http://hdl.handle.net/11612/4241 pt_BR Acesso Livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Tocantinópolis CURSO::TOCANTINÓPOLIS Tocantinópolis Especialização
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Educação Infantil
Direitos de Aprendizagem
Competências
BNCC
Child education
Learning Rights
Skills
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
spellingShingle Educação Infantil
Direitos de Aprendizagem
Competências
BNCC
Child education
Learning Rights
Skills
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Amorim, Anna Thércia José Carvalho de
BNCC, educação infantil e as intervenções do mercado: alguns apontamentos
topic_facet Educação Infantil
Direitos de Aprendizagem
Competências
BNCC
Child education
Learning Rights
Skills
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
description This article aims to approach and analyze competences in early childhood education - learning rights - albeit in an incipient way and how they are described in the documents. The methodology used for this purpose was permeated by the qualitative approach supported by Bardin (1977) with a focus on bibliographic research and document analysis. The work is divided into four topics. In the first one, we present the documents that will be analyzed and the construction process of the National Curricular Common Base (BNCC). In the second topic, we highlighted the terms competences, skills, attitude and experience in the documents that support basic education, such as the National Curriculum Guidelines for Education and the BNCC. In the third moment, we problematize the intervention of the market in public education. In the fourth topic, we highlight the weaknesses of education caused by market interventions through public educational policies.
author_additional Oliveira, Marco Aurélio Gomes de
author_additionalStr Oliveira, Marco Aurélio Gomes de
format Artigo
author Amorim, Anna Thércia José Carvalho de
title BNCC, educação infantil e as intervenções do mercado: alguns apontamentos
title_short BNCC, educação infantil e as intervenções do mercado: alguns apontamentos
title_full BNCC, educação infantil e as intervenções do mercado: alguns apontamentos
title_fullStr BNCC, educação infantil e as intervenções do mercado: alguns apontamentos
title_full_unstemmed BNCC, educação infantil e as intervenções do mercado: alguns apontamentos
title_sort bncc, educação infantil e as intervenções do mercado: alguns apontamentos
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2022
url http://hdl.handle.net/11612/4241
_version_ 1787134646050357248
score 11.753735