Monografia

Memórias da escola: análise de relatos de histórias de vida de idosos da Uma/UFT.

This paper speaks of memories of seniors who are students of the University of Maturity (UMA) project of the Federal University of Tocantins (UFT), on the Araguaína campus. Our goal was to analyze the memories of these students referring to the period they studied in basic education. Thus, we see...

ver descrição completa

Autor principal: Faustino, Júlio César
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/4255
id ir-11612-4255
recordtype dspace
spelling ir-11612-42552022-10-15T06:00:47Z Memórias da escola: análise de relatos de histórias de vida de idosos da Uma/UFT. Faustino, Júlio César Silva, Luiza Helena Oliveira da Universidade da Maturidade Direitos dos idosos Memórias Preconceito CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA This paper speaks of memories of seniors who are students of the University of Maturity (UMA) project of the Federal University of Tocantins (UFT), on the Araguaína campus. Our goal was to analyze the memories of these students referring to the period they studied in basic education. Thus, we seek to treat memories of the time of schooling, from the impressions brought in the present, when they return, already elderly, to the school benches. Initially, we bring data about the situation of the elderly in Brazil and about the actions of UMA in Araguaína. We then discuss memory in order to finally analyze participants' statements. The research involved semi-structured interviews with three seniors (two women and one man), being held in September 2019, on the campus itself. To analyze these data, the discursive semiotics was mobilized. Este trabalho fala de memórias de idosos que são alunos do projeto Universidade de Maturidade (UMA) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no campus de Araguaína. Nosso objetivo foi analisar as memórias desses estudantes referentes ao período em que estudavam na educação básica. Buscamos, assim, tratar de memórias do tempo da escolarização, a partir das impressões trazidas no presente, quando retornam, já idosos, aos bancos escolares. Inicialmente, trazemos dados sobre a situação dos idosos no Brasil e sobre as ações da UMA em Araguaína. Em seguida, discorremos a respeito da memória para, finalmente, analisarmos depoimentos dos participantes. A pesquisa envolveu entrevistas semiestruturadas com três idosos (duas mulheres e um homem), sendo realizadas no mês de setembro de 2019, no próprio campus. Para análise desses dados, mobilizou-se a semiótica discursiva. 2022-10-14T20:32:44Z 2022-10-14T20:32:44Z 2022-10-14 Monografia FAUSTINO,Júlio César. Memórias da escola: análise de relatos de histórias de vida de idosos da Uma/UFT. 62 f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2019. http://hdl.handle.net/11612/4255 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURAS Araguaína Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Universidade da Maturidade
Direitos dos idosos
Memórias
Preconceito
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
spellingShingle Universidade da Maturidade
Direitos dos idosos
Memórias
Preconceito
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Faustino, Júlio César
Memórias da escola: análise de relatos de histórias de vida de idosos da Uma/UFT.
topic_facet Universidade da Maturidade
Direitos dos idosos
Memórias
Preconceito
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description This paper speaks of memories of seniors who are students of the University of Maturity (UMA) project of the Federal University of Tocantins (UFT), on the Araguaína campus. Our goal was to analyze the memories of these students referring to the period they studied in basic education. Thus, we seek to treat memories of the time of schooling, from the impressions brought in the present, when they return, already elderly, to the school benches. Initially, we bring data about the situation of the elderly in Brazil and about the actions of UMA in Araguaína. We then discuss memory in order to finally analyze participants' statements. The research involved semi-structured interviews with three seniors (two women and one man), being held in September 2019, on the campus itself. To analyze these data, the discursive semiotics was mobilized.
author_additional Silva, Luiza Helena Oliveira da
author_additionalStr Silva, Luiza Helena Oliveira da
format Monografia
author Faustino, Júlio César
title Memórias da escola: análise de relatos de histórias de vida de idosos da Uma/UFT.
title_short Memórias da escola: análise de relatos de histórias de vida de idosos da Uma/UFT.
title_full Memórias da escola: análise de relatos de histórias de vida de idosos da Uma/UFT.
title_fullStr Memórias da escola: análise de relatos de histórias de vida de idosos da Uma/UFT.
title_full_unstemmed Memórias da escola: análise de relatos de histórias de vida de idosos da Uma/UFT.
title_sort memórias da escola: análise de relatos de histórias de vida de idosos da uma/uft.
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2022
url http://hdl.handle.net/11612/4255
_version_ 1787134160293330944
score 11.653393