/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Monografia
“só aprendo inglês se eu for para o cursinho”: Crenças sobre o ensino e aprendizagem de língua inglesa.
This qualitative work is an action-research with the objective of mapping and reframing the beliefs of seven students, including three male and four female participants, all belonging to a class of the Youth and Adult Education Program (EJA) of a public school in the city of Araguaína, located in...
Autor principal: | Pinto, Kessia Alves |
---|---|
Grau: | Monografia |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/4256 |
id |
ir-11612-4256 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-42562022-10-18T06:00:44Z “só aprendo inglês se eu for para o cursinho”: Crenças sobre o ensino e aprendizagem de língua inglesa. Pinto, Kessia Alves Alencar, Elisa Borges de Alcantara Inglês. Pesquisa-ação. Crenças. Escola pública CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS This qualitative work is an action-research with the objective of mapping and reframing the beliefs of seven students, including three male and four female participants, all belonging to a class of the Youth and Adult Education Program (EJA) of a public school in the city of Araguaína, located in the state of Tocantins, North Region. For data collection, drawings and narratives were used. They were made before and after a project named ENGLISH MOTIVATION. The results show resignification of some beliefs, based on our actions. The project helped most participants to change some of their negative beliefs. We believe that if students continued with the project, many negative concepts they have about the English language would be re-signified. Our objective is also showing how was the process of some disruptions that occurred during our work, how we acted and the development of students who participated. Este trabalho de natureza qualitativa é uma pesquisa-ação com o objetivo de mapear e ressignificar as crenças de sete alunos, entre eles três participantes do gênero masculino e quatro do gênero feminino, sendo todos pertencentes de uma turma do programa de Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública da cidade de Araguaína, situada no estado do Tocantins. Para a coleta de dados foram utilizados desenhos e narrativas, feitos antes e depois de um projeto nomeado ENGLISH MOTIVATION. Os resultados mostram ressignificação de algumas crenças, a partir de nossas ações. O projeto contribuiu para que a maioria dos participantes mudassem algumas de suas crenças negativas. Acreditamos que se os alunos continuassem com o projeto, muitos conceitos negativos que eles possuem a respeito da Língua inglesa seriam ressignificados. Mostraremos como foi o processo de algumas rupturas ocorridas durante nosso trabalho, como agimos e o desenvolvimento dos alunos. 2022-10-17T21:33:26Z 2022-10-17T21:33:26Z 2022-10-17 Monografia PINTO,Kessia Alves. “só aprendo inglês se eu for para o cursinho”: Crenças sobre o ensino e aprendizagem de língua inglesa. 68 f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2019. http://hdl.handle.net/11612/4256 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS – LÍNGUA INGLESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURAS Araguaína Graduação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Inglês. Pesquisa-ação. Crenças. Escola pública CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
spellingShingle |
Inglês. Pesquisa-ação. Crenças. Escola pública CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Pinto, Kessia Alves “só aprendo inglês se eu for para o cursinho”: Crenças sobre o ensino e aprendizagem de língua inglesa. |
topic_facet |
Inglês. Pesquisa-ação. Crenças. Escola pública CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
description |
This qualitative work is an action-research with the objective of mapping and reframing the
beliefs of seven students, including three male and four female participants, all belonging to a
class of the Youth and Adult Education Program (EJA) of a public school in the city of
Araguaína, located in the state of Tocantins, North Region. For data collection, drawings and
narratives were used. They were made before and after a project named ENGLISH
MOTIVATION. The results show resignification of some beliefs, based on our actions. The
project helped most participants to change some of their negative beliefs. We believe that if
students continued with the project, many negative concepts they have about the English
language would be re-signified. Our objective is also showing how was the process of some
disruptions that occurred during our work, how we acted and the development of students
who participated. |
author_additional |
Alencar, Elisa Borges de Alcantara |
author_additionalStr |
Alencar, Elisa Borges de Alcantara |
format |
Monografia |
author |
Pinto, Kessia Alves |
title |
“só aprendo inglês se eu for para o cursinho”: Crenças sobre o ensino e aprendizagem de língua inglesa. |
title_short |
“só aprendo inglês se eu for para o cursinho”: Crenças sobre o ensino e aprendizagem de língua inglesa. |
title_full |
“só aprendo inglês se eu for para o cursinho”: Crenças sobre o ensino e aprendizagem de língua inglesa. |
title_fullStr |
“só aprendo inglês se eu for para o cursinho”: Crenças sobre o ensino e aprendizagem de língua inglesa. |
title_full_unstemmed |
“só aprendo inglês se eu for para o cursinho”: Crenças sobre o ensino e aprendizagem de língua inglesa. |
title_sort |
“só aprendo inglês se eu for para o cursinho”: crenças sobre o ensino e aprendizagem de língua inglesa. |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2022 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/4256 |
_version_ |
1787134717827481600 |
score |
11.755432 |