Artigo

Leitura e escrita na educação infantil: delineando as práticas pedagógicas a partir dos documentos oficiais RCNEI, DCNEIi e BNCC

The present study intends to outline the guidelines on reading and writing practices in the context of early childhood education, in the light of the institutional documents RCNEI, DCNEI and BNCC. The work has a bibliographic character since it will be done through the reading and analysis of what...

ver descrição completa

Autor principal: Raiolene, Matos Leal Marinho
Grau: Artigo
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/4281
id ir-11612-4281
recordtype dspace
spelling ir-11612-42812022-10-22T06:00:51Z Leitura e escrita na educação infantil: delineando as práticas pedagógicas a partir dos documentos oficiais RCNEI, DCNEIi e BNCC Raiolene, Matos Leal Marinho Lopes, Francisca Rodrigues Leitura Escrita Educação Infantil Reading Writing Child education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR The present study intends to outline the guidelines on reading and writing practices in the context of early childhood education, in the light of the institutional documents RCNEI, DCNEI and BNCC. The work has a bibliographic character since it will be done through the reading and analysis of what these documents point out about the child's first contacts with reading and writing. However, we understand that this contact of the child is made through the interactions that precede the entry into the Early Childhood Education institutions, and that their interest, participation and involvement with these processes result from the quality of the interactions that are offered. We found in the readings that the directions found in the three documents lead us to reading and writing experiences that result from pleasant interactions, light permeated by meanings and representations for the child, far from mechanical practices based on repetitions devoid of meaning and that make no sense. in the development, learning and enchantment of the world of reading and writing. O presente estudo tem por intenção delinear as orientações acerca das práticas de leitura e escrita no contexto da educação infantil, à luz de documentos institucionais como RCNEI, DCNEI e BNCC. O trabalho tem caráter bibliográfico uma vez que se fará mediante a leitura e análise do que apontam esses documentos sobre os primeiros contatos da criança com a leitura e escrita. Todavia, compreendemos que esse contato da criança se faz mediante as interações que antecedem o ingresso nas instituições de Educação Infantil, e que seu interesse, participação e envolvimento com esses processos resultam da qualidade das interações que são ofertadas. Constatamos nas leituras que as direções encontradas nos três documentos nos levam a experiências de leitura e escrita que decorrem de interações prazerosas, leves permeada de significados e representações para a criança, distantes de práticas mecânicas baseadas em repetições desprovidas de significados e que não fazem nenhum sentido no desenvolvimento, aprendizagem e encanto pelo mundo da leitura e escrita. 2022-10-21T11:39:19Z 2022-10-21T11:39:19Z 2022-08-16 Artigo Raiolene Matos Leal Marinho. Leitura e escrita na educação infantil: delineando as práticas pedagógicas a partir dos documentos oficiais RCNEI, DCNEIi e BNCC. 2022. Artigo (Especialização) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso Especialização em Educação Infantil, Campus de Tocantinópolis-TO. http://hdl.handle.net/11612/4281 pt_BR Acesso Livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Tocantinópolis CURSO::TOCANTINÓPOLIS Tocantinópolis Especialização
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Leitura
Escrita
Educação Infantil
Reading
Writing
Child education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
spellingShingle Leitura
Escrita
Educação Infantil
Reading
Writing
Child education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Raiolene, Matos Leal Marinho
Leitura e escrita na educação infantil: delineando as práticas pedagógicas a partir dos documentos oficiais RCNEI, DCNEIi e BNCC
topic_facet Leitura
Escrita
Educação Infantil
Reading
Writing
Child education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
description The present study intends to outline the guidelines on reading and writing practices in the context of early childhood education, in the light of the institutional documents RCNEI, DCNEI and BNCC. The work has a bibliographic character since it will be done through the reading and analysis of what these documents point out about the child's first contacts with reading and writing. However, we understand that this contact of the child is made through the interactions that precede the entry into the Early Childhood Education institutions, and that their interest, participation and involvement with these processes result from the quality of the interactions that are offered. We found in the readings that the directions found in the three documents lead us to reading and writing experiences that result from pleasant interactions, light permeated by meanings and representations for the child, far from mechanical practices based on repetitions devoid of meaning and that make no sense. in the development, learning and enchantment of the world of reading and writing.
author_additional Lopes, Francisca Rodrigues
author_additionalStr Lopes, Francisca Rodrigues
format Artigo
author Raiolene, Matos Leal Marinho
title Leitura e escrita na educação infantil: delineando as práticas pedagógicas a partir dos documentos oficiais RCNEI, DCNEIi e BNCC
title_short Leitura e escrita na educação infantil: delineando as práticas pedagógicas a partir dos documentos oficiais RCNEI, DCNEIi e BNCC
title_full Leitura e escrita na educação infantil: delineando as práticas pedagógicas a partir dos documentos oficiais RCNEI, DCNEIi e BNCC
title_fullStr Leitura e escrita na educação infantil: delineando as práticas pedagógicas a partir dos documentos oficiais RCNEI, DCNEIi e BNCC
title_full_unstemmed Leitura e escrita na educação infantil: delineando as práticas pedagógicas a partir dos documentos oficiais RCNEI, DCNEIi e BNCC
title_sort leitura e escrita na educação infantil: delineando as práticas pedagógicas a partir dos documentos oficiais rcnei, dcneii e bncc
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2022
url http://hdl.handle.net/11612/4281
_version_ 1787134823989510144
score 11.675088