Monografia

O papel do professor frente às novas tecnologias: um olhar a partir do 8º ano do ensino fundamental, da escola beija-flor, no município de Araguaína-TO.

The objective of this research was to analyze how the 8th grade elementary school teachers, from the Beija-Flor State School in Araguaína-TO, have been using the new technologies in the development of their teaching practice. This study was based on the following research problem: How have 8th gr...

ver descrição completa

Autor principal: Magalhães, Tamires Pereira
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/4347
id ir-11612-4347
recordtype dspace
spelling ir-11612-43472022-11-05T06:01:01Z O papel do professor frente às novas tecnologias: um olhar a partir do 8º ano do ensino fundamental, da escola beija-flor, no município de Araguaína-TO. Magalhães, Tamires Pereira Almeida, Cristiane Silva de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Educação. Novas Tecnologias e Professor. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS The objective of this research was to analyze how the 8th grade elementary school teachers, from the Beija-Flor State School in Araguaína-TO, have been using the new technologies in the development of their teaching practice. This study was based on the following research problem: How have 8th grade primary school teachers at Beija-Flor State College been related to new technologies in the teaching-learning process? This research was developed from a literature review focusing on authors who talk about the use of new technologies in teaching, some of them: Peixoto et al (2009), Kenski (2003 and 2007), Papert (1994), Thoaldo (2010). ) and Nunes (2009). It was also developed an empirical research conducted in a state college in the city of Araguaína-TO, which we call the fictitious name Beija-Flor State College, for data collection we applied two questionnaires, one with students of the 8th grade of elementary school, and another with the teachers of the same class. Based on the results obtained, it was found that although the importance of teachers using the new information and communication technologies in the teaching-learning process is discussed, there are several factors so that they have not achieved this goal, because there is still a lack of training and In this area, as existing programs have not yet been able to address these needs, there is a lack of adequate physical structure and technological resources in schools, so long as these issues are not resolved, it is impossible for them to use such tools. O objetivo desta pesquisa foi analisar como os professores do 8º ano do ensino fundamental, do Colégio Estadual Beija-Flor, em Araguaína-TO, vêm utilizando as novas tecnologias no desenvolvimento de sua prática de ensino. A realização deste estudo, se deu a partir do seguinte problema de pesquisa: Como os professores do 8º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Beija-Flor têm se relacionado com as novas tecnologias no processo ensino aprendizagem? Esta pesquisa foi desenvolvida a partir de revisão bibliográfica com foco em autores que falam sobre o uso das novas tecnologias no ensino, sendo alguns deles: Peixoto et al (2009), Kenski (2003 e 2007), Papert (1994), Thoaldo (2010) e Nunes (2009). Foi também desenvolvida uma pesquisa empírica realizada em um colégio Estadual no município de Araguaína-TO, ao qual atribuímos o nome fictício de Colégio Estadual Beija-Flor, para coleta de dados aplicamos dois questionários, um com os alunos do 8º ano do ensino fundamental, e outro com os docentes dessa mesma turma. Com base nos resultados obtidos, verificou-se que embora se discuta a importância de os professores utilizarem as novas tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino aprendizagem, existem diversos fatores para que os mesmos não tenham alcançado esse objetivo, pois ainda faltam formações e capacitações nessa área, já que os programas existentes ainda não conseguiram sanar essas necessidades. Além disso, há carência de estrutura física adequada e recursos tecnológicos nas escolas. Enquanto essas questões não forem resolvidas, é impossível que os mesmos utilizem tais ferramentas. 2022-11-04T20:54:45Z 2022-11-04T20:54:45Z 2022-11-04 Monografia MAGALHÃES,Tamires Pereira. O papel do professor frente às novas tecnologias: um olhar a partir do 8º ano do ensino fundamental, da escola beija-flor, no município de Araguaína-TO. 103 f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2019. http://hdl.handle.net/11612/4347 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS – LÍNGUA INGLESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURAS Araguaína Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
Educação.
Novas Tecnologias e Professor.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
spellingShingle Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
Educação.
Novas Tecnologias e Professor.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Magalhães, Tamires Pereira
O papel do professor frente às novas tecnologias: um olhar a partir do 8º ano do ensino fundamental, da escola beija-flor, no município de Araguaína-TO.
topic_facet Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
Educação.
Novas Tecnologias e Professor.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
description The objective of this research was to analyze how the 8th grade elementary school teachers, from the Beija-Flor State School in Araguaína-TO, have been using the new technologies in the development of their teaching practice. This study was based on the following research problem: How have 8th grade primary school teachers at Beija-Flor State College been related to new technologies in the teaching-learning process? This research was developed from a literature review focusing on authors who talk about the use of new technologies in teaching, some of them: Peixoto et al (2009), Kenski (2003 and 2007), Papert (1994), Thoaldo (2010). ) and Nunes (2009). It was also developed an empirical research conducted in a state college in the city of Araguaína-TO, which we call the fictitious name Beija-Flor State College, for data collection we applied two questionnaires, one with students of the 8th grade of elementary school, and another with the teachers of the same class. Based on the results obtained, it was found that although the importance of teachers using the new information and communication technologies in the teaching-learning process is discussed, there are several factors so that they have not achieved this goal, because there is still a lack of training and In this area, as existing programs have not yet been able to address these needs, there is a lack of adequate physical structure and technological resources in schools, so long as these issues are not resolved, it is impossible for them to use such tools.
author_additional Almeida, Cristiane Silva de
author_additionalStr Almeida, Cristiane Silva de
format Monografia
author Magalhães, Tamires Pereira
title O papel do professor frente às novas tecnologias: um olhar a partir do 8º ano do ensino fundamental, da escola beija-flor, no município de Araguaína-TO.
title_short O papel do professor frente às novas tecnologias: um olhar a partir do 8º ano do ensino fundamental, da escola beija-flor, no município de Araguaína-TO.
title_full O papel do professor frente às novas tecnologias: um olhar a partir do 8º ano do ensino fundamental, da escola beija-flor, no município de Araguaína-TO.
title_fullStr O papel do professor frente às novas tecnologias: um olhar a partir do 8º ano do ensino fundamental, da escola beija-flor, no município de Araguaína-TO.
title_full_unstemmed O papel do professor frente às novas tecnologias: um olhar a partir do 8º ano do ensino fundamental, da escola beija-flor, no município de Araguaína-TO.
title_sort o papel do professor frente às novas tecnologias: um olhar a partir do 8º ano do ensino fundamental, da escola beija-flor, no município de araguaína-to.
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2022
url http://hdl.handle.net/11612/4347
_version_ 1787134646488662016
score 11.675088