/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Monografia
A residência pedagógica e o uso do livro didático na disciplina de língua inglesa no 6°ano do ensino fundamental na escola Vila Nova.
The following work has as its subject of study the use of the didactic textbook during the pedagogical residency of English Language at Escola Vila Nova in Araguaína. We aim to highlight the contributions of the pedagogical residency, especially with regard to the analysis of the use of the didac...
Autor principal: | Reis, Kaliny Alves Miranda |
---|---|
Grau: | Monografia |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/4422 |
id |
ir-11612-4422 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-44222022-11-29T06:01:16Z A residência pedagógica e o uso do livro didático na disciplina de língua inglesa no 6°ano do ensino fundamental na escola Vila Nova. Reis, Kaliny Alves Miranda Vieira, Miliane Moreira Cardoso Residência pedagógica. Livro didático. Língua Inglesa. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS The following work has as its subject of study the use of the didactic textbook during the pedagogical residency of English Language at Escola Vila Nova in Araguaína. We aim to highlight the contributions of the pedagogical residency, especially with regard to the analysis of the use of the didactic textbooks in the teaching of English, in a class of the sixth year of elementary school II. This research is characterized as a case study with a qualitative approach, inserted in the field of Applied Linguistics. To obtain the data, we performed an analysis based on reports produced in partial and final reports, a participant observation and an analysis of the speech of two English Language teachers from the school studied, through the application of a questionnaire. As a result, we conclude that the use of the didactic textbook can bring advantages to the teaching and learning process of English Language, as long as it is used in a conscious way, activating critical thinking, making adaptations to its context, seeking the student's interest for the classes, and choosing what to use and not to use. We also realized that the Pedagogical Residency Program had great relevance, as it was evidenced contributions on how to plan classes with the use of the didactic textbook, warning about the conscious use of the material and the possibility of its non-linear use. O trabalho a seguir tem como tema de estudo o uso do livro didático durante a residência pedagógica de Língua Inglesa na Escola Vila Nova de Araguaína. Objetivamos evidenciar as contribuições da residência pedagógica, principalmente no que tange a análise do uso do livro didático no ensino de língua inglesa, numa turma do sexto ano do ensino fundamental II. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso com uma abordagem qualitativa, inserido no campo da Línguistica da Aplicada. Para obtenção dos dados realizamos uma análise a partir de relatos produzidos nos relatórios parciais, uma observação participante e, uma análise do discurso de dois professores de LI da escola pesquisada, por meio de aplicação de questionário. Como resultados concluimos que o uso do livro didático pode trazer vantagens ao processo de ensino e aprendizagem de LI, desde que seja utilizado de forma consciente, ativando o pensamento crítico, realizando-se adaptações para o seu contexto, buscando o interesse dos alunos para as aulas, e escolhendo o que usar e o que não usar. Percebemos, também, que o Programa de Residência Pedagógica teve grande relevância, pois foram evidenciadas contribuições de como planejar aulas com o uso do livro didático, alertando sobre o uso consciente do material e a possibilidade do uso não linear do mesmo 2022-11-28T18:59:17Z 2022-11-28T18:59:17Z 2022-11-28 Monografia REIS,Kaliny Alves Miranda. A residência pedagógica e o uso do livro didático na disciplina de língua inglesa no 6°ano do ensino fundamental na escola Vila Nova. 54f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2021. http://hdl.handle.net/11612/4422 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS – LÍNGUA INGLESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURAS Araguaína Graduação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Residência pedagógica. Livro didático. Língua Inglesa. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
spellingShingle |
Residência pedagógica. Livro didático. Língua Inglesa. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Reis, Kaliny Alves Miranda A residência pedagógica e o uso do livro didático na disciplina de língua inglesa no 6°ano do ensino fundamental na escola Vila Nova. |
topic_facet |
Residência pedagógica. Livro didático. Língua Inglesa. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
description |
The following work has as its subject of study the use of the didactic textbook during the
pedagogical residency of English Language at Escola Vila Nova in Araguaína. We aim to
highlight the contributions of the pedagogical residency, especially with regard to the analysis
of the use of the didactic textbooks in the teaching of English, in a class of the sixth year of
elementary school II. This research is characterized as a case study with a qualitative
approach, inserted in the field of Applied Linguistics. To obtain the data, we performed an
analysis based on reports produced in partial and final reports, a participant observation and
an analysis of the speech of two English Language teachers from the school studied, through
the application of a questionnaire. As a result, we conclude that the use of the didactic
textbook can bring advantages to the teaching and learning process of English Language, as
long as it is used in a conscious way, activating critical thinking, making adaptations to its
context, seeking the student's interest for the classes, and choosing what to use and not to use.
We also realized that the Pedagogical Residency Program had great relevance, as it was
evidenced contributions on how to plan classes with the use of the didactic textbook, warning
about the conscious use of the material and the possibility of its non-linear use. |
author_additional |
Vieira, Miliane Moreira Cardoso |
author_additionalStr |
Vieira, Miliane Moreira Cardoso |
format |
Monografia |
author |
Reis, Kaliny Alves Miranda |
title |
A residência pedagógica e o uso do livro didático na disciplina de língua inglesa no 6°ano do ensino fundamental na escola Vila Nova. |
title_short |
A residência pedagógica e o uso do livro didático na disciplina de língua inglesa no 6°ano do ensino fundamental na escola Vila Nova. |
title_full |
A residência pedagógica e o uso do livro didático na disciplina de língua inglesa no 6°ano do ensino fundamental na escola Vila Nova. |
title_fullStr |
A residência pedagógica e o uso do livro didático na disciplina de língua inglesa no 6°ano do ensino fundamental na escola Vila Nova. |
title_full_unstemmed |
A residência pedagógica e o uso do livro didático na disciplina de língua inglesa no 6°ano do ensino fundamental na escola Vila Nova. |
title_sort |
residência pedagógica e o uso do livro didático na disciplina de língua inglesa no 6°ano do ensino fundamental na escola vila nova. |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2022 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/4422 |
_version_ |
1787134718556241920 |
score |
11.755432 |