Monografia

Leitura e autopercepção da formação de leitor de estudantes do curso de letras da UFT/câmpus Araguaína.

This article aims to present a literature review related to the importance of learning to read and the act of reading, as will as its contribution to the intellectual and social development of the subject, addressing possible issues that make the subject lose interest in reading. This article als...

ver descrição completa

Autor principal: Matos, Maria das Graças Ferreira de
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/4428
id ir-11612-4428
recordtype dspace
spelling ir-11612-44282022-11-30T06:01:06Z Leitura e autopercepção da formação de leitor de estudantes do curso de letras da UFT/câmpus Araguaína. Matos, Maria das Graças Ferreira de Castiglioni, Ana Claudia Leitura. Importância da leitura. Perfil do leitor. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS This article aims to present a literature review related to the importance of learning to read and the act of reading, as will as its contribution to the intellectual and social development of the subject, addressing possible issues that make the subject lose interest in reading. This article also aims to present a brief analysis of the reader profile of the academics of the Letters course at the Federal University of Tocantins (UFT)/Câmpus Araguaína – Cimba Unit. Therefore, this article was supported by some theorists, among them, Freire (2003), Soares (2009), Solé (1998), Kleiman (2001), Koch (2018), Barbosa (2008), and Silva (2016), each author allows us to build relevant notes on the development process in learning to read. In the brief analysis of the reader profile of university students in the Literature course, it was possible to compare the profiles between students from different periods. According to the bibliographic readings and the application of the questionnaire, it was observed that the profiles of academics of letters change as the periods go by, the reading levels rise. Este artigo tem por objetivo apresentar uma revisão bibliográfica relacionada à da importância do aprendizado da leitura e do ato de ler, bem como de sua contribuição para o desenvolvimento intelectual e social do sujeito, abordando possíveis problemáticas que faz com que o sujeito perca o interesse pela leitura. Este artigo tem o objetivo de apresentar, também, uma breve análise sobre o perfil de leitor dos acadêmicos do curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Câmpus Araguaína – Unidade Cimba. Para tanto, este artigo apoiou-se em alguns teóricos, entre eles, Freire (2003), Soares (2009), Solé (1998), Kleiman (2001), Koch (2018), Barbosa (2008) e Silva (2016), cada autor oportuniza-nos a construção de apontamentos relevantes sobre o processo de desenvolvimento no aprendizado da leitura. Na breve análise do perfil de leitor dos universitários do curso de Letras, foi possível fazer uma comparação dos perfis entre os alunos de períodos diferentes. De acordo com as leituras bibliográficas e aplicação do questionário, observou-se que os perfis dos acadêmicos de letras vão se modificando com passar dos períodos, os níveis de leituras se elevam. 2022-11-29T21:10:24Z 2022-11-29T21:10:24Z 2022-11-29 Monografia MATOS, Maria das Graças Ferreira de. Leitura e autopercepção da formação de leitor de estudantes do curso de letras da UFT/câmpus Araguaína. 36f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2021. http://hdl.handle.net/11612/4428 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS – LÍNGUA INGLESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURAS Araguaína Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Leitura.
Importância da leitura.
Perfil do leitor.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
spellingShingle Leitura.
Importância da leitura.
Perfil do leitor.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Matos, Maria das Graças Ferreira de
Leitura e autopercepção da formação de leitor de estudantes do curso de letras da UFT/câmpus Araguaína.
topic_facet Leitura.
Importância da leitura.
Perfil do leitor.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
description This article aims to present a literature review related to the importance of learning to read and the act of reading, as will as its contribution to the intellectual and social development of the subject, addressing possible issues that make the subject lose interest in reading. This article also aims to present a brief analysis of the reader profile of the academics of the Letters course at the Federal University of Tocantins (UFT)/Câmpus Araguaína – Cimba Unit. Therefore, this article was supported by some theorists, among them, Freire (2003), Soares (2009), Solé (1998), Kleiman (2001), Koch (2018), Barbosa (2008), and Silva (2016), each author allows us to build relevant notes on the development process in learning to read. In the brief analysis of the reader profile of university students in the Literature course, it was possible to compare the profiles between students from different periods. According to the bibliographic readings and the application of the questionnaire, it was observed that the profiles of academics of letters change as the periods go by, the reading levels rise.
author_additional Castiglioni, Ana Claudia
author_additionalStr Castiglioni, Ana Claudia
format Monografia
author Matos, Maria das Graças Ferreira de
title Leitura e autopercepção da formação de leitor de estudantes do curso de letras da UFT/câmpus Araguaína.
title_short Leitura e autopercepção da formação de leitor de estudantes do curso de letras da UFT/câmpus Araguaína.
title_full Leitura e autopercepção da formação de leitor de estudantes do curso de letras da UFT/câmpus Araguaína.
title_fullStr Leitura e autopercepção da formação de leitor de estudantes do curso de letras da UFT/câmpus Araguaína.
title_full_unstemmed Leitura e autopercepção da formação de leitor de estudantes do curso de letras da UFT/câmpus Araguaína.
title_sort leitura e autopercepção da formação de leitor de estudantes do curso de letras da uft/câmpus araguaína.
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2022
url http://hdl.handle.net/11612/4428
_version_ 1787134773267791872
score 11.755432