/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Monografia
Leitura e autopercepção da formação de leitor de estudantes do curso de letras da UFT/câmpus Araguaína.
This article aims to present a literature review related to the importance of learning to read and the act of reading, as will as its contribution to the intellectual and social development of the subject, addressing possible issues that make the subject lose interest in reading. This article als...
Autor principal: | Matos, Maria das Graças Ferreira de |
---|---|
Grau: | Monografia |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/4428 |
id |
ir-11612-4428 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-44282022-11-30T06:01:06Z Leitura e autopercepção da formação de leitor de estudantes do curso de letras da UFT/câmpus Araguaína. Matos, Maria das Graças Ferreira de Castiglioni, Ana Claudia Leitura. Importância da leitura. Perfil do leitor. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS This article aims to present a literature review related to the importance of learning to read and the act of reading, as will as its contribution to the intellectual and social development of the subject, addressing possible issues that make the subject lose interest in reading. This article also aims to present a brief analysis of the reader profile of the academics of the Letters course at the Federal University of Tocantins (UFT)/Câmpus Araguaína – Cimba Unit. Therefore, this article was supported by some theorists, among them, Freire (2003), Soares (2009), Solé (1998), Kleiman (2001), Koch (2018), Barbosa (2008), and Silva (2016), each author allows us to build relevant notes on the development process in learning to read. In the brief analysis of the reader profile of university students in the Literature course, it was possible to compare the profiles between students from different periods. According to the bibliographic readings and the application of the questionnaire, it was observed that the profiles of academics of letters change as the periods go by, the reading levels rise. Este artigo tem por objetivo apresentar uma revisão bibliográfica relacionada à da importância do aprendizado da leitura e do ato de ler, bem como de sua contribuição para o desenvolvimento intelectual e social do sujeito, abordando possíveis problemáticas que faz com que o sujeito perca o interesse pela leitura. Este artigo tem o objetivo de apresentar, também, uma breve análise sobre o perfil de leitor dos acadêmicos do curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Câmpus Araguaína – Unidade Cimba. Para tanto, este artigo apoiou-se em alguns teóricos, entre eles, Freire (2003), Soares (2009), Solé (1998), Kleiman (2001), Koch (2018), Barbosa (2008) e Silva (2016), cada autor oportuniza-nos a construção de apontamentos relevantes sobre o processo de desenvolvimento no aprendizado da leitura. Na breve análise do perfil de leitor dos universitários do curso de Letras, foi possível fazer uma comparação dos perfis entre os alunos de períodos diferentes. De acordo com as leituras bibliográficas e aplicação do questionário, observou-se que os perfis dos acadêmicos de letras vão se modificando com passar dos períodos, os níveis de leituras se elevam. 2022-11-29T21:10:24Z 2022-11-29T21:10:24Z 2022-11-29 Monografia MATOS, Maria das Graças Ferreira de. Leitura e autopercepção da formação de leitor de estudantes do curso de letras da UFT/câmpus Araguaína. 36f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2021. http://hdl.handle.net/11612/4428 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS – LÍNGUA INGLESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURAS Araguaína Graduação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Leitura. Importância da leitura. Perfil do leitor. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
spellingShingle |
Leitura. Importância da leitura. Perfil do leitor. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Matos, Maria das Graças Ferreira de Leitura e autopercepção da formação de leitor de estudantes do curso de letras da UFT/câmpus Araguaína. |
topic_facet |
Leitura. Importância da leitura. Perfil do leitor. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
description |
This article aims to present a literature review related to the importance of learning to read and
the act of reading, as will as its contribution to the intellectual and social development of the
subject, addressing possible issues that make the subject lose interest in reading. This article
also aims to present a brief analysis of the reader profile of the academics of the Letters course
at the Federal University of Tocantins (UFT)/Câmpus Araguaína – Cimba Unit. Therefore, this
article was supported by some theorists, among them, Freire (2003), Soares (2009), Solé (1998),
Kleiman (2001), Koch (2018), Barbosa (2008), and Silva (2016), each author allows us to build
relevant notes on the development process in learning to read. In the brief analysis of the reader
profile of university students in the Literature course, it was possible to compare the profiles
between students from different periods. According to the bibliographic readings and the
application of the questionnaire, it was observed that the profiles of academics of letters change
as the periods go by, the reading levels rise. |
author_additional |
Castiglioni, Ana Claudia |
author_additionalStr |
Castiglioni, Ana Claudia |
format |
Monografia |
author |
Matos, Maria das Graças Ferreira de |
title |
Leitura e autopercepção da formação de leitor de estudantes do curso de letras da UFT/câmpus Araguaína. |
title_short |
Leitura e autopercepção da formação de leitor de estudantes do curso de letras da UFT/câmpus Araguaína. |
title_full |
Leitura e autopercepção da formação de leitor de estudantes do curso de letras da UFT/câmpus Araguaína. |
title_fullStr |
Leitura e autopercepção da formação de leitor de estudantes do curso de letras da UFT/câmpus Araguaína. |
title_full_unstemmed |
Leitura e autopercepção da formação de leitor de estudantes do curso de letras da UFT/câmpus Araguaína. |
title_sort |
leitura e autopercepção da formação de leitor de estudantes do curso de letras da uft/câmpus araguaína. |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2022 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/4428 |
_version_ |
1787134773267791872 |
score |
11.755432 |