Monografia

A influência da afetividade como mediadora da aprendizagem: um recorte com crianças nos anos iniciais do ensino fundamental

Affectivity is one of the most genuine expressions of the human being; from birth to aging. From the first school contact, affection gains notoriety as well as other emotional, cognitive and social skills that are so relevant and demanded in everyday life. In view of this, our research subject/topic...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Eliane Santos da
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/4446
id ir-11612-4446
recordtype dspace
spelling ir-11612-44462022-12-07T06:01:19Z A influência da afetividade como mediadora da aprendizagem: um recorte com crianças nos anos iniciais do ensino fundamental Silva, Eliane Santos da Stach-Haertel, Brigite Ursula Afetividade Relação professor-aluno Aprendizagem Educação infantil e ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Affectivity is one of the most genuine expressions of the human being; from birth to aging. From the first school contact, affection gains notoriety as well as other emotional, cognitive and social skills that are so relevant and demanded in everyday life. In view of this, our research subject/topic arises: Which is the importance of affectivity for an education excellence? The general objective of this study was to look for hypotheses that influence affectivity, based on bibliographic and field research, as a mediator of meaningful learning by children during the early years of Elementary School. The specific objectives sought to explore in the main educational and pedagogical literature, such as those by Wallon, Piaget and Vygotsky, theoretical foundations that supported our initial hypothesis of the connection between affectivity and meaningful learning; aiming to deepen discussion looking for official documents that reveal the importance of affectivity for future generations, enhanced by field research aimed at: (a) understanding the importance of affection; (b) the teacher-student relationship; and, (c) analysis and discussion of field research. The field research was answered by teachers and students by 4th and 5th years at an elementary school at Miranorte municipality in the state of Tocantins, Brazil, whose results, even in the middle of a pandemic, showed a positive an important judgment/standing/position of the affective condition on the learning process, ranking second only behind the importance of a good explanation for the subject being taught. A afetividade é uma das mais genuínas expressões do ser humano; do nascimento ao envelhecimento. A partir do primeiro contato escolar o afeto ganha notoriedade assim como demais aspectos emocionais, cognitivos e sociais tão relevantes e exigidos no cotidiano. Diante disso surge nosso problema de pesquisa: Qual a importância da afetividade para uma educação de qualidade? Este trabalho teve como objetivo geral, examinar hipóteses a partir das quais se investigou a influência da afetividade na qualidade de mediadora da aprendizagem significativa de crianças dos anos iniciais Ensino Fundamental a partir de pesquisa bibliográfica e de campo. Os objetivos específicos buscaram explorar nas principais obras educacionais e pedagógicas, tais como as de Wallon, Piaget e de Vygotsky, fundamentação teórica que sustentasse nossa hipótese inicial da articulação entre afetividade e a aprendizagem significativa; além de complementar a discussão com documentos oficiais que revelam a importância da afetividade para as futuras gerações potencializada pela pesquisa de campo visando: (a) compreender a importância da afetividade; (b) a relação professor-aluno; e, (c) análise e discussão da pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi respondida por professores e alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental em escola do município de Miranorte/TO, cujos resultados, mesmo em meio à pandemia, apresentaram uma avaliação positiva quanto a importância da condição afetiva no processo de aprendizagem, ficando na segunda colocação atrás apenas da importância de uma boa explicação para a matéria lecionada. 2022-12-06T14:10:24Z 2022-12-06T14:10:24Z 2022-12-06 Monografia SILVA, Eliane Santos da. A influência da afetividade como mediadora da aprendizagem: um recorte com crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 53 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2022. http://hdl.handle.net/11612/4446 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Miracema CURSO::MIRACEMA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIA Miracema Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Afetividade
Relação professor-aluno
Aprendizagem
Educação infantil e ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Afetividade
Relação professor-aluno
Aprendizagem
Educação infantil e ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Silva, Eliane Santos da
A influência da afetividade como mediadora da aprendizagem: um recorte com crianças nos anos iniciais do ensino fundamental
topic_facet Afetividade
Relação professor-aluno
Aprendizagem
Educação infantil e ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Affectivity is one of the most genuine expressions of the human being; from birth to aging. From the first school contact, affection gains notoriety as well as other emotional, cognitive and social skills that are so relevant and demanded in everyday life. In view of this, our research subject/topic arises: Which is the importance of affectivity for an education excellence? The general objective of this study was to look for hypotheses that influence affectivity, based on bibliographic and field research, as a mediator of meaningful learning by children during the early years of Elementary School. The specific objectives sought to explore in the main educational and pedagogical literature, such as those by Wallon, Piaget and Vygotsky, theoretical foundations that supported our initial hypothesis of the connection between affectivity and meaningful learning; aiming to deepen discussion looking for official documents that reveal the importance of affectivity for future generations, enhanced by field research aimed at: (a) understanding the importance of affection; (b) the teacher-student relationship; and, (c) analysis and discussion of field research. The field research was answered by teachers and students by 4th and 5th years at an elementary school at Miranorte municipality in the state of Tocantins, Brazil, whose results, even in the middle of a pandemic, showed a positive an important judgment/standing/position of the affective condition on the learning process, ranking second only behind the importance of a good explanation for the subject being taught.
author_additional Stach-Haertel, Brigite Ursula
author_additionalStr Stach-Haertel, Brigite Ursula
format Monografia
author Silva, Eliane Santos da
title A influência da afetividade como mediadora da aprendizagem: um recorte com crianças nos anos iniciais do ensino fundamental
title_short A influência da afetividade como mediadora da aprendizagem: um recorte com crianças nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full A influência da afetividade como mediadora da aprendizagem: um recorte com crianças nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr A influência da afetividade como mediadora da aprendizagem: um recorte com crianças nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed A influência da afetividade como mediadora da aprendizagem: um recorte com crianças nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort influência da afetividade como mediadora da aprendizagem: um recorte com crianças nos anos iniciais do ensino fundamental
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2022
url http://hdl.handle.net/11612/4446
_version_ 1787134064409444352
score 11.755432