/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Afetividade como dimensão do processo de ensino/aprendizagem: contribuições para o ensino dos anos iniciais em São Miguel do Guamá - PA
Trata o presente estudo de uma pesquisa que teve como objetivo investigar as contribuições da afetividade no processo de ensino/aprendizagem nos anos iniciais em uma escola de São Miguel do Guamá. É um estudo que assume a abordagem qualitativa (CHIZZOTTI, 2001) com princípio e a pesquisa de camp...
Autor principal: | ARRUDA, Monica dos Reis |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1204 |
Resumo: |
---|
Trata o presente estudo de uma pesquisa que teve como objetivo investigar as
contribuições da afetividade no processo de ensino/aprendizagem nos anos
iniciais em uma escola de São Miguel do Guamá. É um estudo que assume a
abordagem qualitativa (CHIZZOTTI, 2001) com princípio e a pesquisa de
campo como mecanismo de realização do estudo (GIL, 2008). Para a produção
dos dados foi utilizado a entrevista estruturada com questões fechadas e
abertas (SEVERINO, 2007), com três professores. Os dados foram analisados
a partir da técnica de análise categorial temático, segundo Bardin (1977) e
Franco (2008). Os autores de referência utilizados nesta pesquisa foram Henri
Wallon, Claudio Saltini, Antônio Eugenio Cunha, Gabriel Chalita entre outros. A
mesma aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Sátiro,
na sede do município de São Miguel do Guamá-PA. O resultado da pesquisa
demonstra que os professores entrevistados reconhecem a importância e
contribuições da dimensão afetiva no processo de ensino/aprendizagem, além
de identificarem as relações afetivas no contexto escolar. |