Monografia

A abordagem da leitura e da produção textual em documentos escolares: algumas problematizações.

This work of course completion consists of an analysis of reading and textual production in the school guidance documents, such as Pedagogical Political Plan, plan courses and the National Curriculum Parameters. So the objective is to analyze the activities of reading and textual production cover...

ver descrição completa

Autor principal: Negas, Katiane da Silva
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/4459
id ir-11612-4459
recordtype dspace
spelling ir-11612-44592022-12-14T06:01:06Z A abordagem da leitura e da produção textual em documentos escolares: algumas problematizações. Negas, Katiane da Silva Ribeiro, José Manoel Sanches da Cruz Escrita. Leitura. Produção Textual. Ensino. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS This work of course completion consists of an analysis of reading and textual production in the school guidance documents, such as Pedagogical Political Plan, plan courses and the National Curriculum Parameters. So the objective is to analyze the activities of reading and textual production covered in the lesson planning the 6° year of a state school in the city of Araguaína-To, and what its effects on student learning. The methodology focuses on the description and interpretation of bibliographic and documentary data, will use also a case study that will complement the effectiveness of the search. Among the obtained results, it was found that the reading is being developed, but the writing was shown to be deficient. Among the study notes it is concluded that reading as well as writing and other textual productions are of utmost importance to the intellectual development of the student, and the sum of efforts between students and teachers is of vital necessity for the school community. Este trabalho de conclusão de curso consiste em uma análise da perspectiva da leitura e da produção textual nos documentos de diretrizes escolares, como Plano Político Pedagógico, Planos de cursos e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. Assim objetiva, analisar as atividades de leitura e de produção textual abordados no planejamento de aulas do 6° ano, de uma escola da rede estadual de ensino localizada na cidade de Araguaína –TO, e quais seus reflexos na aprendizagem dos alunos. A metodologia utilizada consiste na descrição e na interpretação de dados bibliográficos e documentais, usar-se-á também um estudo de caso que complementará na efetivação da pesquisa. Dentre os Resultados obtidos, constatou-se que a leitura está sendo desenvolvida, porém a escrita mostrou-se deficiente. Dentre os apontamentos do estudo conclui-se que a leitura assim como a escrita e as demais produções textuais são de extrema importância para o desenvolvimento intelectual do aluno, e a soma de esforços entre alunos e professores é de vital necessidade para a comunidade escolar. 2022-12-13T20:42:44Z 2022-12-13T20:42:44Z 2022-12-13 Monografia NEGAS,Katiane da Silva. A abordagem da leitura e da produção textual em documentos escolares:algumas problematizações. 25f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016. http://hdl.handle.net/11612/4459 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS – LÍNGUA INGLESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURAS Araguaína Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Escrita.
Leitura.
Produção Textual.
Ensino.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
spellingShingle Escrita.
Leitura.
Produção Textual.
Ensino.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Negas, Katiane da Silva
A abordagem da leitura e da produção textual em documentos escolares: algumas problematizações.
topic_facet Escrita.
Leitura.
Produção Textual.
Ensino.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
description This work of course completion consists of an analysis of reading and textual production in the school guidance documents, such as Pedagogical Political Plan, plan courses and the National Curriculum Parameters. So the objective is to analyze the activities of reading and textual production covered in the lesson planning the 6° year of a state school in the city of Araguaína-To, and what its effects on student learning. The methodology focuses on the description and interpretation of bibliographic and documentary data, will use also a case study that will complement the effectiveness of the search. Among the obtained results, it was found that the reading is being developed, but the writing was shown to be deficient. Among the study notes it is concluded that reading as well as writing and other textual productions are of utmost importance to the intellectual development of the student, and the sum of efforts between students and teachers is of vital necessity for the school community.
author_additional Ribeiro, José Manoel Sanches da Cruz
author_additionalStr Ribeiro, José Manoel Sanches da Cruz
format Monografia
author Negas, Katiane da Silva
title A abordagem da leitura e da produção textual em documentos escolares: algumas problematizações.
title_short A abordagem da leitura e da produção textual em documentos escolares: algumas problematizações.
title_full A abordagem da leitura e da produção textual em documentos escolares: algumas problematizações.
title_fullStr A abordagem da leitura e da produção textual em documentos escolares: algumas problematizações.
title_full_unstemmed A abordagem da leitura e da produção textual em documentos escolares: algumas problematizações.
title_sort abordagem da leitura e da produção textual em documentos escolares: algumas problematizações.
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2022
url http://hdl.handle.net/11612/4459
_version_ 1787134135288987648
score 11.755432