Monografia

A educação ambiental e seu espaço na base nacional comum curricular (BNCC) na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental

Environmental Education is a necessary topic, because it is through it that it is possible to make citizens aware of the importance of being more participatory in relation to the socio-environmental environment. The present work aims to identify how the National Common Curricular Base proposes En...

ver descrição completa

Autor principal: LIMA, WANESSA RAQUEL XAVIER RIBEIRO
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/4517
id ir-11612-4517
recordtype dspace
spelling ir-11612-45172023-01-26T06:01:32Z A educação ambiental e seu espaço na base nacional comum curricular (BNCC) na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental LIMA, WANESSA RAQUEL XAVIER RIBEIRO Claro, Lisiane Costa Educação Ambiental BNCC Currículo Environmental Education BNCC Curriculum CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Environmental Education is a necessary topic, because it is through it that it is possible to make citizens aware of the importance of being more participatory in relation to the socio-environmental environment. The present work aims to identify how the National Common Curricular Base proposes Environmental Education in the early years (1st to 5th year) of Elementary School and Early Childhood Education (nursery and preschool). In this sense, readings and studies around documents such as laws and national curriculum parameters will be considered. With theoretical references, authors are presented as: Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Silvana do Nascimento Silva, Mayra da Silva Cutruneo Ceschini, Taís Cristine Ernst Frizzo, Isabel Cristina de Moura Carvalho, Antoni Zabala, Ebenezer Takuno de Menezes, Terezinha Rios, Genebaldo Freire Dias, Eduardo D. Griotto, Antônio Vitor Rosa, Marcos Sorrentino, Maria Henriqueta Andrade Raymundo. The research has a qualitative approach, resorting to document analysis having as object the National Common Curricular Base. The results corroborate to identify the presence or absence of Environmental Education in the initial years of Elementary School and in Early Childhood Education and as proposed by the National Curricular Common Base. A Educação Ambiental é um tema necessário, pois por meio deste caminho se faz possível a construção de consciência crítica dos cidadãos, considerando a importância de serem mais participativos em relação ao meio socioambiental. O presente trabalho tem por objetivo identificar como a EA está presente na Base Nacional Comum Curricular nos anos iniciais (1o ao 5o ano) do Ensino Fundamental e na Educação Infantil (creche e pré-escola). Neste sentido, são consideradas as leituras e estudos em torno dos documentos como legislações da Educação e da EA, além dos documentos normativos e orientativos curriculares. Além disto, o estudo considera referenciais teóricos, como: Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Silvana do Nascimento Silva, Mayra da Silva Cutruneo Ceschini, Taís Cristine Ernst Frizzo, Isabel Cristina de Moura Carvalho, Antoni Zabala, Ebenezer Takuno de Menezes, Terezinha Rios, Genebaldo Freire Dias, Eduardo D. Griotto, Antônio Vitor Rosa, Marcos Sorrentino, Maria Henriqueta Andrade Raymundo. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, recorrendo a análise documental tendo como objeto a Base Nacional Comum Curricular. Os resultados corroboram para identificar a presença frágil e mesmo ausência da Educação Ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil proposta pela Base Nacional Comum Curricular. 2023-01-25T12:47:35Z 2023-01-25T12:47:35Z 2022-07-12 Monografia Wanessa Raquel Xavier Ribeiro Lima. A educação ambiental e seu espaço na base nacional comum curricular (BNCC) na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. 38 f. 2022. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Pedagogia, Campus de Tocantinópolis-TO. http://hdl.handle.net/11612/4517 pt_BR Acesso Livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Tocantinópolis CURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIA Tocantinópolis Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Educação Ambiental
BNCC
Currículo
Environmental Education
BNCC
Curriculum
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Educação Ambiental
BNCC
Currículo
Environmental Education
BNCC
Curriculum
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
LIMA, WANESSA RAQUEL XAVIER RIBEIRO
A educação ambiental e seu espaço na base nacional comum curricular (BNCC) na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental
topic_facet Educação Ambiental
BNCC
Currículo
Environmental Education
BNCC
Curriculum
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Environmental Education is a necessary topic, because it is through it that it is possible to make citizens aware of the importance of being more participatory in relation to the socio-environmental environment. The present work aims to identify how the National Common Curricular Base proposes Environmental Education in the early years (1st to 5th year) of Elementary School and Early Childhood Education (nursery and preschool). In this sense, readings and studies around documents such as laws and national curriculum parameters will be considered. With theoretical references, authors are presented as: Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Silvana do Nascimento Silva, Mayra da Silva Cutruneo Ceschini, Taís Cristine Ernst Frizzo, Isabel Cristina de Moura Carvalho, Antoni Zabala, Ebenezer Takuno de Menezes, Terezinha Rios, Genebaldo Freire Dias, Eduardo D. Griotto, Antônio Vitor Rosa, Marcos Sorrentino, Maria Henriqueta Andrade Raymundo. The research has a qualitative approach, resorting to document analysis having as object the National Common Curricular Base. The results corroborate to identify the presence or absence of Environmental Education in the initial years of Elementary School and in Early Childhood Education and as proposed by the National Curricular Common Base.
author_additional Claro, Lisiane Costa
author_additionalStr Claro, Lisiane Costa
format Monografia
author LIMA, WANESSA RAQUEL XAVIER RIBEIRO
title A educação ambiental e seu espaço na base nacional comum curricular (BNCC) na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental
title_short A educação ambiental e seu espaço na base nacional comum curricular (BNCC) na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full A educação ambiental e seu espaço na base nacional comum curricular (BNCC) na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr A educação ambiental e seu espaço na base nacional comum curricular (BNCC) na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed A educação ambiental e seu espaço na base nacional comum curricular (BNCC) na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort educação ambiental e seu espaço na base nacional comum curricular (bncc) na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2023
url http://hdl.handle.net/11612/4517
_version_ 1787134400532578304
score 11.653393