/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Monografia
A educação ambiental e seu espaço na base nacional comum curricular (BNCC) na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental
Environmental Education is a necessary topic, because it is through it that it is possible to make citizens aware of the importance of being more participatory in relation to the socio-environmental environment. The present work aims to identify how the National Common Curricular Base proposes En...
Autor principal: | LIMA, WANESSA RAQUEL XAVIER RIBEIRO |
---|---|
Grau: | Monografia |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/4517 |
id |
ir-11612-4517 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-45172023-01-26T06:01:32Z A educação ambiental e seu espaço na base nacional comum curricular (BNCC) na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental LIMA, WANESSA RAQUEL XAVIER RIBEIRO Claro, Lisiane Costa Educação Ambiental BNCC Currículo Environmental Education BNCC Curriculum CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Environmental Education is a necessary topic, because it is through it that it is possible to make citizens aware of the importance of being more participatory in relation to the socio-environmental environment. The present work aims to identify how the National Common Curricular Base proposes Environmental Education in the early years (1st to 5th year) of Elementary School and Early Childhood Education (nursery and preschool). In this sense, readings and studies around documents such as laws and national curriculum parameters will be considered. With theoretical references, authors are presented as: Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Silvana do Nascimento Silva, Mayra da Silva Cutruneo Ceschini, Taís Cristine Ernst Frizzo, Isabel Cristina de Moura Carvalho, Antoni Zabala, Ebenezer Takuno de Menezes, Terezinha Rios, Genebaldo Freire Dias, Eduardo D. Griotto, Antônio Vitor Rosa, Marcos Sorrentino, Maria Henriqueta Andrade Raymundo. The research has a qualitative approach, resorting to document analysis having as object the National Common Curricular Base. The results corroborate to identify the presence or absence of Environmental Education in the initial years of Elementary School and in Early Childhood Education and as proposed by the National Curricular Common Base. A Educação Ambiental é um tema necessário, pois por meio deste caminho se faz possível a construção de consciência crítica dos cidadãos, considerando a importância de serem mais participativos em relação ao meio socioambiental. O presente trabalho tem por objetivo identificar como a EA está presente na Base Nacional Comum Curricular nos anos iniciais (1o ao 5o ano) do Ensino Fundamental e na Educação Infantil (creche e pré-escola). Neste sentido, são consideradas as leituras e estudos em torno dos documentos como legislações da Educação e da EA, além dos documentos normativos e orientativos curriculares. Além disto, o estudo considera referenciais teóricos, como: Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Silvana do Nascimento Silva, Mayra da Silva Cutruneo Ceschini, Taís Cristine Ernst Frizzo, Isabel Cristina de Moura Carvalho, Antoni Zabala, Ebenezer Takuno de Menezes, Terezinha Rios, Genebaldo Freire Dias, Eduardo D. Griotto, Antônio Vitor Rosa, Marcos Sorrentino, Maria Henriqueta Andrade Raymundo. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, recorrendo a análise documental tendo como objeto a Base Nacional Comum Curricular. Os resultados corroboram para identificar a presença frágil e mesmo ausência da Educação Ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil proposta pela Base Nacional Comum Curricular. 2023-01-25T12:47:35Z 2023-01-25T12:47:35Z 2022-07-12 Monografia Wanessa Raquel Xavier Ribeiro Lima. A educação ambiental e seu espaço na base nacional comum curricular (BNCC) na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. 38 f. 2022. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Pedagogia, Campus de Tocantinópolis-TO. http://hdl.handle.net/11612/4517 pt_BR Acesso Livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Tocantinópolis CURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIA Tocantinópolis Graduação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Educação Ambiental BNCC Currículo Environmental Education BNCC Curriculum CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Educação Ambiental BNCC Currículo Environmental Education BNCC Curriculum CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO LIMA, WANESSA RAQUEL XAVIER RIBEIRO A educação ambiental e seu espaço na base nacional comum curricular (BNCC) na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental |
topic_facet |
Educação Ambiental BNCC Currículo Environmental Education BNCC Curriculum CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Environmental Education is a necessary topic, because it is through it that it is possible
to make citizens aware of the importance of being more participatory in relation to the
socio-environmental environment. The present work aims to identify how the National
Common Curricular Base proposes Environmental Education in the early years (1st to
5th year) of Elementary School and Early Childhood Education (nursery and
preschool). In this sense, readings and studies around documents such as laws and
national curriculum parameters will be considered. With theoretical references, authors
are presented as: Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Silvana do Nascimento Silva,
Mayra da Silva Cutruneo Ceschini, Taís Cristine Ernst Frizzo, Isabel Cristina de Moura
Carvalho, Antoni Zabala, Ebenezer Takuno de Menezes, Terezinha Rios, Genebaldo
Freire Dias, Eduardo D. Griotto, Antônio Vitor Rosa, Marcos Sorrentino, Maria
Henriqueta Andrade Raymundo. The research has a qualitative approach, resorting to
document analysis having as object the National Common Curricular Base. The results
corroborate to identify the presence or absence of Environmental Education in the
initial years of Elementary School and in Early Childhood Education and as proposed
by the National Curricular Common Base. |
author_additional |
Claro, Lisiane Costa |
author_additionalStr |
Claro, Lisiane Costa |
format |
Monografia |
author |
LIMA, WANESSA RAQUEL XAVIER RIBEIRO |
title |
A educação ambiental e seu espaço na base nacional comum curricular (BNCC) na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_short |
A educação ambiental e seu espaço na base nacional comum curricular (BNCC) na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
A educação ambiental e seu espaço na base nacional comum curricular (BNCC) na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
A educação ambiental e seu espaço na base nacional comum curricular (BNCC) na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A educação ambiental e seu espaço na base nacional comum curricular (BNCC) na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
educação ambiental e seu espaço na base nacional comum curricular (bncc) na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2023 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/4517 |
_version_ |
1787134400532578304 |
score |
11.653393 |