Monografia

Gestão de compra como ferramenta estratégica: Um estudo de caso no varejo de Muricilândia Tocantins

Purchasing management is responsible for the efficiency of a company's purchasing process. It defines a series of strategies. Raw material of low quality or that does not meet minimum requirements, excess or lack of stock and wasted budget. In this context, the study aimed to report the supermarket...

ver descrição completa

Autor principal: ANJOS, Andresa Pereira dos
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/4595
id ir-11612-4595
recordtype dspace
spelling ir-11612-45952023-02-09T06:02:19Z Gestão de compra como ferramenta estratégica: Um estudo de caso no varejo de Muricilândia Tocantins ANJOS, Andresa Pereira dos MENDANHA, José Francisco Logística. Gestão de compras. Fornecedores. Varejo. CNPQ::OUTROS Purchasing management is responsible for the efficiency of a company's purchasing process. It defines a series of strategies. Raw material of low quality or that does not meet minimum requirements, excess or lack of stock and wasted budget. In this context, the study aimed to report the supermarket shopping strategies and processes in Muricilândia Tocantis. And as specific objectives, it sought to identify strategic purchasing tools and analyze purchasing management processes. The research was classified as a case study with a qualitative approach, applied nature and descriptive objectives. The data were collected through a semi-structured interview, in this way, it was possible to observe how the purchasing processes are carried out, where the goods and meat sold in the supermarket come from, what state the goods are purchased from, how the selection of suppliers is, if freight is CIF (cost, insurance and freight) or FOB (free on board), a differential in relation to other supermarkets and the competitive advantages used A gestão de compras é responsável pela eficiência do processo de compras de uma empresa. Ela define uma série de estratégias. Matéria-prima de baixa qualidade ou que não atende requisitos mínimos, excesso ou falta de estoque e orçamento desperdiçado. Nesse contexto, o estudo teve como objetivo relatar as estratégias e processos de compras do supermercado em Muricilândia Tocantins. E como objetivos específicos buscou identificar as ferramentas estratégicas de compras e analisar os processos de gestão de compra. A pesquisa foi classificada como estudo de caso com abordagem qualitativa, natureza aplicada e objetivos descritivos. Os dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada, dessa forma, foi possível observar como é feito processos de compras, de onde vem as mercadorias e carnes vendidas no supermercado, de que estado as mercadorias são compradas, como é a seleção dos fornecedores, se o frete é CIF (custo, seguro e frete) ou FOB (livre de bordo), diferencial em relação aos outros supermercados e as vantagens competitivas utilizadas 2023-02-02T17:55:45Z 2023-02-02T17:55:45Z 2023-02-02 Monografia ANJOS, Andresa Pereira dos. Gestão de compra como ferramenta estratégica: um estudo de caso no varejo de Muricilândia Tocantins. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Tecnólogo em Logística ) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2022 http://hdl.handle.net/11612/4595 pt_BR Acesso Livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA Araguaína Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Logística. Gestão de compras. Fornecedores. Varejo.
CNPQ::OUTROS
spellingShingle Logística. Gestão de compras. Fornecedores. Varejo.
CNPQ::OUTROS
ANJOS, Andresa Pereira dos
Gestão de compra como ferramenta estratégica: Um estudo de caso no varejo de Muricilândia Tocantins
topic_facet Logística. Gestão de compras. Fornecedores. Varejo.
CNPQ::OUTROS
description Purchasing management is responsible for the efficiency of a company's purchasing process. It defines a series of strategies. Raw material of low quality or that does not meet minimum requirements, excess or lack of stock and wasted budget. In this context, the study aimed to report the supermarket shopping strategies and processes in Muricilândia Tocantis. And as specific objectives, it sought to identify strategic purchasing tools and analyze purchasing management processes. The research was classified as a case study with a qualitative approach, applied nature and descriptive objectives. The data were collected through a semi-structured interview, in this way, it was possible to observe how the purchasing processes are carried out, where the goods and meat sold in the supermarket come from, what state the goods are purchased from, how the selection of suppliers is, if freight is CIF (cost, insurance and freight) or FOB (free on board), a differential in relation to other supermarkets and the competitive advantages used
author_additional MENDANHA, José Francisco
author_additionalStr MENDANHA, José Francisco
format Monografia
author ANJOS, Andresa Pereira dos
title Gestão de compra como ferramenta estratégica: Um estudo de caso no varejo de Muricilândia Tocantins
title_short Gestão de compra como ferramenta estratégica: Um estudo de caso no varejo de Muricilândia Tocantins
title_full Gestão de compra como ferramenta estratégica: Um estudo de caso no varejo de Muricilândia Tocantins
title_fullStr Gestão de compra como ferramenta estratégica: Um estudo de caso no varejo de Muricilândia Tocantins
title_full_unstemmed Gestão de compra como ferramenta estratégica: Um estudo de caso no varejo de Muricilândia Tocantins
title_sort gestão de compra como ferramenta estratégica: um estudo de caso no varejo de muricilândia tocantins
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2023
url http://hdl.handle.net/11612/4595
_version_ 1787134088542420992
score 11.674684