Monografia

A crônica e sua função pedagógica no contexto de sala de aula

The present work aims to expose the experience and results obtained with the theoretical research and analysis of the chronicle "Laços de Família" by the author MoacyrScliar. The following theorists, FREIRE, (2011); SILVA, (1999); CANDIDO, (1989); FERREIRA, (2008); SOLÉ, (1998); FISCHER, (2013);...

ver descrição completa

Autor principal: Bonfim, Elismar Tavares
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/4658
id ir-11612-4658
recordtype dspace
spelling ir-11612-46582023-02-08T06:01:49Z A crônica e sua função pedagógica no contexto de sala de aula Bonfim, Elismar Tavares Souza, Neila Nunes de Crônica Gêneros textuais Pedagogia CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES The present work aims to expose the experience and results obtained with the theoretical research and analysis of the chronicle "Laços de Família" by the author MoacyrScliar. The following theorists, FREIRE, (2011); SILVA, (1999); CANDIDO, (1989); FERREIRA, (2008); SOLÉ, (1998); FISCHER, (2013); ROSENDO, (2015). In this way, we discuss the importance of pedagogy in teaching and also in the training of people / children and adolescents, the importance of studies of textual genres in the classroom, more specifically the chronicle that allows in the training of the student, a more critical and thinking. O presente trabalho tem como objetivo expor a experiência e os resultados obtidos com a pesquisa teórica e a análise da crônica “Laços de Família” do autor Moacyr Scliar. Foi utilizada como metodologia, os seguintes teóricos, FREIRE, (2011); SILVA, (1999); CANDIDO, (1989); FERREIRA, (2008); SOLÉ, (1998); FISCHER, (2013); ROSENDO, (2015). Desse modo, discutimos sobre a importância da pedagogia no ensino e também na formação de pessoas/crianças e adolescentes, a importância dos estudos dos gêneros textuais na sala de aula, mais especificamente a crônica que permite na formação do aluno, um ser mais crítico e pensante. 2023-02-07T11:59:20Z 2023-02-07T11:59:20Z 2023-02-07 Monografia BONFIM, Elismar Tavares. A crônica e sua função pedagógica no contexto de sala de aula. 2021. 21 f. Monografia (Especialização) - Curso de Letras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2021. http://hdl.handle.net/11612/4658 pt_BR Acesso Livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Porto Nacional CURSO::PORTO NACIONAL Porto Nacional Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Crônica
Gêneros textuais
Pedagogia
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
spellingShingle Crônica
Gêneros textuais
Pedagogia
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Bonfim, Elismar Tavares
A crônica e sua função pedagógica no contexto de sala de aula
topic_facet Crônica
Gêneros textuais
Pedagogia
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description The present work aims to expose the experience and results obtained with the theoretical research and analysis of the chronicle "Laços de Família" by the author MoacyrScliar. The following theorists, FREIRE, (2011); SILVA, (1999); CANDIDO, (1989); FERREIRA, (2008); SOLÉ, (1998); FISCHER, (2013); ROSENDO, (2015). In this way, we discuss the importance of pedagogy in teaching and also in the training of people / children and adolescents, the importance of studies of textual genres in the classroom, more specifically the chronicle that allows in the training of the student, a more critical and thinking.
author_additional Souza, Neila Nunes de
author_additionalStr Souza, Neila Nunes de
format Monografia
author Bonfim, Elismar Tavares
title A crônica e sua função pedagógica no contexto de sala de aula
title_short A crônica e sua função pedagógica no contexto de sala de aula
title_full A crônica e sua função pedagógica no contexto de sala de aula
title_fullStr A crônica e sua função pedagógica no contexto de sala de aula
title_full_unstemmed A crônica e sua função pedagógica no contexto de sala de aula
title_sort crônica e sua função pedagógica no contexto de sala de aula
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2023
url http://hdl.handle.net/11612/4658
_version_ 1787134325765963776
score 11.755432