Monografia

Análise de uma unidade do livro didático alive high sob o ponto de vista do letramento crítico.

This research aims to analyze the textbook Alive High, from the 3rd year of High School, from the point of view of critical literacy. It seeks to show whether the proposals presented in the material have the potential to contribute to the critical formation of the student, what the book's contribu...

ver descrição completa

Autor principal: Caldas, Taynara da Silva
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/4675
id ir-11612-4675
recordtype dspace
spelling ir-11612-46752023-02-08T06:01:46Z Análise de uma unidade do livro didático alive high sob o ponto de vista do letramento crítico. Caldas, Taynara da Silva Landim, Denise Silva Paes Livro Didático. Letramento Crítico. Língua Inglesa. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS This research aims to analyze the textbook Alive High, from the 3rd year of High School, from the point of view of critical literacy. It seeks to show whether the proposals presented in the material have the potential to contribute to the critical formation of the student, what the book's contribution is and how critical literacy activities are carried out in the selected unit. This article is characterized as a qualitative approach and follows the interpretivist paradigm, it is exploratory research. To obtain the data, the activities were analyzed from the perspective of critical literacy. Looking to analyze the sections of the textbook unit and to which they correspond. In addition, it explores how the unit's contents are organized and describes the objectives of each section. In conclusion, the importance of the subjects contained in the unit for discussions that aims to contribute to the individual or social development of the student was addressed. Furthermore, the results of the analyzes that the Alive High textbook favors the teacher and student in teaching/learning relating it to critical literacy. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o livro didático Alive High, do 3° ano do Ensino Médio, sob o ponto de vista do letramento crítico. Busca mostrar se as propostas apresentadas no material têm o potencial de contribuir para a formação crítica do aluno, qual a contribuição do livro e como se dão as atividades de letramento crítico na unidade selecionada. Esse artigo caracteriza-se como abordagem qualitativa e segue o paradigma interpretativista, trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório. Para obtenção dos dados, as atividades de uma unidade didática foram analisadas sob perspectivas do letramento crítico. Procurou-se analisar as seções da unidade do livro didático e em que correspondem cada uma delas. Além disso, consiste em explorar como os conteúdos da unidade são organizados e descreve os objetivos de cada seção. Em conclusão, foi abordado a importância dos assuntos contidos na unidade para discussões que visa contribuir para o desenvolvimento individual ou social do aluno. Ademais, os resultados das análises que o livro didático Alive High favorece ao professor e aluno no ensino/aprendizagem relacionando-o com o letramento crítico. 2023-02-07T21:42:48Z 2023-02-07T21:42:48Z 2023-02-07 Monografia CALDAS, Taynara da Silva. Análise de uma unidade do livro didático alive high sob o ponto de vista do letramento crítico. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras, Universi-dade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2022. http://hdl.handle.net/11612/4675 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS – LÍNGUA INGLESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURAS Araguaína Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Livro Didático.
Letramento Crítico.
Língua Inglesa.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
spellingShingle Livro Didático.
Letramento Crítico.
Língua Inglesa.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Caldas, Taynara da Silva
Análise de uma unidade do livro didático alive high sob o ponto de vista do letramento crítico.
topic_facet Livro Didático.
Letramento Crítico.
Língua Inglesa.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
description This research aims to analyze the textbook Alive High, from the 3rd year of High School, from the point of view of critical literacy. It seeks to show whether the proposals presented in the material have the potential to contribute to the critical formation of the student, what the book's contribution is and how critical literacy activities are carried out in the selected unit. This article is characterized as a qualitative approach and follows the interpretivist paradigm, it is exploratory research. To obtain the data, the activities were analyzed from the perspective of critical literacy. Looking to analyze the sections of the textbook unit and to which they correspond. In addition, it explores how the unit's contents are organized and describes the objectives of each section. In conclusion, the importance of the subjects contained in the unit for discussions that aims to contribute to the individual or social development of the student was addressed. Furthermore, the results of the analyzes that the Alive High textbook favors the teacher and student in teaching/learning relating it to critical literacy.
author_additional Landim, Denise Silva Paes
author_additionalStr Landim, Denise Silva Paes
format Monografia
author Caldas, Taynara da Silva
title Análise de uma unidade do livro didático alive high sob o ponto de vista do letramento crítico.
title_short Análise de uma unidade do livro didático alive high sob o ponto de vista do letramento crítico.
title_full Análise de uma unidade do livro didático alive high sob o ponto de vista do letramento crítico.
title_fullStr Análise de uma unidade do livro didático alive high sob o ponto de vista do letramento crítico.
title_full_unstemmed Análise de uma unidade do livro didático alive high sob o ponto de vista do letramento crítico.
title_sort análise de uma unidade do livro didático alive high sob o ponto de vista do letramento crítico.
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2023
url http://hdl.handle.net/11612/4675
_version_ 1787134306027569152
score 11.653393