Monografia

Estudo de crenças: um olhar voltado para a formação de professores de língua inglesa em pré-serviço.

In this research we discuss the importance of the study of beliefs within the training of pre-service English language teachers. We seek to show briefly the theories that stand out in the formation of LI teachers, as well as the concept of beliefs and their importance within the academic formatio...

ver descrição completa

Autor principal: Clemente, Luênnya Alves
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/4736
id ir-11612-4736
recordtype dspace
spelling ir-11612-47362023-02-09T06:01:19Z Estudo de crenças: um olhar voltado para a formação de professores de língua inglesa em pré-serviço. Clemente, Luênnya Alves Landim, Denise Silva Paes Alencar, Elisa B. de Alcântara Formação de professores de LI. Ensino e aprendizagem de línguas. Crenças sobre ensino de língua Inglesa. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS In this research we discuss the importance of the study of beliefs within the training of pre-service English language teachers. We seek to show briefly the theories that stand out in the formation of LI teachers, as well as the concept of beliefs and their importance within the academic formation. Based on Barcelos (2006), we interpret beliefs as opinions, thoughts and ways of seeing the world and that can be constructed from the experiences of individuals. As Debrely points out (2016), the beliefs of pre-service teachers may be resistant to change, for this reason this study aims to identify some beliefs of three students of the last period of Letters / English on the teaching and learning of the English language, as well as to highlight in what way the course of English Letters has acted in the construction and resignification of such beliefs. This work of completion of course is configured as an exploratory case study within a qualitative approach. At the end of this study it was possible to perceive the relevance of the study of beliefs in the formation of LI teachers, as well as the role of the English-language course in the re-signification of the investigated beliefs. Nesta pesquisa discutimos a importância do estudo de crenças dentro da formação de professores de Língua Inglesa em pré-serviço. Buscamos mostrar de forma breve um apanhado das teorias que se destacam dentro da formação de professores de LI, assim como, o conceito de crenças e sua importância dentro da formação acadêmica. Baseado em Barcelos (2006), interpretamos crenças como as opiniões, pensamentos e maneiras de ver o mundo e que podem ser construídas a partir das experiências dos indivíduos. Como aponta Debrely (2016), as crenças de professores em pré-serviço podem ser resistir às mudanças, por esse motivo este estudo tem como objetivo identificar algumas crenças de três estudantes do 8°(oitavo) período de Letras/Inglês sobre o ensino e aprendizagem da língua inglesa, bem como destacar de que maneira o curso de Letras- Inglês tem atuado na construção e ressignificação de tais crenças. Este trabalho de conclusão de curso se configura como um estudo de caso exploratório dentro de uma abordagem qualitativa. Ao final deste estudo foi possível perceber a relevância do estudo de crenças na formação de professores de LI, assim como, o papel do curso de LetrasInglês na ressignificação das crenças investigadas. 2023-02-08T21:18:47Z 2023-02-08T21:18:47Z 2023-02-08 Monografia CLEMENTE, Luênnya Alves. Estudo de crenças: um olhar voltado para a formação de professores de língua inglesa em pré-serviço. 47f. Trabalho Conclusão de Curso(Graduação). Letras, Universidade Federal  do Tocantins, Araguaína, 2018. http://hdl.handle.net/11612/4736 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS – LÍNGUA INGLESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURAS Araguaína Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Formação de professores de LI.
Ensino e aprendizagem de línguas.
Crenças sobre ensino de língua Inglesa.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
spellingShingle Formação de professores de LI.
Ensino e aprendizagem de línguas.
Crenças sobre ensino de língua Inglesa.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Clemente, Luênnya Alves
Estudo de crenças: um olhar voltado para a formação de professores de língua inglesa em pré-serviço.
topic_facet Formação de professores de LI.
Ensino e aprendizagem de línguas.
Crenças sobre ensino de língua Inglesa.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
description In this research we discuss the importance of the study of beliefs within the training of pre-service English language teachers. We seek to show briefly the theories that stand out in the formation of LI teachers, as well as the concept of beliefs and their importance within the academic formation. Based on Barcelos (2006), we interpret beliefs as opinions, thoughts and ways of seeing the world and that can be constructed from the experiences of individuals. As Debrely points out (2016), the beliefs of pre-service teachers may be resistant to change, for this reason this study aims to identify some beliefs of three students of the last period of Letters / English on the teaching and learning of the English language, as well as to highlight in what way the course of English Letters has acted in the construction and resignification of such beliefs. This work of completion of course is configured as an exploratory case study within a qualitative approach. At the end of this study it was possible to perceive the relevance of the study of beliefs in the formation of LI teachers, as well as the role of the English-language course in the re-signification of the investigated beliefs.
author_additional Landim, Denise Silva Paes
author_additionalStr Landim, Denise Silva Paes
format Monografia
author Clemente, Luênnya Alves
title Estudo de crenças: um olhar voltado para a formação de professores de língua inglesa em pré-serviço.
title_short Estudo de crenças: um olhar voltado para a formação de professores de língua inglesa em pré-serviço.
title_full Estudo de crenças: um olhar voltado para a formação de professores de língua inglesa em pré-serviço.
title_fullStr Estudo de crenças: um olhar voltado para a formação de professores de língua inglesa em pré-serviço.
title_full_unstemmed Estudo de crenças: um olhar voltado para a formação de professores de língua inglesa em pré-serviço.
title_sort estudo de crenças: um olhar voltado para a formação de professores de língua inglesa em pré-serviço.
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2023
url http://hdl.handle.net/11612/4736
_version_ 1787134958207238144
score 11.675088