/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Monografia
A experimentação como metodologia de ensino e aprendizagem no contexto da Feira de Ciências
This article presents a brief history of the emergence of the Science Fair, as well as the connection between theory and practice, which this event provides, emphasizing the detailing and effectiveness of the Science Fair at the Silva Dourado State School, exposing the description of the experime...
Autor principal: | Silva, Gabriela Costa e |
---|---|
Grau: | Monografia |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/4898 |
id |
ir-11612-4898 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-48982023-03-01T06:01:38Z A experimentação como metodologia de ensino e aprendizagem no contexto da Feira de Ciências Silva, Gabriela Costa e Abreu, Márcia Cristina Fernandes de Escola Feira de Ciências Metodologia Experimentos Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA This article presents a brief history of the emergence of the Science Fair, as well as the connection between theory and practice, which this event provides, emphasizing the detailing and effectiveness of the Science Fair at the Silva Dourado State School, exposing the description of the experiments of 8th grade elementary school students, Youth and Adult Education class - EJA. Theoretical - conceptual analyzes were carried out for the execution of this study, as well as, through action research, that it is a methodology for investigating educational practices in a collective and collaborative manner and with equivalent theoretical foundation. Thus we seek the contributions of the authors: Moraes (1986), Brasill (2006), Mancuso (1993), Pereira (2000), Mezzari (2011), Santos (2012), among others. In order to understand the Science Fair pedagogical practice through an approach only when it is collaborative and descriptive of the actions and discussions about the theme in the daily lives of these actors. Este artigo apresenta um breve histórico do surgimento da Feira de Ciências, assim como a conexão entre a teoria e a prática, que esse evento propicia, dando ênfase ao detalhamento e efetivação da Feira de Ciências na Escola Estadual Silva Dourado, expondo a descrição dos experimentos dos alunos do 8o ano do Ensino Fundamental, turma da Educação de Jovens e Adultos - EJA. Para a execução deste estudo foi realizada análises teóricas – conceituais, assim como, através da pesquisa-ação, que se trata de uma metodologia de investigação das práticas educacionais de forma coletiva e colaborativa e com fundamentação teórica equivalente. Assim, buscamos as contribuições dos autores: Moraes (1986), Brasill (2006), Mancuso (1993), Pereira (2000), Mezzari (2011), Santos (2012), dentre outros. De modo a entender a prática pedagógica da Feira de Ciências por meio de abordagem apenas quando ela é colaborativa e descritiva das ações e discussões acerca da temática no cotidiano desses autores. 2023-02-28T19:54:21Z 2023-02-28T19:54:21Z 2020-12-05 Monografia Silva, Gabriela Costa e. A experimentação como metodologia de ensino e aprendizagem no contexto da Feira de Ciências. 23 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Biologia. Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2020. http://hdl.handle.net/11612/4898 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Arraias CURSO::ARRAIAS::EAD::LICENCIATURA::BIOLOGIA Arraias Graduação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Escola Feira de Ciências Metodologia Experimentos Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA |
spellingShingle |
Escola Feira de Ciências Metodologia Experimentos Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA Silva, Gabriela Costa e A experimentação como metodologia de ensino e aprendizagem no contexto da Feira de Ciências |
topic_facet |
Escola Feira de Ciências Metodologia Experimentos Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA |
description |
This article presents a brief history of the emergence of the Science Fair, as well as the
connection between theory and practice, which this event provides, emphasizing the detailing
and effectiveness of the Science Fair at the Silva Dourado State School, exposing the
description of the experiments of 8th grade elementary school students, Youth and Adult
Education class - EJA. Theoretical - conceptual analyzes were carried out for the execution of
this study, as well as, through action research, that it is a methodology for investigating
educational practices in a collective and collaborative manner and with equivalent theoretical
foundation. Thus we seek the contributions of the authors: Moraes (1986), Brasill (2006),
Mancuso (1993), Pereira (2000), Mezzari (2011), Santos (2012), among others. In order to
understand the Science Fair pedagogical practice through an approach only when it is
collaborative and descriptive of the actions and discussions about the theme in the daily lives
of these actors. |
author_additional |
Abreu, Márcia Cristina Fernandes de |
author_additionalStr |
Abreu, Márcia Cristina Fernandes de |
format |
Monografia |
author |
Silva, Gabriela Costa e |
title |
A experimentação como metodologia de ensino e aprendizagem no contexto da Feira de Ciências |
title_short |
A experimentação como metodologia de ensino e aprendizagem no contexto da Feira de Ciências |
title_full |
A experimentação como metodologia de ensino e aprendizagem no contexto da Feira de Ciências |
title_fullStr |
A experimentação como metodologia de ensino e aprendizagem no contexto da Feira de Ciências |
title_full_unstemmed |
A experimentação como metodologia de ensino e aprendizagem no contexto da Feira de Ciências |
title_sort |
experimentação como metodologia de ensino e aprendizagem no contexto da feira de ciências |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2023 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/4898 |
_version_ |
1787134449465425920 |
score |
11.687526 |