Monografia

A experimentação como metodologia de ensino e aprendizagem no contexto da Feira de Ciências

This article presents a brief history of the emergence of the Science Fair, as well as the connection between theory and practice, which this event provides, emphasizing the detailing and effectiveness of the Science Fair at the Silva Dourado State School, exposing the description of the experime...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Gabriela Costa e
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/4898
id ir-11612-4898
recordtype dspace
spelling ir-11612-48982023-03-01T06:01:38Z A experimentação como metodologia de ensino e aprendizagem no contexto da Feira de Ciências Silva, Gabriela Costa e Abreu, Márcia Cristina Fernandes de Escola Feira de Ciências Metodologia Experimentos Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA This article presents a brief history of the emergence of the Science Fair, as well as the connection between theory and practice, which this event provides, emphasizing the detailing and effectiveness of the Science Fair at the Silva Dourado State School, exposing the description of the experiments of 8th grade elementary school students, Youth and Adult Education class - EJA. Theoretical - conceptual analyzes were carried out for the execution of this study, as well as, through action research, that it is a methodology for investigating educational practices in a collective and collaborative manner and with equivalent theoretical foundation. Thus we seek the contributions of the authors: Moraes (1986), Brasill (2006), Mancuso (1993), Pereira (2000), Mezzari (2011), Santos (2012), among others. In order to understand the Science Fair pedagogical practice through an approach only when it is collaborative and descriptive of the actions and discussions about the theme in the daily lives of these actors. Este artigo apresenta um breve histórico do surgimento da Feira de Ciências, assim como a conexão entre a teoria e a prática, que esse evento propicia, dando ênfase ao detalhamento e efetivação da Feira de Ciências na Escola Estadual Silva Dourado, expondo a descrição dos experimentos dos alunos do 8o ano do Ensino Fundamental, turma da Educação de Jovens e Adultos - EJA. Para a execução deste estudo foi realizada análises teóricas – conceituais, assim como, através da pesquisa-ação, que se trata de uma metodologia de investigação das práticas educacionais de forma coletiva e colaborativa e com fundamentação teórica equivalente. Assim, buscamos as contribuições dos autores: Moraes (1986), Brasill (2006), Mancuso (1993), Pereira (2000), Mezzari (2011), Santos (2012), dentre outros. De modo a entender a prática pedagógica da Feira de Ciências por meio de abordagem apenas quando ela é colaborativa e descritiva das ações e discussões acerca da temática no cotidiano desses autores. 2023-02-28T19:54:21Z 2023-02-28T19:54:21Z 2020-12-05 Monografia Silva, Gabriela Costa e. A experimentação como metodologia de ensino e aprendizagem no contexto da Feira de Ciências. 23 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Biologia. Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2020. http://hdl.handle.net/11612/4898 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Arraias CURSO::ARRAIAS::EAD::LICENCIATURA::BIOLOGIA Arraias Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Escola
Feira de Ciências
Metodologia
Experimentos
Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA
spellingShingle Escola
Feira de Ciências
Metodologia
Experimentos
Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA
Silva, Gabriela Costa e
A experimentação como metodologia de ensino e aprendizagem no contexto da Feira de Ciências
topic_facet Escola
Feira de Ciências
Metodologia
Experimentos
Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA
description This article presents a brief history of the emergence of the Science Fair, as well as the connection between theory and practice, which this event provides, emphasizing the detailing and effectiveness of the Science Fair at the Silva Dourado State School, exposing the description of the experiments of 8th grade elementary school students, Youth and Adult Education class - EJA. Theoretical - conceptual analyzes were carried out for the execution of this study, as well as, through action research, that it is a methodology for investigating educational practices in a collective and collaborative manner and with equivalent theoretical foundation. Thus we seek the contributions of the authors: Moraes (1986), Brasill (2006), Mancuso (1993), Pereira (2000), Mezzari (2011), Santos (2012), among others. In order to understand the Science Fair pedagogical practice through an approach only when it is collaborative and descriptive of the actions and discussions about the theme in the daily lives of these actors.
author_additional Abreu, Márcia Cristina Fernandes de
author_additionalStr Abreu, Márcia Cristina Fernandes de
format Monografia
author Silva, Gabriela Costa e
title A experimentação como metodologia de ensino e aprendizagem no contexto da Feira de Ciências
title_short A experimentação como metodologia de ensino e aprendizagem no contexto da Feira de Ciências
title_full A experimentação como metodologia de ensino e aprendizagem no contexto da Feira de Ciências
title_fullStr A experimentação como metodologia de ensino e aprendizagem no contexto da Feira de Ciências
title_full_unstemmed A experimentação como metodologia de ensino e aprendizagem no contexto da Feira de Ciências
title_sort experimentação como metodologia de ensino e aprendizagem no contexto da feira de ciências
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2023
url http://hdl.handle.net/11612/4898
_version_ 1787134449465425920
score 11.687526