/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Monografia
Uma investigação sobre a formação inicial dos alunos do subprojeto pibid de matemática.
This research had as object of study inventorying the contributions of Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching - PIBID, particularly Subproject PIBID the Degree in Mathematics, campus Araguaína the Federal University of Tocantins - UFT, (Brazil). In specific terms, fostering th...
Autor principal: | ALVES, Melquisedeque dos Anjos |
---|---|
Grau: | Monografia |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/5117 |
id |
ir-11612-5117 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-51172023-03-16T06:02:00Z Uma investigação sobre a formação inicial dos alunos do subprojeto pibid de matemática. ALVES, Melquisedeque dos Anjos OLIVEIRA, Sinval de Subprojeto PIBID de Matemática, CAPES, Sala de Aula, Ofício da Docência em Matemática, Educação Básica, Subproject PIBID of Mathematics, Classroom, Office of Teaching Mathematics, Basic Education. CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA This research had as object of study inventorying the contributions of Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching - PIBID, particularly Subproject PIBID the Degree in Mathematics, campus Araguaína the Federal University of Tocantins - UFT, (Brazil). In specific terms, fostering the initial training of mathematics teachers was expressed with the following question: What are the contributions the Subproject PIBID mathematics promotes the initial training of teachers? The basic methodological research tool was given from interviews with nineteen fellows of the Sub-project, supported by a semi-structured script. From the testimonies of the interviews the categories of analysis and discussion of data were established. As a result of the investigation, it is emphasized that the subproject has contributed in a positive manner as regards the approach to school reality; professional growth, personal and intellectual; theoretical reflections of scholars around the trends in mathematics education; combating evasion in mathematics course; supervisors act as teachers coformadores of fellows; development of teamwork; reflections between the stages of the course and the Subproject math PIBID. Essa investigação teve como objeto de estudo inventariar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, particularmente do Subprojeto PIBID do Curso de Licenciatura em Matemática, Câmpus de Araguaína da Universidade Federal do Tocantins – UFT. Em termos pontuais, o fomento à formação inicial de professores de matemática foi expresso com a seguinte indagação: Quais as contribuições o Subprojeto PIBID de Matemática fomenta na formação inicial de professores? O instrumento metodológico básico de investigação se deu a partir da realização de entrevistas com dezenove bolsistas do Subprojeto, tendo como suporte, um roteiro semiestruturado. A partir dos depoimentos das entrevistas foram estabelecidas as categorias de análises e discussão dos dados obtidos. Como resultado da investigação, destaca-se que o subprojeto tem contribuído de uma maneira positiva no que diz respeito a aproximação com a realidade escolar; crescimento profissional, pessoal e intelectual; reflexões teóricas dos bolsistas em torno das tendências da Educação Matemática; combate à evasão no curso de matemática; os professores supervisores atuam como coformadores dos bolsistas; desenvolvimento de trabalhos em equipe; reflexões entre os estágios do Curso e o Subprojeto PIBID de matemática. 2023-03-16T00:28:18Z 2023-03-16T00:28:18Z 2023-01-15 Monografia ALVES, Melquisedeque dos Anjos. UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOS ALUNOS DO SUBPROJETO PIBID DE MATEMÁTICA. 2016. 92 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016. http://hdl.handle.net/11612/5117 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICA Araguaína Graduação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Subprojeto PIBID de Matemática, CAPES, Sala de Aula, Ofício da Docência em Matemática, Educação Básica, Subproject PIBID of Mathematics, Classroom, Office of Teaching Mathematics, Basic Education. CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
spellingShingle |
Subprojeto PIBID de Matemática, CAPES, Sala de Aula, Ofício da Docência em Matemática, Educação Básica, Subproject PIBID of Mathematics, Classroom, Office of Teaching Mathematics, Basic Education. CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA ALVES, Melquisedeque dos Anjos Uma investigação sobre a formação inicial dos alunos do subprojeto pibid de matemática. |
topic_facet |
Subprojeto PIBID de Matemática, CAPES, Sala de Aula, Ofício da Docência em Matemática, Educação Básica, Subproject PIBID of Mathematics, Classroom, Office of Teaching Mathematics, Basic Education. CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
This research had as object of study inventorying the contributions of Institutional
Scholarship Program Introduction to Teaching - PIBID, particularly Subproject PIBID the
Degree in Mathematics, campus Araguaína the Federal University of Tocantins - UFT,
(Brazil). In specific terms, fostering the initial training of mathematics teachers was expressed
with the following question: What are the contributions the Subproject PIBID mathematics
promotes the initial training of teachers? The basic methodological research tool was given
from interviews with nineteen fellows of the Sub-project, supported by a semi-structured
script. From the testimonies of the interviews the categories of analysis and discussion of data
were established. As a result of the investigation, it is emphasized that the subproject has
contributed in a positive manner as regards the approach to school reality; professional
growth, personal and intellectual; theoretical reflections of scholars around the trends in
mathematics education; combating evasion in mathematics course; supervisors act as teachers
coformadores of fellows; development of teamwork; reflections between the stages of the
course and the Subproject math PIBID. |
author_additional |
OLIVEIRA, Sinval de |
author_additionalStr |
OLIVEIRA, Sinval de |
format |
Monografia |
author |
ALVES, Melquisedeque dos Anjos |
title |
Uma investigação sobre a formação inicial dos alunos do subprojeto pibid de matemática. |
title_short |
Uma investigação sobre a formação inicial dos alunos do subprojeto pibid de matemática. |
title_full |
Uma investigação sobre a formação inicial dos alunos do subprojeto pibid de matemática. |
title_fullStr |
Uma investigação sobre a formação inicial dos alunos do subprojeto pibid de matemática. |
title_full_unstemmed |
Uma investigação sobre a formação inicial dos alunos do subprojeto pibid de matemática. |
title_sort |
uma investigação sobre a formação inicial dos alunos do subprojeto pibid de matemática. |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2023 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/5117 |
_version_ |
1787134116176592896 |
score |
11.755432 |