Monografia

Uma investigação sobre a formação inicial dos alunos do subprojeto pibid de matemática.

This research had as object of study inventorying the contributions of Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching - PIBID, particularly Subproject PIBID the Degree in Mathematics, campus Araguaína the Federal University of Tocantins - UFT, (Brazil). In specific terms, fostering th...

ver descrição completa

Autor principal: ALVES, Melquisedeque dos Anjos
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/5117
id ir-11612-5117
recordtype dspace
spelling ir-11612-51172023-03-16T06:02:00Z Uma investigação sobre a formação inicial dos alunos do subprojeto pibid de matemática. ALVES, Melquisedeque dos Anjos OLIVEIRA, Sinval de Subprojeto PIBID de Matemática, CAPES, Sala de Aula, Ofício da Docência em Matemática, Educação Básica, Subproject PIBID of Mathematics, Classroom, Office of Teaching Mathematics, Basic Education. CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA This research had as object of study inventorying the contributions of Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching - PIBID, particularly Subproject PIBID the Degree in Mathematics, campus Araguaína the Federal University of Tocantins - UFT, (Brazil). In specific terms, fostering the initial training of mathematics teachers was expressed with the following question: What are the contributions the Subproject PIBID mathematics promotes the initial training of teachers? The basic methodological research tool was given from interviews with nineteen fellows of the Sub-project, supported by a semi-structured script. From the testimonies of the interviews the categories of analysis and discussion of data were established. As a result of the investigation, it is emphasized that the subproject has contributed in a positive manner as regards the approach to school reality; professional growth, personal and intellectual; theoretical reflections of scholars around the trends in mathematics education; combating evasion in mathematics course; supervisors act as teachers coformadores of fellows; development of teamwork; reflections between the stages of the course and the Subproject math PIBID. Essa investigação teve como objeto de estudo inventariar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, particularmente do Subprojeto PIBID do Curso de Licenciatura em Matemática, Câmpus de Araguaína da Universidade Federal do Tocantins – UFT. Em termos pontuais, o fomento à formação inicial de professores de matemática foi expresso com a seguinte indagação: Quais as contribuições o Subprojeto PIBID de Matemática fomenta na formação inicial de professores? O instrumento metodológico básico de investigação se deu a partir da realização de entrevistas com dezenove bolsistas do Subprojeto, tendo como suporte, um roteiro semiestruturado. A partir dos depoimentos das entrevistas foram estabelecidas as categorias de análises e discussão dos dados obtidos. Como resultado da investigação, destaca-se que o subprojeto tem contribuído de uma maneira positiva no que diz respeito a aproximação com a realidade escolar; crescimento profissional, pessoal e intelectual; reflexões teóricas dos bolsistas em torno das tendências da Educação Matemática; combate à evasão no curso de matemática; os professores supervisores atuam como coformadores dos bolsistas; desenvolvimento de trabalhos em equipe; reflexões entre os estágios do Curso e o Subprojeto PIBID de matemática. 2023-03-16T00:28:18Z 2023-03-16T00:28:18Z 2023-01-15 Monografia ALVES, Melquisedeque dos Anjos. UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOS ALUNOS DO SUBPROJETO PIBID DE MATEMÁTICA. 2016. 92 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016. http://hdl.handle.net/11612/5117 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICA Araguaína Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Subprojeto PIBID de Matemática,
CAPES,
Sala de Aula,
Ofício da Docência em Matemática,
Educação Básica,
Subproject PIBID of Mathematics,
Classroom,
Office of Teaching Mathematics,
Basic Education.
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Subprojeto PIBID de Matemática,
CAPES,
Sala de Aula,
Ofício da Docência em Matemática,
Educação Básica,
Subproject PIBID of Mathematics,
Classroom,
Office of Teaching Mathematics,
Basic Education.
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
ALVES, Melquisedeque dos Anjos
Uma investigação sobre a formação inicial dos alunos do subprojeto pibid de matemática.
topic_facet Subprojeto PIBID de Matemática,
CAPES,
Sala de Aula,
Ofício da Docência em Matemática,
Educação Básica,
Subproject PIBID of Mathematics,
Classroom,
Office of Teaching Mathematics,
Basic Education.
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description This research had as object of study inventorying the contributions of Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching - PIBID, particularly Subproject PIBID the Degree in Mathematics, campus Araguaína the Federal University of Tocantins - UFT, (Brazil). In specific terms, fostering the initial training of mathematics teachers was expressed with the following question: What are the contributions the Subproject PIBID mathematics promotes the initial training of teachers? The basic methodological research tool was given from interviews with nineteen fellows of the Sub-project, supported by a semi-structured script. From the testimonies of the interviews the categories of analysis and discussion of data were established. As a result of the investigation, it is emphasized that the subproject has contributed in a positive manner as regards the approach to school reality; professional growth, personal and intellectual; theoretical reflections of scholars around the trends in mathematics education; combating evasion in mathematics course; supervisors act as teachers coformadores of fellows; development of teamwork; reflections between the stages of the course and the Subproject math PIBID.
author_additional OLIVEIRA, Sinval de
author_additionalStr OLIVEIRA, Sinval de
format Monografia
author ALVES, Melquisedeque dos Anjos
title Uma investigação sobre a formação inicial dos alunos do subprojeto pibid de matemática.
title_short Uma investigação sobre a formação inicial dos alunos do subprojeto pibid de matemática.
title_full Uma investigação sobre a formação inicial dos alunos do subprojeto pibid de matemática.
title_fullStr Uma investigação sobre a formação inicial dos alunos do subprojeto pibid de matemática.
title_full_unstemmed Uma investigação sobre a formação inicial dos alunos do subprojeto pibid de matemática.
title_sort uma investigação sobre a formação inicial dos alunos do subprojeto pibid de matemática.
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2023
url http://hdl.handle.net/11612/5117
_version_ 1787134116176592896
score 11.755432