Monografia

00Contribuições para a formação inicial de professores de matemática no campo da docência com deficientes visuais.

The training of the students of the Degree in Mathematics for the work with visually impaired students, from the Federal University of Tocantins, university campus of Araguaína-TO, is the center of our work. The problematizing question was outlined as follows: How to foment the initial formation...

ver descrição completa

Autor principal: BARBOSA, Ana Paula Mendes
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/5157
id ir-11612-5157
recordtype dspace
spelling ir-11612-51572023-03-21T06:01:43Z 00Contribuições para a formação inicial de professores de matemática no campo da docência com deficientes visuais. BARBOSA, Ana Paula Mendes OLIVEIRA, Sinval de Ensino Inclusivo, Deficiência Visual, Formação Matemática, Inclusive Teaching, Visual Impairmet, Mathematical Formation. CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA The training of the students of the Degree in Mathematics for the work with visually impaired students, from the Federal University of Tocantins, university campus of Araguaína-TO, is the center of our work. The problematizing question was outlined as follows: How to foment the initial formation of mathematics teachers for the didactic work with visually impaired students from the Pedagogical Project of the Degree in Mathematics? The general objective was expressed in terms of proposing actions that enrich the training of students of the course for teaching with the visually impaired. The established methodology was of a bibliographic nature. As main result, a course proposal was elaborated for the Course, whose content articulates theoretical and practical issues that derive from Mathematics Education and Inclusive Education. A formação dos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática para o trabalho com alunos deficientes visuais, da Universidade Federal do Tocantins do campus de Araguaína-TO, é o centro de nosso trabalho. A questão problematizadora foi delineada da seguinte forma: Como fomentar a formação inicial de professores de matemática para o trabalho didático com alunos deficientes visuais a partir do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática? O objetivo geral foi expresso em termos de propor ações que enriqueçam a formação dos alunos do curso para a docência com deficientes visuais. A metodologia estabelecida foi a de natureza bibliográfica. Como principal resultado elaborou-se uma proposta de disciplina para o Curso, cujo teor articula questões teóricas e práticas que decorrem da Educação Matemática e da Educação Inclusiva. 2023-03-21T00:03:17Z 2023-03-21T00:03:17Z 2023-03-20 Monografia BARBOSA, Ana Paula Mendes. CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CAMPO DA DOCÊNCIA COM DEFICIENTES VISUAIS. 2017. 35 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2017. http://hdl.handle.net/11612/5157 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICA Araguaína Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Ensino Inclusivo,
Deficiência Visual,
Formação Matemática,
Inclusive Teaching,
Visual Impairmet,
Mathematical Formation.
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Ensino Inclusivo,
Deficiência Visual,
Formação Matemática,
Inclusive Teaching,
Visual Impairmet,
Mathematical Formation.
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
BARBOSA, Ana Paula Mendes
00Contribuições para a formação inicial de professores de matemática no campo da docência com deficientes visuais.
topic_facet Ensino Inclusivo,
Deficiência Visual,
Formação Matemática,
Inclusive Teaching,
Visual Impairmet,
Mathematical Formation.
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description The training of the students of the Degree in Mathematics for the work with visually impaired students, from the Federal University of Tocantins, university campus of Araguaína-TO, is the center of our work. The problematizing question was outlined as follows: How to foment the initial formation of mathematics teachers for the didactic work with visually impaired students from the Pedagogical Project of the Degree in Mathematics? The general objective was expressed in terms of proposing actions that enrich the training of students of the course for teaching with the visually impaired. The established methodology was of a bibliographic nature. As main result, a course proposal was elaborated for the Course, whose content articulates theoretical and practical issues that derive from Mathematics Education and Inclusive Education.
author_additional OLIVEIRA, Sinval de
author_additionalStr OLIVEIRA, Sinval de
format Monografia
author BARBOSA, Ana Paula Mendes
title 00Contribuições para a formação inicial de professores de matemática no campo da docência com deficientes visuais.
title_short 00Contribuições para a formação inicial de professores de matemática no campo da docência com deficientes visuais.
title_full 00Contribuições para a formação inicial de professores de matemática no campo da docência com deficientes visuais.
title_fullStr 00Contribuições para a formação inicial de professores de matemática no campo da docência com deficientes visuais.
title_full_unstemmed 00Contribuições para a formação inicial de professores de matemática no campo da docência com deficientes visuais.
title_sort 00contribuições para a formação inicial de professores de matemática no campo da docência com deficientes visuais.
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2023
url http://hdl.handle.net/11612/5157
_version_ 1787134776675663872
score 11.755432