Monografia

Uma proposta didática para o ensino de matemática com o uso do jornal na sala de aula.

In this investigation a theoretical study about the use of the newspaper in the Mathematics classes is carried out. The conjecture of this study is based on the guiding question denoted as, in what way can the newspaper be explored in the Mathematics class? The main focus is outlined in order to...

ver descrição completa

Autor principal: COSTA, Débora Vanessa Santos Dias
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/5162
id ir-11612-5162
recordtype dspace
spelling ir-11612-51622023-03-21T06:01:47Z Uma proposta didática para o ensino de matemática com o uso do jornal na sala de aula. COSTA, Débora Vanessa Santos Dias OLIVEIRA, Sinval de Jornal, Alfabetização Matemática, Aula de Matemática, Interdisciplinaridade, Newspaper, Mathematical Literacy, Math class, Interdisciplinarity. CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA In this investigation a theoretical study about the use of the newspaper in the Mathematics classes is carried out. The conjecture of this study is based on the guiding question denoted as, in what way can the newspaper be explored in the Mathematics class? The main focus is outlined in order to understand the problem of using the newspaper in the classroom, which is the exploration of real information that fosters the interdisciplinary between reading and Mathematics. As a methodological basis was established the qualitative research of bibliographic nature. The results obtained are configured through the elaboration of the methodological proposal with the use of the newspaper in mathematics classes, justified pedagogically based on the literature studied. Nesta investigação é realizado um estudo teórico sobre a utilização do jornal nas aulas de matemática. A conjectura desse estudo está pautada na questão diretriz denotada como, de que forma o jornal pode ser explorado na aula de matemática? O principal enfoque está delineado de maneira a compreender a problematização referente ao uso do jornal na sala de aula, que é a exploração de informações reais que propiciem a interdisciplinaridade entre a leitura e a matemática. Como base metodológica foi estabelecida a pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica. Os resultados encontrados se configuram por meio da elaboração da proposta metodológica com o uso do jornal nas aulas de matemática, justificada pedagogicamente com base na literatura estudada. 2023-03-21T00:42:03Z 2023-03-21T00:42:03Z 2023-03-20 Monografia COSTA, Débora Vanessa Santos Dias. UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA COM O USO DO JORNAL NA SALA DE AULA. 2017. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2017. http://hdl.handle.net/11612/5162 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICA Araguaína Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Jornal,
Alfabetização Matemática,
Aula de Matemática,
Interdisciplinaridade,
Newspaper,
Mathematical Literacy,
Math class,
Interdisciplinarity.
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Jornal,
Alfabetização Matemática,
Aula de Matemática,
Interdisciplinaridade,
Newspaper,
Mathematical Literacy,
Math class,
Interdisciplinarity.
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
COSTA, Débora Vanessa Santos Dias
Uma proposta didática para o ensino de matemática com o uso do jornal na sala de aula.
topic_facet Jornal,
Alfabetização Matemática,
Aula de Matemática,
Interdisciplinaridade,
Newspaper,
Mathematical Literacy,
Math class,
Interdisciplinarity.
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description In this investigation a theoretical study about the use of the newspaper in the Mathematics classes is carried out. The conjecture of this study is based on the guiding question denoted as, in what way can the newspaper be explored in the Mathematics class? The main focus is outlined in order to understand the problem of using the newspaper in the classroom, which is the exploration of real information that fosters the interdisciplinary between reading and Mathematics. As a methodological basis was established the qualitative research of bibliographic nature. The results obtained are configured through the elaboration of the methodological proposal with the use of the newspaper in mathematics classes, justified pedagogically based on the literature studied.
author_additional OLIVEIRA, Sinval de
author_additionalStr OLIVEIRA, Sinval de
format Monografia
author COSTA, Débora Vanessa Santos Dias
title Uma proposta didática para o ensino de matemática com o uso do jornal na sala de aula.
title_short Uma proposta didática para o ensino de matemática com o uso do jornal na sala de aula.
title_full Uma proposta didática para o ensino de matemática com o uso do jornal na sala de aula.
title_fullStr Uma proposta didática para o ensino de matemática com o uso do jornal na sala de aula.
title_full_unstemmed Uma proposta didática para o ensino de matemática com o uso do jornal na sala de aula.
title_sort uma proposta didática para o ensino de matemática com o uso do jornal na sala de aula.
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2023
url http://hdl.handle.net/11612/5162
_version_ 1787135001873088512
score 11.755432