Artigo

O conceito de práxis em Paulo Freire e suas implicações para o quefazer educativo de professores/professoras na escola pública

This article aims to elucidate the meaning of praxis in Paulo Freire”. The interest in clarifying how Paulo Freire conceives praxis in education stems from the complaint that teacher training courses have been too theoretical, far from the reality of educational practice and that they do not teac...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Nathalha Anolar
Grau: Artigo
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/5291
id ir-11612-5291
recordtype dspace
spelling ir-11612-52912023-04-13T06:02:30Z O conceito de práxis em Paulo Freire e suas implicações para o quefazer educativo de professores/professoras na escola pública Silva, Nathalha Anolar Freire, José Carlos da Silveira Formação Práxis Teoria-prática CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This article aims to elucidate the meaning of praxis in Paulo Freire”. The interest in clarifying how Paulo Freire conceives praxis in education stems from the complaint that teacher training courses have been too theoretical, far from the reality of educational practice and that they do not teach teachers how to teach. In short, there would be a lack of practice in teacher education. The solution, then, would be to encourage some kind of articulation between theory and practice in teacher education and performance. In this sense, the article seeks to answer the question: what is praxis in Paulo Freire? Therefore, the objective is to apprehend the concept of praxis in Paulo Freire. This is a theoretical-conceptual research based on the work Pedagogia da Autonomia and other essays by the author. From the analysis of Freire's thought on the subject, we infer that the concept of praxis in Freire is linked to the way in which Men produce their existence, as self-production through the transforming action-reflection of the world. O presente artigo visa elucidar o sentido de práxis em Paulo Freire”. O interesse em esclarecer como Paulo Freire concebe a práxis na educação, advém da queixa de que os cursos de formação de professores têm sido muito teóricos, distantes da realidade da prática educativa e de que esses não ensinam os professores a ensinar. Em suma estaria faltando prática na formação dos professores. A solução então seria estimular algum tipo de articulação entre teoria-prática na formação e atuação docente. Neste sentido o artigo busca responder à pergunta: o que é práxis em Paulo Freire? Para tanto define-se como objetivo apreender o conceito de práxis em Paulo Freire. Tratase de uma pesquisa teórico-conceitual baseada na obra Pedagogia da Autonomia e noutros ensaios do autor. Da análise do pensamento freiriano sobre o tema inferimos que o conceito de práxis em Freire vincula-se à maneira como os Homens produzem sua existência, como autoprodução de si mesmos mediante a ação-reflexão transformadora do mundo. 2023-04-12T18:59:13Z 2023-04-12T18:59:13Z 2022 Artigo SILVA, Nathalha Anolar da. O conceito de práxis em Paulo Freire e suas implicações para o quefazer educativo de professores/professoras na escola pública. 2022. 16 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2022. http://hdl.handle.net/11612/5291 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Tocantins Palmas CURSO::PALMAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIA Palmas Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Formação
Práxis
Teoria-prática
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Formação
Práxis
Teoria-prática
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Silva, Nathalha Anolar
O conceito de práxis em Paulo Freire e suas implicações para o quefazer educativo de professores/professoras na escola pública
topic_facet Formação
Práxis
Teoria-prática
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This article aims to elucidate the meaning of praxis in Paulo Freire”. The interest in clarifying how Paulo Freire conceives praxis in education stems from the complaint that teacher training courses have been too theoretical, far from the reality of educational practice and that they do not teach teachers how to teach. In short, there would be a lack of practice in teacher education. The solution, then, would be to encourage some kind of articulation between theory and practice in teacher education and performance. In this sense, the article seeks to answer the question: what is praxis in Paulo Freire? Therefore, the objective is to apprehend the concept of praxis in Paulo Freire. This is a theoretical-conceptual research based on the work Pedagogia da Autonomia and other essays by the author. From the analysis of Freire's thought on the subject, we infer that the concept of praxis in Freire is linked to the way in which Men produce their existence, as self-production through the transforming action-reflection of the world.
author_additional Freire, José Carlos da Silveira
author_additionalStr Freire, José Carlos da Silveira
format Artigo
author Silva, Nathalha Anolar
title O conceito de práxis em Paulo Freire e suas implicações para o quefazer educativo de professores/professoras na escola pública
title_short O conceito de práxis em Paulo Freire e suas implicações para o quefazer educativo de professores/professoras na escola pública
title_full O conceito de práxis em Paulo Freire e suas implicações para o quefazer educativo de professores/professoras na escola pública
title_fullStr O conceito de práxis em Paulo Freire e suas implicações para o quefazer educativo de professores/professoras na escola pública
title_full_unstemmed O conceito de práxis em Paulo Freire e suas implicações para o quefazer educativo de professores/professoras na escola pública
title_sort o conceito de práxis em paulo freire e suas implicações para o quefazer educativo de professores/professoras na escola pública
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2023
url http://hdl.handle.net/11612/5291
_version_ 1787134725374083072
score 11.674684