Dissertação

Formação em direitos humanos dos professores do ensino fundamental de Palmas/TO: práticas pedagógicas e proposições para a formação continuada

This research report addresses the issue of Human Rights Education in Basic Education teacher formation. The proposal starts from the question about what formation in Human Rights do Elementary School teachers in Palmas/TO have? The objective is to understand the formation in Human Rights of teac...

ver descrição completa

Autor principal: Stahnke, Heitor Alberto
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/5308
id ir-11612-5308
recordtype dspace
spelling ir-11612-53082023-04-20T06:02:25Z Formação em direitos humanos dos professores do ensino fundamental de Palmas/TO: práticas pedagógicas e proposições para a formação continuada Stahnke, Heitor Alberto Medina, Patrícia Formação docente; Direito à educação; Pós-graduação; Paulo Freire; Martinho Lutero; Snowball sampling; Teacher training; Right to education; Postgraduated studies CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO This research report addresses the issue of Human Rights Education in Basic Education teacher formation. The proposal starts from the question about what formation in Human Rights do Elementary School teachers in Palmas/TO have? The objective is to understand the formation in Human Rights of teachers of Elementary School in Palmas/TO, in order to propose pedagogical practices for continuing education in this area. The interest on the subject is related to the teaching practice in Basic Education, as well as the constant practical concerns about the multiple demands related to Human Rights today. It is understood that this concern is not an isolated phenomenon, but something present in Brazilian society, in the educational routine and in the teaching practice in general. The theoretical and empirical study is based on the hermeneutic phenomenological method, with a quantitative-qualitative approach. The primary data collection took place through a semi-structured interview with elementary school teachers from four schools in Palmas, using the methodological technique of snowball sampling. The data treatment was based on the hermeneutic analysis of the content to reveal understandings, conceptions and teaching practices on the subject of Education in Human Rights. The study made it possible to understand the teaching experience, such as the desire for better formation to deal with issues related to Human Rights in practice. Based on this reality, a strategy of continued teacher education was proposed, in the form of a Lato Sensu Postgraduated Program, with a curriculum organized from the cycle of teaching through research and guided by the interdisciplinarity of Human Rights in Luther's pedagogy and in the liberating and emancipator pedagogy of Paulo Freire. Este relatório de pesquisa aborda o tema da Educação em Direitos Humanos na formação de professores da Educação Básica. A proposta parte da interrogação sobre que formação em Direitos Humanos têm os professores do Ensino Fundamental de Palmas/TO? Teve por objetivo compreender a formação em Direitos Humanos dos professores do Ensino Fundamental de Palmas/TO, a fim de propor práticas pedagógicas para a formação continuada nesta área. O interesse sobre o tema está relacionado ao exercício docente na Educação Básica, bem como às constantes inquietações práticas sobre as múltiplas demandas relacionadas aos Direitos Humanos na atualidade. A inquietação não é um fenômeno isolado, mas algo presente na sociedade brasileira, no cotidiano educacional e no exercício docente em geral. A investigação teórica e empírica está fundamentada no método fenomenológico hermenêutico, com abordagem quanti-qualitativa. O levantamento de dados primários ocorreu através de entrevista semiestruturada com professores do Ensino Fundamental, de quatro escola de Palmas, utilizando a técnica metodológica de amostragem Bola de Neve, também chamada de “snowball sampling”. O tratamento dos dados baseou-se na análise hermenêutica do conteúdo para revelar os entendimentos, concepções e práticas docentes sobre a temática da Educação em Direitos Humanos. O estudo possibilitou a compreensão da experiência docente, como o anseio por melhor formação para lidar com as questões relativas aos Direitos Humanos na prática. A partir dessa realidade foi proposta uma estratégia de formação docente continuada, na forma de programa de pós-graduação lato sensu, com currículo organizado a partir do ciclo do ensino pela pesquisa e orientado pela interdisciplinaridade dos Direitos Humanos na pedagogia de Lutero e na pedagogia libertadora e emancipadora de Paulo Freire. 2023-04-19T10:36:28Z 2023-04-19T10:36:28Z 2022-05-21 Dissertação STAHNKE, Heitor Alberto. Formação em direitos humanos dos professores do ensino fundamental de Palmas/TO: práticas pedagógicas e proposições para a formação continuada. 2022.120f. Dissertação (Mestrado profissional e interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional em Direitos Humanos, Palmas, 2022. http://hdl.handle.net/11612/5308 pt_BR Open Access application/pdf application/pdf Universidade Federal do Tocantins BR Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos - PPGPJDH Palmas
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Formação docente; Direito à educação; Pós-graduação; Paulo Freire; Martinho Lutero; Snowball sampling; Teacher training; Right to education; Postgraduated studies
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
spellingShingle Formação docente; Direito à educação; Pós-graduação; Paulo Freire; Martinho Lutero; Snowball sampling; Teacher training; Right to education; Postgraduated studies
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Stahnke, Heitor Alberto
Formação em direitos humanos dos professores do ensino fundamental de Palmas/TO: práticas pedagógicas e proposições para a formação continuada
topic_facet Formação docente; Direito à educação; Pós-graduação; Paulo Freire; Martinho Lutero; Snowball sampling; Teacher training; Right to education; Postgraduated studies
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
description This research report addresses the issue of Human Rights Education in Basic Education teacher formation. The proposal starts from the question about what formation in Human Rights do Elementary School teachers in Palmas/TO have? The objective is to understand the formation in Human Rights of teachers of Elementary School in Palmas/TO, in order to propose pedagogical practices for continuing education in this area. The interest on the subject is related to the teaching practice in Basic Education, as well as the constant practical concerns about the multiple demands related to Human Rights today. It is understood that this concern is not an isolated phenomenon, but something present in Brazilian society, in the educational routine and in the teaching practice in general. The theoretical and empirical study is based on the hermeneutic phenomenological method, with a quantitative-qualitative approach. The primary data collection took place through a semi-structured interview with elementary school teachers from four schools in Palmas, using the methodological technique of snowball sampling. The data treatment was based on the hermeneutic analysis of the content to reveal understandings, conceptions and teaching practices on the subject of Education in Human Rights. The study made it possible to understand the teaching experience, such as the desire for better formation to deal with issues related to Human Rights in practice. Based on this reality, a strategy of continued teacher education was proposed, in the form of a Lato Sensu Postgraduated Program, with a curriculum organized from the cycle of teaching through research and guided by the interdisciplinarity of Human Rights in Luther's pedagogy and in the liberating and emancipator pedagogy of Paulo Freire.
author_additional Medina, Patrícia
author_additionalStr Medina, Patrícia
format Dissertação
author Stahnke, Heitor Alberto
title Formação em direitos humanos dos professores do ensino fundamental de Palmas/TO: práticas pedagógicas e proposições para a formação continuada
title_short Formação em direitos humanos dos professores do ensino fundamental de Palmas/TO: práticas pedagógicas e proposições para a formação continuada
title_full Formação em direitos humanos dos professores do ensino fundamental de Palmas/TO: práticas pedagógicas e proposições para a formação continuada
title_fullStr Formação em direitos humanos dos professores do ensino fundamental de Palmas/TO: práticas pedagógicas e proposições para a formação continuada
title_full_unstemmed Formação em direitos humanos dos professores do ensino fundamental de Palmas/TO: práticas pedagógicas e proposições para a formação continuada
title_sort formação em direitos humanos dos professores do ensino fundamental de palmas/to: práticas pedagógicas e proposições para a formação continuada
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2023
url http://hdl.handle.net/11612/5308
_version_ 1787134198081912832
score 11.755432