Dissertação

Um olhar analítico sobre a reforma do ensino de Filosofia a partir da Base Nacional Comum Curricular e do documento curricular do estado do Tocantins

The work presented here portrays an analytical look at the Philosophy Teaching Reform from the National Common Curricular Base and the Curricular Document of the State of Tocantins. It is worth noting that in Brazil the discipline of Philosophy is seen as somewhat unstable, being the subject of d...

ver descrição completa

Autor principal: Gonçalves , Eduardo Ribeiro
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/5387
id ir-11612-5387
recordtype dspace
spelling ir-11612-53872023-05-20T06:01:59Z Um olhar analítico sobre a reforma do ensino de Filosofia a partir da Base Nacional Comum Curricular e do documento curricular do estado do Tocantins Gonçalves , Eduardo Ribeiro Branco, Judikael Castelo BNCC; DCT/TO-EM; Competências e habilidades; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Filosofia; Skills and abilities; Applied Human and Social Sciences; Philosophy CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA The work presented here portrays an analytical look at the Philosophy Teaching Reform from the National Common Curricular Base and the Curricular Document of the State of Tocantins. It is worth noting that in Brazil the discipline of Philosophy is seen as somewhat unstable, being the subject of discussion and study. From the implementation of the Law of Guidelines and Base of National Education in 1996 (LDB, Law Nº 9.394/96), the creation and implementation of a National Common Curricular Base (BNCC, 2018) was already proclaimed, which would direct the school curricula in the public and private networks of Early Childhood Education, Elementary and High School, throughout Brazil. With the aim of improving students' learning, studies were implemented, leaving it up to the states to execute their curriculum documents. The state of Tocantins built its Curriculum Document (DCT/TO), high school stage, and in December 2021 it won its approval. The creation of the New Secondary School - Law Project No. 13.415/17, of February 16, 2017, allowed the student to be the protagonist, experiencing learning situations, experiences that reflect their development. When carrying out this analysis on the teaching of Philosophy in the face of changes, we can see that the reform moves the Philosophy component to a somewhat less important place. There was a combination of components in the area of knowledge, which is linked to the components of History, Geography and Sociology, forming the area of Applied Human and Social Sciences. To emphasize its importance and recognize that Philosophy establishes a reciprocal relationship between knowledge and cooperates transversally with the other components, we have as an annex, the text “Cidadania”, by Eric Weil, which will point out how the student can gain his knowledge about being a citizen and how you will put this into your daily practice. This work is a research with a qualitative approach, of a basic nature, regarding its objectives it is descriptive and bibliographic procedure. It is considered that this will serve as support for the student's protagonism, improving their potential. O trabalho aqui exposto retrata um olhar analítico sobre a Reforma do Ensino de Filosofia a partir da Base Nacional Comum Curricular e do Documento Curricular do Estado do Tocantins. É válido ressaltar que no Brasil a disciplina de Filosofia é apontada com uma certa instabilidade, sendo alvo de discussão e estudo. A partir da efetivação da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional em 1996 (LDB, Lei Nº 9.394/96), já se apregoava a criação e implementação de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) a qual direcionaria os currículos escolares nas redes públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. Objetivando melhorar a aprendizagem dos estudantes, foram implementados estudos, ficando a cargo dos estados executarem seus documentos curriculares. O estado do Tocantins construiu seu Documento Curricular (DCT/TO), etapa Ensino Médio, e em dezembro de 2021 conquistou sua aprovação. A criação do Novo Ensino Médio - Projeto de Lei Nº 13.415/17, de 16 de fevereiro de 2017, possibilitou ao estudante ser o protagonista, vivenciando situações de aprendizagem, experiências que reflitam seu desenvolvimento. Ao realizarmos esta análise sobre o ensino da Filosofia frente às mudanças, podemos perceber que a reforma desacomoda o componente de Filosofia para um local um tanto menos importante. Houve a junção dos componentes em área de conhecimento, sendo que a mesma está unida aos componentes de História, Geografia e Sociologia, formando a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Para ressaltar sua importância e reconhecermos que a Filosofia estabelece uma relação recíproca entre os saberes e coopera transversalmente com os demais componentes, temos como anexo, o texto “Cidadania”, de Eric Weil que apontará como o estudante poderá conquistar seu conhecimento sobre o ser cidadão e de que forma colocará isso em sua prática diária. Este trabalho é uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza básica, quanto aos objetivos é descritiva e de procedimento bibliográfico. Pondera-se que esta servirá como suporte para o protagonismo do estudante, aprimorando o seu potencial. 2023-05-19T11:18:13Z 2023-05-19T11:18:13Z 2023-03-15 Dissertação GONÇALVES, Eduardo Ribeiro. Um olhar analítico sobre a reforma do ensino de Filosofia a partir da Base Nacional Comum Curricular e do documento curricular do estado do Tocantins.2023.127f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Palmas, 2023. http://hdl.handle.net/11612/5387 pt_BR Creative Commons application/pdf Universidade Federal do Tocantins Brasil Mestrado em Filosofia Palmas
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic BNCC; DCT/TO-EM; Competências e habilidades; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Filosofia; Skills and abilities; Applied Human and Social Sciences; Philosophy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
spellingShingle BNCC; DCT/TO-EM; Competências e habilidades; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Filosofia; Skills and abilities; Applied Human and Social Sciences; Philosophy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Gonçalves , Eduardo Ribeiro
Um olhar analítico sobre a reforma do ensino de Filosofia a partir da Base Nacional Comum Curricular e do documento curricular do estado do Tocantins
topic_facet BNCC; DCT/TO-EM; Competências e habilidades; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Filosofia; Skills and abilities; Applied Human and Social Sciences; Philosophy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
description The work presented here portrays an analytical look at the Philosophy Teaching Reform from the National Common Curricular Base and the Curricular Document of the State of Tocantins. It is worth noting that in Brazil the discipline of Philosophy is seen as somewhat unstable, being the subject of discussion and study. From the implementation of the Law of Guidelines and Base of National Education in 1996 (LDB, Law Nº 9.394/96), the creation and implementation of a National Common Curricular Base (BNCC, 2018) was already proclaimed, which would direct the school curricula in the public and private networks of Early Childhood Education, Elementary and High School, throughout Brazil. With the aim of improving students' learning, studies were implemented, leaving it up to the states to execute their curriculum documents. The state of Tocantins built its Curriculum Document (DCT/TO), high school stage, and in December 2021 it won its approval. The creation of the New Secondary School - Law Project No. 13.415/17, of February 16, 2017, allowed the student to be the protagonist, experiencing learning situations, experiences that reflect their development. When carrying out this analysis on the teaching of Philosophy in the face of changes, we can see that the reform moves the Philosophy component to a somewhat less important place. There was a combination of components in the area of knowledge, which is linked to the components of History, Geography and Sociology, forming the area of Applied Human and Social Sciences. To emphasize its importance and recognize that Philosophy establishes a reciprocal relationship between knowledge and cooperates transversally with the other components, we have as an annex, the text “Cidadania”, by Eric Weil, which will point out how the student can gain his knowledge about being a citizen and how you will put this into your daily practice. This work is a research with a qualitative approach, of a basic nature, regarding its objectives it is descriptive and bibliographic procedure. It is considered that this will serve as support for the student's protagonism, improving their potential.
author_additional Branco, Judikael Castelo
author_additionalStr Branco, Judikael Castelo
format Dissertação
author Gonçalves , Eduardo Ribeiro
title Um olhar analítico sobre a reforma do ensino de Filosofia a partir da Base Nacional Comum Curricular e do documento curricular do estado do Tocantins
title_short Um olhar analítico sobre a reforma do ensino de Filosofia a partir da Base Nacional Comum Curricular e do documento curricular do estado do Tocantins
title_full Um olhar analítico sobre a reforma do ensino de Filosofia a partir da Base Nacional Comum Curricular e do documento curricular do estado do Tocantins
title_fullStr Um olhar analítico sobre a reforma do ensino de Filosofia a partir da Base Nacional Comum Curricular e do documento curricular do estado do Tocantins
title_full_unstemmed Um olhar analítico sobre a reforma do ensino de Filosofia a partir da Base Nacional Comum Curricular e do documento curricular do estado do Tocantins
title_sort um olhar analítico sobre a reforma do ensino de filosofia a partir da base nacional comum curricular e do documento curricular do estado do tocantins
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2023
url http://hdl.handle.net/11612/5387
_version_ 1787134356645478400
score 11.675608