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Dissertação
Filosofia e currículo: análise da proposta curricular do Ensino Médio para a disciplina de Filosofia do Estado do Amazonas
A presente pesquisa visa explicitar a concepção filosófica da Proposta Curricular do Ensino Médio de Filosofia do Estado do Amazonas (PCAM-Filo) a fim de avaliar sua constituição e efetividade na formação de seus estudantes. Especificamente, os objetivos adotados são: demonstrar que o currículo é um...
Autor principal: | Cruz, Daniel da Silva |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5646058639269504 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7507 |
Resumo: |
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A presente pesquisa visa explicitar a concepção filosófica da Proposta Curricular do Ensino Médio de Filosofia do Estado do Amazonas (PCAM-Filo) a fim de avaliar sua constituição e efetividade na formação de seus estudantes. Especificamente, os objetivos adotados são: demonstrar que o currículo é uma ferramenta de controle do Estado, inserida nos contextos políticos e educacionais; examinar criticamente a relação entre a PCAM-Filosofia e os documentos oficiais de orientação curricular que a embasam, quanto às suas concepções e objetivos; diagnosticar quais as principais dificuldades relatadas pelos professores de Filosofia de Manaus – AM, em relação ao uso da PCAM -Filosofia na realidade escolar, por meio de aplicação de questionário. A primeira parte da investigação consiste na pesquisa bibliográfica e documental onde será utilizada como obra principal: Vigiar e Punir: nascimento da prisão (1975), de Michel Foucault, além da proposta curricular e os documentos de orientação curricular que a fundamentaram. A segunda parte do estudo caracteriza-se pela pesquisa de campo junto aos professores de Filosofia que atuam no Ensino Médio pela Secretaria de Estado e Educação e Qualidade do Ensino (Seduc-AM), no município de Manaus-AM. Ao final será confrontado o resultado da pesquisa de campo com a análise da proposta curricular. |