Dissertação

A prática pedagógica e a liberdade sartriana na educação de jovens e adultos da Escola Estadual Marechal Rondon, Araguaína-TO

This study proposes a didactic sequence for students of Youth and Adult Education (EJA) at Escola Marechal Rondon in the Araguaína-TO, highlighting the theme “freedom” for the philosopher Sartre. The activities were carried out remotely with the students, due to the need for social distance impos...

ver descrição completa

Autor principal: Santos Sobrinho, Lucymara da Silva
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/5397
id ir-11612-5397
recordtype dspace
spelling ir-11612-53972023-05-30T06:01:53Z A prática pedagógica e a liberdade sartriana na educação de jovens e adultos da Escola Estadual Marechal Rondon, Araguaína-TO Santos Sobrinho, Lucymara da Silva Branco, Judikael Castelo Educação de Jovens e Adultos; Liberdade para Sartre; Filosofia; Youth and Adult Education; Sartre’s Freedom; Philosophy CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA This study proposes a didactic sequence for students of Youth and Adult Education (EJA) at Escola Marechal Rondon in the Araguaína-TO, highlighting the theme “freedom” for the philosopher Sartre. The activities were carried out remotely with the students, due to the need for social distance imposed by the COVID-19 pandemic. The students received various materials with contents on the philosophical concept of “Sartre’s Freedom”, creating an environment for debate in the classroom, where students could reflect and incorporate the concept of freedom in Sartre into their lives. Thus, the teaching of Philosophy at EJA, with Sartre's theme, contributes to the formation of young people and adults, taking them out of alienation, which is reflected in the way they see their freedom, their own choices, and responsibilities, making them aware of their place in the world. Este trabalho tem como objetivo a formulação de uma proposta de uma sequência didática para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Marechal Rondon do município de Araguaína–TO, destacando a temática “liberdade” para o filósofo Sartre. As atividades foram realizadas de maneira remota com os alunos, devido à necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia da COVID-19. Foram apresentados aos alunos diversos materiais com os conteúdos sobre o conceito filosófico da “Liberdade para Sartre”, criando um ambiente de debate em sala de aula, onde os alunos puderam fazer suas reflexões e incorporar o conceito da liberdade em suas vidas. Dessa forma, o ensino da Filosofia na EJA, juntamente com a temática em questão, contribui para a formação desses jovens e adultos, tirando-os da alienação, o que se reflete na maneira como eles enxergam sua liberdade, suas próprias escolhas e responsabilidades, tornando-os seres mais conscientes de seu lugar no mundo. 2023-05-29T11:17:58Z 2023-05-29T11:17:58Z 2022-03-11 Dissertação SANTOS SOBRINHO, Lucymara da Silva. A prática pedagógica e a liberdade sartriana na educação de jovens e adultos da Escola Estadual Marechal Rondon, Araguaína-TO.2022.101f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Palmas, 2022. http://hdl.handle.net/11612/5397 pt_BR Creative Commons application/pdf Universidade Federal do Tocantins Brasil Mestrado em Filosofia Palmas
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Educação de Jovens e Adultos; Liberdade para Sartre; Filosofia; Youth and Adult Education; Sartre’s Freedom; Philosophy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
spellingShingle Educação de Jovens e Adultos; Liberdade para Sartre; Filosofia; Youth and Adult Education; Sartre’s Freedom; Philosophy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Santos Sobrinho, Lucymara da Silva
A prática pedagógica e a liberdade sartriana na educação de jovens e adultos da Escola Estadual Marechal Rondon, Araguaína-TO
topic_facet Educação de Jovens e Adultos; Liberdade para Sartre; Filosofia; Youth and Adult Education; Sartre’s Freedom; Philosophy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
description This study proposes a didactic sequence for students of Youth and Adult Education (EJA) at Escola Marechal Rondon in the Araguaína-TO, highlighting the theme “freedom” for the philosopher Sartre. The activities were carried out remotely with the students, due to the need for social distance imposed by the COVID-19 pandemic. The students received various materials with contents on the philosophical concept of “Sartre’s Freedom”, creating an environment for debate in the classroom, where students could reflect and incorporate the concept of freedom in Sartre into their lives. Thus, the teaching of Philosophy at EJA, with Sartre's theme, contributes to the formation of young people and adults, taking them out of alienation, which is reflected in the way they see their freedom, their own choices, and responsibilities, making them aware of their place in the world.
author_additional Branco, Judikael Castelo
author_additionalStr Branco, Judikael Castelo
format Dissertação
author Santos Sobrinho, Lucymara da Silva
title A prática pedagógica e a liberdade sartriana na educação de jovens e adultos da Escola Estadual Marechal Rondon, Araguaína-TO
title_short A prática pedagógica e a liberdade sartriana na educação de jovens e adultos da Escola Estadual Marechal Rondon, Araguaína-TO
title_full A prática pedagógica e a liberdade sartriana na educação de jovens e adultos da Escola Estadual Marechal Rondon, Araguaína-TO
title_fullStr A prática pedagógica e a liberdade sartriana na educação de jovens e adultos da Escola Estadual Marechal Rondon, Araguaína-TO
title_full_unstemmed A prática pedagógica e a liberdade sartriana na educação de jovens e adultos da Escola Estadual Marechal Rondon, Araguaína-TO
title_sort prática pedagógica e a liberdade sartriana na educação de jovens e adultos da escola estadual marechal rondon, araguaína-to
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2023
url http://hdl.handle.net/11612/5397
_version_ 1787134138290012160
score 11.755432