O que pode o documentário? Memória, acontecimento e fabulação em catarse: as três primeiras décadas de teatro palmense

This paper aims at combining theater and cinema in the documentary genre, tracking the presence of fabulation, herein seen as a space for communication aesthetics. Addopting the methodological approach of dismantling the documentary CATARSE – The First Three Decades of Palmas Theater, we rely on...

ver descrição completa

Autor principal: Justino, Lucas Alcides
Idioma: pt_BR
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/5442
id ir-11612-5442
recordtype dspace
spelling ir-11612-54422023-07-08T06:02:09Z O que pode o documentário? Memória, acontecimento e fabulação em catarse: as três primeiras décadas de teatro palmense Justino, Lucas Alcides Silva, Renata Ferreira da Documentário; Acontecimento; Fabulação; Desmontagem; Cinema; Documentary; Occurrence; Fabulation; Dismantling CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO This paper aims at combining theater and cinema in the documentary genre, tracking the presence of fabulation, herein seen as a space for communication aesthetics. Addopting the methodological approach of dismantling the documentary CATARSE – The First Three Decades of Palmas Theater, we rely on concepts such as staging, occurrence, experience, performance, memory, forthcoming and fabulation as evidence that notwithstanding the fact that documentaries are known for having different features from those seen in fiction cinematography, it holds no fictional traits. Such is theoretically supported by the fields of communication, arts, philosophy and sociology, as well as by works of personalities of both theater and cinema, such as Eduardo Coutinho, Bertolt Brecht, Meyerhold, Vertov, and Charles Chaplin. Este trabalho conjuga o teatro e o cinema no gênero documentário e trilha a presença da fabulação, entendendo-a como espaço para uma estética da comunicação. Tendo como aposta metodológica a desmontagem do documentário CATARSE – As três primeiras décadas de teatro Palmense, lançamos mão de conceitos de encenação, acontecimento, experiência, performance, memória, devir e fabulação para evidenciar que embora o documentário tenha se constituído como um sistema diferenciado em relação à cinematografia de ficção, não há nele características ficcionais. O aporte teórico para tal afirmação advém dos campos da comunicação, das artes, da filosofia e sociologia; também de obras de personalidades do teatro e cinema, como Eduardo Coutinho, Bertolt Brecht, Meyerhold, Vertov e Charles Chaplin. 2023-07-07T17:41:23Z 2023-07-07T17:41:23Z 2022-12-16 JUSTINO, Lucas Alcides. O que pode o documentário? Memória, acontecimento e fabulação em catarse: as três primeiras décadas de teatro palmense.2023. 100f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Sociedade) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade, Palmas, 2023. http://hdl.handle.net/11612/5442 pt_BR application/pdf
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Documentário; Acontecimento; Fabulação; Desmontagem; Cinema; Documentary; Occurrence; Fabulation; Dismantling
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
spellingShingle Documentário; Acontecimento; Fabulação; Desmontagem; Cinema; Documentary; Occurrence; Fabulation; Dismantling
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Justino, Lucas Alcides
O que pode o documentário? Memória, acontecimento e fabulação em catarse: as três primeiras décadas de teatro palmense
topic_facet Documentário; Acontecimento; Fabulação; Desmontagem; Cinema; Documentary; Occurrence; Fabulation; Dismantling
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description This paper aims at combining theater and cinema in the documentary genre, tracking the presence of fabulation, herein seen as a space for communication aesthetics. Addopting the methodological approach of dismantling the documentary CATARSE – The First Three Decades of Palmas Theater, we rely on concepts such as staging, occurrence, experience, performance, memory, forthcoming and fabulation as evidence that notwithstanding the fact that documentaries are known for having different features from those seen in fiction cinematography, it holds no fictional traits. Such is theoretically supported by the fields of communication, arts, philosophy and sociology, as well as by works of personalities of both theater and cinema, such as Eduardo Coutinho, Bertolt Brecht, Meyerhold, Vertov, and Charles Chaplin.
author_additional Silva, Renata Ferreira da
author_additionalStr Silva, Renata Ferreira da
author Justino, Lucas Alcides
title O que pode o documentário? Memória, acontecimento e fabulação em catarse: as três primeiras décadas de teatro palmense
title_short O que pode o documentário? Memória, acontecimento e fabulação em catarse: as três primeiras décadas de teatro palmense
title_full O que pode o documentário? Memória, acontecimento e fabulação em catarse: as três primeiras décadas de teatro palmense
title_fullStr O que pode o documentário? Memória, acontecimento e fabulação em catarse: as três primeiras décadas de teatro palmense
title_full_unstemmed O que pode o documentário? Memória, acontecimento e fabulação em catarse: as três primeiras décadas de teatro palmense
title_sort o que pode o documentário? memória, acontecimento e fabulação em catarse: as três primeiras décadas de teatro palmense
publishDate 2023
url http://hdl.handle.net/11612/5442
_version_ 1787134697935994880
score 11.653393