O que pode o documentário? Memória, acontecimento e fabulação em catarse: as três primeiras décadas de teatro palmense
This paper aims at combining theater and cinema in the documentary genre, tracking the presence of fabulation, herein seen as a space for communication aesthetics. Addopting the methodological approach of dismantling the documentary CATARSE – The First Three Decades of Palmas Theater, we rely on...
Autor principal: | Justino, Lucas Alcides |
---|---|
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/5442 |
id |
ir-11612-5442 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-54422023-07-08T06:02:09Z O que pode o documentário? Memória, acontecimento e fabulação em catarse: as três primeiras décadas de teatro palmense Justino, Lucas Alcides Silva, Renata Ferreira da Documentário; Acontecimento; Fabulação; Desmontagem; Cinema; Documentary; Occurrence; Fabulation; Dismantling CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO This paper aims at combining theater and cinema in the documentary genre, tracking the presence of fabulation, herein seen as a space for communication aesthetics. Addopting the methodological approach of dismantling the documentary CATARSE – The First Three Decades of Palmas Theater, we rely on concepts such as staging, occurrence, experience, performance, memory, forthcoming and fabulation as evidence that notwithstanding the fact that documentaries are known for having different features from those seen in fiction cinematography, it holds no fictional traits. Such is theoretically supported by the fields of communication, arts, philosophy and sociology, as well as by works of personalities of both theater and cinema, such as Eduardo Coutinho, Bertolt Brecht, Meyerhold, Vertov, and Charles Chaplin. Este trabalho conjuga o teatro e o cinema no gênero documentário e trilha a presença da fabulação, entendendo-a como espaço para uma estética da comunicação. Tendo como aposta metodológica a desmontagem do documentário CATARSE – As três primeiras décadas de teatro Palmense, lançamos mão de conceitos de encenação, acontecimento, experiência, performance, memória, devir e fabulação para evidenciar que embora o documentário tenha se constituído como um sistema diferenciado em relação à cinematografia de ficção, não há nele características ficcionais. O aporte teórico para tal afirmação advém dos campos da comunicação, das artes, da filosofia e sociologia; também de obras de personalidades do teatro e cinema, como Eduardo Coutinho, Bertolt Brecht, Meyerhold, Vertov e Charles Chaplin. 2023-07-07T17:41:23Z 2023-07-07T17:41:23Z 2022-12-16 JUSTINO, Lucas Alcides. O que pode o documentário? Memória, acontecimento e fabulação em catarse: as três primeiras décadas de teatro palmense.2023. 100f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Sociedade) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade, Palmas, 2023. http://hdl.handle.net/11612/5442 pt_BR application/pdf |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Documentário; Acontecimento; Fabulação; Desmontagem; Cinema; Documentary; Occurrence; Fabulation; Dismantling CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
spellingShingle |
Documentário; Acontecimento; Fabulação; Desmontagem; Cinema; Documentary; Occurrence; Fabulation; Dismantling CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Justino, Lucas Alcides O que pode o documentário? Memória, acontecimento e fabulação em catarse: as três primeiras décadas de teatro palmense |
topic_facet |
Documentário; Acontecimento; Fabulação; Desmontagem; Cinema; Documentary; Occurrence; Fabulation; Dismantling CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
This paper aims at combining theater and cinema in the documentary genre, tracking
the presence of fabulation, herein seen as a space for communication aesthetics.
Addopting the methodological approach of dismantling the documentary CATARSE
– The First Three Decades of Palmas Theater, we rely on concepts such as staging,
occurrence, experience, performance, memory, forthcoming and fabulation as
evidence that notwithstanding the fact that documentaries are known for having
different features from those seen in fiction cinematography, it holds no fictional traits.
Such is theoretically supported by the fields of communication, arts, philosophy and
sociology, as well as by works of personalities of both theater and cinema, such as
Eduardo Coutinho, Bertolt Brecht, Meyerhold, Vertov, and Charles Chaplin. |
author_additional |
Silva, Renata Ferreira da |
author_additionalStr |
Silva, Renata Ferreira da |
author |
Justino, Lucas Alcides |
title |
O que pode o documentário? Memória, acontecimento e fabulação em catarse: as três primeiras décadas de teatro palmense |
title_short |
O que pode o documentário? Memória, acontecimento e fabulação em catarse: as três primeiras décadas de teatro palmense |
title_full |
O que pode o documentário? Memória, acontecimento e fabulação em catarse: as três primeiras décadas de teatro palmense |
title_fullStr |
O que pode o documentário? Memória, acontecimento e fabulação em catarse: as três primeiras décadas de teatro palmense |
title_full_unstemmed |
O que pode o documentário? Memória, acontecimento e fabulação em catarse: as três primeiras décadas de teatro palmense |
title_sort |
o que pode o documentário? memória, acontecimento e fabulação em catarse: as três primeiras décadas de teatro palmense |
publishDate |
2023 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/5442 |
_version_ |
1787134697935994880 |
score |
11.687526 |