Monografia

O uso de jogos como metodologia facilitadora do processo de ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

Bearing in mind the importance of using games as a methodology that facilitates the teaching and learning process, this work aims to analyze the methodological and social role of games in the teaching and learning process of mathematics in the early years of Elementary School, seeking to demonstr...

ver descrição completa

Autor principal: Cunha, Jessyka Cristina Ferreira da
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/5837
id ir-11612-5837
recordtype dspace
spelling ir-11612-58372023-09-14T06:02:03Z O uso de jogos como metodologia facilitadora do processo de ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental Cunha, Jessyka Cristina Ferreira da Silva, Alexandre Oliveira da Ensino fundamental Jogos matemáticos Ensino e aprendizagem Lúdico CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Bearing in mind the importance of using games as a methodology that facilitates the teaching and learning process, this work aims to analyze the methodological and social role of games in the teaching and learning process of mathematics in the early years of Elementary School, seeking to demonstrate the pedagogical value, its influence and its effectiveness as a mediating strategy of knowledge. Therefore, games become essential to promote more meaningful Mathematics classes, as they stimulate motivation, reasoning, socialization and, above all, delight students and teachers. The methodology used was based on bibliographical research, with four mathematical games being proposed to be used in the early years of Elementary School. In the literature review, it was found that games can represent a lighter way for students to understand the use of rules not only in the logistics of the game itself, but also in the process of teaching and learning mathematics, proving to be a fundamental resource. in the appropriation of different contents and going beyond the extensive and exhausting lists of exercises so commonly used by more traditional teachers. Tendo em vista a importância da utilização dos jogos como metodologia facilitadora do processo de ensino e aprendizagem, o presente trabalho objetiva-se em analisar o papel metodológico e social dos jogos no processo de ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, buscando demonstrar o valor pedagógico, a sua influência e sua eficácia como estratégia mediadora do conhecimento. Logo, os jogos tornam-se indispensáveis para promover aulas de matemática mais significativas, pois estimula a motivação, o raciocínio, a socialização e acima de tudo encantam alunos e professores.A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa bibliográfica, sendo propostos cinco jogos matemáticos para serem utilizados nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Na revisão de literatura, averiguou-se que os jogos podem representar para os estudantes uma maneira mais leve de se entender a utilização de regras não só na logística do próprio jogo, mas também no processo de ensino aprendizagem da matemática, se mostrando um recurso fundamental na apropriação de diferentes conteúdos e indo além das extensas e cansativas listas de exercícios tão comumente utilizadas pelos professores mais tradicionais. 2023-09-13T12:20:51Z 2023-09-13T12:20:51Z 2023-09-13 Monografia CUNHA, Jessyka Cristina Ferreira da. O uso de jogos como metodologia facilitadora do processo de ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 51f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2023. http://hdl.handle.net/11612/5837 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Miracema CURSO::MIRACEMA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIA Miracema Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Ensino fundamental
Jogos matemáticos
Ensino e aprendizagem
Lúdico
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Ensino fundamental
Jogos matemáticos
Ensino e aprendizagem
Lúdico
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Cunha, Jessyka Cristina Ferreira da
O uso de jogos como metodologia facilitadora do processo de ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
topic_facet Ensino fundamental
Jogos matemáticos
Ensino e aprendizagem
Lúdico
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Bearing in mind the importance of using games as a methodology that facilitates the teaching and learning process, this work aims to analyze the methodological and social role of games in the teaching and learning process of mathematics in the early years of Elementary School, seeking to demonstrate the pedagogical value, its influence and its effectiveness as a mediating strategy of knowledge. Therefore, games become essential to promote more meaningful Mathematics classes, as they stimulate motivation, reasoning, socialization and, above all, delight students and teachers. The methodology used was based on bibliographical research, with four mathematical games being proposed to be used in the early years of Elementary School. In the literature review, it was found that games can represent a lighter way for students to understand the use of rules not only in the logistics of the game itself, but also in the process of teaching and learning mathematics, proving to be a fundamental resource. in the appropriation of different contents and going beyond the extensive and exhausting lists of exercises so commonly used by more traditional teachers.
author_additional Silva, Alexandre Oliveira da
author_additionalStr Silva, Alexandre Oliveira da
format Monografia
author Cunha, Jessyka Cristina Ferreira da
title O uso de jogos como metodologia facilitadora do processo de ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_short O uso de jogos como metodologia facilitadora do processo de ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full O uso de jogos como metodologia facilitadora do processo de ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr O uso de jogos como metodologia facilitadora do processo de ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed O uso de jogos como metodologia facilitadora do processo de ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort o uso de jogos como metodologia facilitadora do processo de ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2023
url http://hdl.handle.net/11612/5837
_version_ 1787134359616094208
score 11.755432