Dissertação

Práticas pedagógicas de língua portuguesa na alfabetização com estudantes surdos no Centro de Atendimento ao Surdo Amapá

This research report deals with the “Pedagogical Practices of the Portuguese Language in Literacy with Deaf Students at the Centro de Assistência ao Surdo Amapá” with the main objective of listing the pedagogical practices of the Portuguese Language as L2 in literacy with deaf students at the Cen...

ver descrição completa

Autor principal: Caridade, Nelcicleide Viana Dias
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/5931
id ir-11612-5931
recordtype dspace
spelling ir-11612-59312023-09-26T06:02:10Z Práticas pedagógicas de língua portuguesa na alfabetização com estudantes surdos no Centro de Atendimento ao Surdo Amapá Caridade, Nelcicleide Viana Dias Capuzzo, Denise de Barros Prática Pedagógica. Língua Portuguesa. Alfabetização. Surdo. Pedagogical Practice. Portuguese language. Literacy. Deaf CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This research report deals with the “Pedagogical Practices of the Portuguese Language in Literacy with Deaf Students at the Centro de Assistência ao Surdo Amapá” with the main objective of listing the pedagogical practices of the Portuguese Language as L2 in literacy with deaf students at the Centro de Assistance to the Deaf, following as a method based on the type of qualitative, descriptive and phenomenological research, developed from semi-structured interviews with four hearing teachers and two deaf teachers, seeking to achieve the proposed objectives in such a way that the report is structured from the collected data in the investigation and originating in the elaboration of the final product: Technological Technical Product – The Practical Guide for Teachers of Literacy in Portuguese L2 with the Deaf, in order to contribute to the teaching action so that the teacher can re-signify their pedagogical work. O presente relatório de pesquisa trata das “Práticas Pedagógicas de Língua Portuguesa na Alfabetização com Estudantes Surdos no Centro de Atendimento ao Surdo Amapá” tendo como objetivo principal, o de compreender as práticas pedagógicas de Língua Portuguesa como L2 na alfabetização com alunos surdos no Centro de Atendimentos ao Surdo, seguindo como método fundamentado no tipo de pesquisa qualitativa, descritiva e fenomenológica, desenvolvido a partir de entrevistas semiestruturadas com quatro professoras ouvintes e duas surdas, buscando alcançar os objetivos propostos de tal modo que o relatório se estrutura a partir dos dados coletados na investigação e originando na elaboração do produto final: Produto Técnico Tecnológico – O Guia Prático para Professores de Alfabetização de Língua Portuguesa L2 com Surdos, a fim de contribuir na ação docente de forma que o professor possa ressignificar o seu fazer pedagógico. 2023-09-25T23:26:37Z 2023-09-25T23:26:37Z 2023-06-19 Dissertação CARIDADE, Nelcicleide Viana Dias. Práticas pedagógicas de língua portuguesa na alfabetização com estudantes surdos no Centro de Atendimento ao Surdo Amapá. 2023. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2023. http://hdl.handle.net/11612/5931 pt_BR Open Access application/pdf application/pdf Universidade Federal do Tocantins BR Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE Palmas
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Prática Pedagógica. Língua Portuguesa. Alfabetização. Surdo. Pedagogical Practice. Portuguese language. Literacy. Deaf
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Prática Pedagógica. Língua Portuguesa. Alfabetização. Surdo. Pedagogical Practice. Portuguese language. Literacy. Deaf
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Caridade, Nelcicleide Viana Dias
Práticas pedagógicas de língua portuguesa na alfabetização com estudantes surdos no Centro de Atendimento ao Surdo Amapá
topic_facet Prática Pedagógica. Língua Portuguesa. Alfabetização. Surdo. Pedagogical Practice. Portuguese language. Literacy. Deaf
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This research report deals with the “Pedagogical Practices of the Portuguese Language in Literacy with Deaf Students at the Centro de Assistência ao Surdo Amapá” with the main objective of listing the pedagogical practices of the Portuguese Language as L2 in literacy with deaf students at the Centro de Assistance to the Deaf, following as a method based on the type of qualitative, descriptive and phenomenological research, developed from semi-structured interviews with four hearing teachers and two deaf teachers, seeking to achieve the proposed objectives in such a way that the report is structured from the collected data in the investigation and originating in the elaboration of the final product: Technological Technical Product – The Practical Guide for Teachers of Literacy in Portuguese L2 with the Deaf, in order to contribute to the teaching action so that the teacher can re-signify their pedagogical work.
author_additional Capuzzo, Denise de Barros
author_additionalStr Capuzzo, Denise de Barros
format Dissertação
author Caridade, Nelcicleide Viana Dias
title Práticas pedagógicas de língua portuguesa na alfabetização com estudantes surdos no Centro de Atendimento ao Surdo Amapá
title_short Práticas pedagógicas de língua portuguesa na alfabetização com estudantes surdos no Centro de Atendimento ao Surdo Amapá
title_full Práticas pedagógicas de língua portuguesa na alfabetização com estudantes surdos no Centro de Atendimento ao Surdo Amapá
title_fullStr Práticas pedagógicas de língua portuguesa na alfabetização com estudantes surdos no Centro de Atendimento ao Surdo Amapá
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas de língua portuguesa na alfabetização com estudantes surdos no Centro de Atendimento ao Surdo Amapá
title_sort práticas pedagógicas de língua portuguesa na alfabetização com estudantes surdos no centro de atendimento ao surdo amapá
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2023
url http://hdl.handle.net/11612/5931
_version_ 1787134683347156992
score 11.755432