/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Monografia
Protótipo de ensino com gêneros multissemióticos: diálogos entre culturas locais e letramentos escolares.
The objective of this research is to present a teaching prototype of/with multisemiotic genres as a legitimate pedagogical proposal for the development of practices that involve the local cultures of Tocantins’ students and the literacies valued by the school. Thus, the study proposes the elabora...
Autor principal: | BURJACK, Yury Bezerra |
---|---|
Grau: | Monografia |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/6319 |
id |
ir-11612-6319 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-63192023-12-28T06:02:08Z Protótipo de ensino com gêneros multissemióticos: diálogos entre culturas locais e letramentos escolares. BURJACK, Yury Bezerra FUZA, Ângela Francine Protótipo Multiletramentos Gêneros Multissemióticos Cultura Portuense Prototype Multiliteracies Multisemiotic Genres Porto Nacional Culture. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS The objective of this research is to present a teaching prototype of/with multisemiotic genres as a legitimate pedagogical proposal for the development of practices that involve the local cultures of Tocantins’ students and the literacies valued by the school. Thus, the study proposes the elaboration of a prototype for students of 6th and 7th grades of Elementary School. This is an action-research, qualitative-interpretative, propositional, organized according to principles of Applied Linguistics. It is theoretically anchored in dialogic studies of language and in the concept of teaching prototypes (ROJO, MOURA, 2012; ROJO, 2013a, b; ROJO, BARBOSA, 2015), within the scope of the Multiliteracy Pedagogy. The prototype is organized into five sections and consists of four activities, mainly aimed at the artistic-literary sphere. Through the prototype, it is possible to think of new forms of learning in the citizenship school formation of students. Furthermore, students are allowed to have contact with (i) everyday, local themes; (ii) multiliteracies indifferent genres; (iii) the rescue of local culture. O objetivo desta pesquisa é o de apresentar um protótipo de ensino de/com gêneros multissemióticos como proposta pedagógica legítima para o desenvolvimento de práticas que envolvam as culturas locais dos alunos do Tocantins e os letramentos valorizados pela escola. Para isso, o estudo propõe a elaboração de um protótipo para estudantes de 6o e 7o ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa-ação, qualitativo-interpretativa, de cunho propositivo, organizada segundo princípios da Linguística Aplicada. Ancora-se teoricamente nos estudos dialógicos da linguagem e no conceito de protótipo de ensino (ROJO, MOURA, 2012; ROJO, 2013a, b; ROJO, BARBOSA, 2015), no âmbito da Pedagogia dos Multiletramentos. O protótipo está organizado em cinco seções e é composto por quatro atividades, voltadas, principalmente, à esfera artístico-literária. Por meio do protótipo, possibilita-se pensar novas formas de aprendizagens na formação escolar cidadã dos estudantes. Ademais, possibilita-se ao estudante o contato com (i) temas cotidianos, locais; (ii) os multiletramentos a partir de gêneros variados; (iii) o resgate da cultura local. 2023-12-27T16:31:18Z 2023-12-27T16:31:18Z 2023-12-27 Monografia BURJACK, Yury Bezerra. Protótipo de ensino com gêneros multissemióticos: diálogos entre culturas locais e letramentos escolares.. 2023. 44 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras – Língua Portuguesa e Literaturas, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2023. http://hdl.handle.net/11612/6319 pt_BR Acesso Livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Porto Nacional CURSO::PORTO NACIONAL::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS ‒ LÍNGUA PORTUGUESA E RESPECTIVAS LITERATURAS Porto Nacional Graduação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Protótipo Multiletramentos Gêneros Multissemióticos Cultura Portuense Prototype Multiliteracies Multisemiotic Genres Porto Nacional Culture. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
spellingShingle |
Protótipo Multiletramentos Gêneros Multissemióticos Cultura Portuense Prototype Multiliteracies Multisemiotic Genres Porto Nacional Culture. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS BURJACK, Yury Bezerra Protótipo de ensino com gêneros multissemióticos: diálogos entre culturas locais e letramentos escolares. |
topic_facet |
Protótipo Multiletramentos Gêneros Multissemióticos Cultura Portuense Prototype Multiliteracies Multisemiotic Genres Porto Nacional Culture. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
The objective of this research is to present a teaching prototype of/with multisemiotic genres as
a legitimate pedagogical proposal for the development of practices that involve the local
cultures of Tocantins’ students and the literacies valued by the school. Thus, the study proposes
the elaboration of a prototype for students of 6th and 7th grades of Elementary School. This is
an action-research, qualitative-interpretative, propositional, organized according to principles
of Applied Linguistics. It is theoretically anchored in dialogic studies of language and in the
concept of teaching prototypes (ROJO, MOURA, 2012; ROJO, 2013a, b; ROJO, BARBOSA,
2015), within the scope of the Multiliteracy Pedagogy. The prototype is organized into five
sections and consists of four activities, mainly aimed at the artistic-literary sphere. Through the
prototype, it is possible to think of new forms of learning in the citizenship school formation of
students. Furthermore, students are allowed to have contact with (i) everyday, local themes; (ii)
multiliteracies indifferent genres; (iii) the rescue of local culture. |
author_additional |
FUZA, Ângela Francine |
author_additionalStr |
FUZA, Ângela Francine |
format |
Monografia |
author |
BURJACK, Yury Bezerra |
title |
Protótipo de ensino com gêneros multissemióticos: diálogos entre culturas locais e letramentos escolares. |
title_short |
Protótipo de ensino com gêneros multissemióticos: diálogos entre culturas locais e letramentos escolares. |
title_full |
Protótipo de ensino com gêneros multissemióticos: diálogos entre culturas locais e letramentos escolares. |
title_fullStr |
Protótipo de ensino com gêneros multissemióticos: diálogos entre culturas locais e letramentos escolares. |
title_full_unstemmed |
Protótipo de ensino com gêneros multissemióticos: diálogos entre culturas locais e letramentos escolares. |
title_sort |
protótipo de ensino com gêneros multissemióticos: diálogos entre culturas locais e letramentos escolares. |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2023 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/6319 |
_version_ |
1787135007685345280 |
score |
11.755432 |