Monografia

Protótipo de ensino com gêneros multissemióticos: diálogos entre culturas locais e letramentos escolares.

The objective of this research is to present a teaching prototype of/with multisemiotic genres as a legitimate pedagogical proposal for the development of practices that involve the local cultures of Tocantins’ students and the literacies valued by the school. Thus, the study proposes the elabora...

ver descrição completa

Autor principal: BURJACK, Yury Bezerra
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/6319
id ir-11612-6319
recordtype dspace
spelling ir-11612-63192023-12-28T06:02:08Z Protótipo de ensino com gêneros multissemióticos: diálogos entre culturas locais e letramentos escolares. BURJACK, Yury Bezerra FUZA, Ângela Francine Protótipo Multiletramentos Gêneros Multissemióticos Cultura Portuense Prototype Multiliteracies Multisemiotic Genres Porto Nacional Culture. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS The objective of this research is to present a teaching prototype of/with multisemiotic genres as a legitimate pedagogical proposal for the development of practices that involve the local cultures of Tocantins’ students and the literacies valued by the school. Thus, the study proposes the elaboration of a prototype for students of 6th and 7th grades of Elementary School. This is an action-research, qualitative-interpretative, propositional, organized according to principles of Applied Linguistics. It is theoretically anchored in dialogic studies of language and in the concept of teaching prototypes (ROJO, MOURA, 2012; ROJO, 2013a, b; ROJO, BARBOSA, 2015), within the scope of the Multiliteracy Pedagogy. The prototype is organized into five sections and consists of four activities, mainly aimed at the artistic-literary sphere. Through the prototype, it is possible to think of new forms of learning in the citizenship school formation of students. Furthermore, students are allowed to have contact with (i) everyday, local themes; (ii) multiliteracies indifferent genres; (iii) the rescue of local culture. O objetivo desta pesquisa é o de apresentar um protótipo de ensino de/com gêneros multissemióticos como proposta pedagógica legítima para o desenvolvimento de práticas que envolvam as culturas locais dos alunos do Tocantins e os letramentos valorizados pela escola. Para isso, o estudo propõe a elaboração de um protótipo para estudantes de 6o e 7o ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa-ação, qualitativo-interpretativa, de cunho propositivo, organizada segundo princípios da Linguística Aplicada. Ancora-se teoricamente nos estudos dialógicos da linguagem e no conceito de protótipo de ensino (ROJO, MOURA, 2012; ROJO, 2013a, b; ROJO, BARBOSA, 2015), no âmbito da Pedagogia dos Multiletramentos. O protótipo está organizado em cinco seções e é composto por quatro atividades, voltadas, principalmente, à esfera artístico-literária. Por meio do protótipo, possibilita-se pensar novas formas de aprendizagens na formação escolar cidadã dos estudantes. Ademais, possibilita-se ao estudante o contato com (i) temas cotidianos, locais; (ii) os multiletramentos a partir de gêneros variados; (iii) o resgate da cultura local. 2023-12-27T16:31:18Z 2023-12-27T16:31:18Z 2023-12-27 Monografia BURJACK, Yury Bezerra. Protótipo de ensino com gêneros multissemióticos: diálogos entre culturas locais e letramentos escolares.. 2023. 44 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras – Língua Portuguesa e Literaturas, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2023. http://hdl.handle.net/11612/6319 pt_BR Acesso Livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Porto Nacional CURSO::PORTO NACIONAL::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS ‒ LÍNGUA PORTUGUESA E RESPECTIVAS LITERATURAS Porto Nacional Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Protótipo
Multiletramentos
Gêneros Multissemióticos
Cultura Portuense
Prototype
Multiliteracies
Multisemiotic Genres
Porto Nacional Culture.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
spellingShingle Protótipo
Multiletramentos
Gêneros Multissemióticos
Cultura Portuense
Prototype
Multiliteracies
Multisemiotic Genres
Porto Nacional Culture.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
BURJACK, Yury Bezerra
Protótipo de ensino com gêneros multissemióticos: diálogos entre culturas locais e letramentos escolares.
topic_facet Protótipo
Multiletramentos
Gêneros Multissemióticos
Cultura Portuense
Prototype
Multiliteracies
Multisemiotic Genres
Porto Nacional Culture.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description The objective of this research is to present a teaching prototype of/with multisemiotic genres as a legitimate pedagogical proposal for the development of practices that involve the local cultures of Tocantins’ students and the literacies valued by the school. Thus, the study proposes the elaboration of a prototype for students of 6th and 7th grades of Elementary School. This is an action-research, qualitative-interpretative, propositional, organized according to principles of Applied Linguistics. It is theoretically anchored in dialogic studies of language and in the concept of teaching prototypes (ROJO, MOURA, 2012; ROJO, 2013a, b; ROJO, BARBOSA, 2015), within the scope of the Multiliteracy Pedagogy. The prototype is organized into five sections and consists of four activities, mainly aimed at the artistic-literary sphere. Through the prototype, it is possible to think of new forms of learning in the citizenship school formation of students. Furthermore, students are allowed to have contact with (i) everyday, local themes; (ii) multiliteracies indifferent genres; (iii) the rescue of local culture.
author_additional FUZA, Ângela Francine
author_additionalStr FUZA, Ângela Francine
format Monografia
author BURJACK, Yury Bezerra
title Protótipo de ensino com gêneros multissemióticos: diálogos entre culturas locais e letramentos escolares.
title_short Protótipo de ensino com gêneros multissemióticos: diálogos entre culturas locais e letramentos escolares.
title_full Protótipo de ensino com gêneros multissemióticos: diálogos entre culturas locais e letramentos escolares.
title_fullStr Protótipo de ensino com gêneros multissemióticos: diálogos entre culturas locais e letramentos escolares.
title_full_unstemmed Protótipo de ensino com gêneros multissemióticos: diálogos entre culturas locais e letramentos escolares.
title_sort protótipo de ensino com gêneros multissemióticos: diálogos entre culturas locais e letramentos escolares.
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2023
url http://hdl.handle.net/11612/6319
_version_ 1787135007685345280
score 11.755432