Artigo

A dimensão afetiva no trabalho pedagógico: a relação professor-aluno

This is a theoretical study that addresses the issue of affectivity in the teacher-student relationship. As a research problem, we have the hypothesis that the teacher-student relationship stimulates the student to learn in a more meaningful way. The importance of this theme is justified because it...

ver descrição completa

Autor principal: Fernandes, Kadja Luanna Pereira
Grau: Artigo
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/6527
id ir-11612-6527
recordtype dspace
spelling ir-11612-65272024-04-01T06:15:38Z A dimensão afetiva no trabalho pedagógico: a relação professor-aluno Fernandes, Kadja Luanna Pereira Lima, Layanna Giordana Bernardo Afetividade Relação professor-aluno Wallon Vinculo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This is a theoretical study that addresses the issue of affectivity in the teacher-student relationship. As a research problem, we have the hypothesis that the teacher-student relationship stimulates the student to learn in a more meaningful way. The importance of this theme is justified because it defends affectivity as a facilitating mechanism in the teaching-learning process. The main bibliographical basis is Wallon, Piaget, Vygotsky, and Paulo Freire, as well as other authors who have contributed to this theme. It proposes to reflect on the affective dimension in the pedagogical field from the experiences during the internship in early childhood education and initial series. Este é um estudo teórico onde aborda a questão da afetividade na relação professor-aluno. Como problema de pesquisa, temos a hipótese de que a relação professor-aluno estimula o aluno a aprender de uma maneira mais significativa. Justifica-se a importância deste tema, por defender a afetividade como mecanismo facilitador no processo de ensino aprendizagem, buscando como base bibliográfica principal Wallon, Piaget, Vygotsky e Paulo Freire, além de outros autores que contribuíram com este tema. Propõe-se refletir acerca da dimensão afetiva no âmbito pedagógico a partir das vivências durante o estágio na educação infantil e anos iniciais. 2024-02-15T12:57:01Z 2024-02-15T12:57:01Z 2024-02-15 Artigo FERNANDES, Kadja Luanna Pereira. A dimensão afetiva no trabalho pedagógico: a relação professor-aluno. 2023. 35f. Artigo de graduação (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2024. http://hdl.handle.net/11612/6527 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Miracema CURSO::MIRACEMA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIA Miracema Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Afetividade
Relação professor-aluno
Wallon
Vinculo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Afetividade
Relação professor-aluno
Wallon
Vinculo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Fernandes, Kadja Luanna Pereira
A dimensão afetiva no trabalho pedagógico: a relação professor-aluno
topic_facet Afetividade
Relação professor-aluno
Wallon
Vinculo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This is a theoretical study that addresses the issue of affectivity in the teacher-student relationship. As a research problem, we have the hypothesis that the teacher-student relationship stimulates the student to learn in a more meaningful way. The importance of this theme is justified because it defends affectivity as a facilitating mechanism in the teaching-learning process. The main bibliographical basis is Wallon, Piaget, Vygotsky, and Paulo Freire, as well as other authors who have contributed to this theme. It proposes to reflect on the affective dimension in the pedagogical field from the experiences during the internship in early childhood education and initial series.
author_additional Lima, Layanna Giordana Bernardo
author_additionalStr Lima, Layanna Giordana Bernardo
format Artigo
author Fernandes, Kadja Luanna Pereira
title A dimensão afetiva no trabalho pedagógico: a relação professor-aluno
title_short A dimensão afetiva no trabalho pedagógico: a relação professor-aluno
title_full A dimensão afetiva no trabalho pedagógico: a relação professor-aluno
title_fullStr A dimensão afetiva no trabalho pedagógico: a relação professor-aluno
title_full_unstemmed A dimensão afetiva no trabalho pedagógico: a relação professor-aluno
title_sort dimensão afetiva no trabalho pedagógico: a relação professor-aluno
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2024
url http://hdl.handle.net/11612/6527
_version_ 1797188834770812928
score 11.653393