/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Monografia
Um estudo sobre estágio curricular supervisionado do Curso de Licenciatura em Educação do Campo UFT Campus de Arraias
This work aims to analyze the challenges and perspectives on the Internship of the Degree Course in Field Education at the Arraias Campus. Specifically, we will discuss the importance of the Supervised Curricular Internship for teacher training for Education in end in the Field; Investigate theor...
Autor principal: | Almeida, Cleidiane Pereira de |
---|---|
Grau: | Monografia |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/6600 |
id |
ir-11612-6600 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-66002024-04-01T06:11:10Z Um estudo sobre estágio curricular supervisionado do Curso de Licenciatura em Educação do Campo UFT Campus de Arraias Almeida, Cleidiane Pereira de Aires, Helena Quirino Porto Estágio Curricular Supervisionado. Formação de Professores. Educação do Campo. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This work aims to analyze the challenges and perspectives on the Internship of the Degree Course in Field Education at the Arraias Campus. Specifically, we will discuss the importance of the Supervised Curricular Internship for teacher training for Education in end in the Field; Investigate theoretical aspects about the Internship and Analyze the conceptions of academics and teachers about the Internship discipline, the Degree Course in Field Education, the referred monograph presents the following question: What challenges and perspectives do teachers and academics face in carrying out the Curricular Internship of the Field Education Course, with a view to Visual Arts and Music qualifications? The work was carried out through a qualitative and field bibliographic research, based on theorists such as Arroio (2002), Pimenta end Lima (2005/2006), Colombo end Balão (2014) and other thinkers who discuss the topic. For data collection we used document analysis and semi-structured interviews with academics and teachers of the course. In analysis of the challenges and perspectives of academics and teachers regarding the realization of the Internship, it was possible to verify the lack of resources of the university to monitor interns in loco, the bureaucratization of the university, are points to be discussed and reflected in the development of the Internship. O presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios e perspectivas sobre o Estágio do Curso de Licenciatura em Educação do Campo no Campus de Arraias. Especificamente vamos discutir a importância do Estágio Curricular Supervisionado para a formação de professores para a Educação do e no Campo; Investigar aspectos teóricos sobre o Estágio e Analisar as concepções de acadêmicos e professores sobre a disciplina de Estágio no Curso Licenciatura em Educação do Campo, a referida monografia apresenta o seguinte questionamento: Que desafios e perspectivas os professores e acadêmicos enfrentam para a realização do Estágio Curricular do Curso de Educação do Campo, tendo em vista habilitações Artes Visuais e Música? O trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica qualitativa e de campo, fundamentada em teóricos como Arroio (2012), Pimenta e Lima (2005\2006), Colombo e Balão (2014) e outros pensadores que discutem sobre o tema. Para coleta de dados utilizamos a análise documental e entrevistas semiestruturada com acadêmicos e professores do curso. Em análise aos desafios e perspectivas dos acadêmicos e professores a respeito da realização do Estágio foi possível constatar a falta de recursos da universidade para o acompanhamento dos estagiários in loco, a burocratização do Estágio, assim como as distâncias entre as comunidades e a universidade, são pontos para serem discutidos e refletidos no desenvolvimento do Estágio. 2024-02-21T20:48:53Z 2024-02-21T20:48:53Z 2021-11-29 Monografia ALMEIDA, Cleidiane Pereira de. Um estudo sobre estágio curricular supervisionado do Curso de Licenciatura em Educação do Campo UFT Campus de Arraias. 62 f. Monografia de Graduação - Curso de Educação do Campo, Universidade Federal do Tocantins, Arraias-TO, 2021. http://hdl.handle.net/11612/6600 pt_BR Acesso Livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Arraias CURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::EDUCAÇÃO DO CAMPO Arraias Graduação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Estágio Curricular Supervisionado. Formação de Professores. Educação do Campo. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Estágio Curricular Supervisionado. Formação de Professores. Educação do Campo. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Almeida, Cleidiane Pereira de Um estudo sobre estágio curricular supervisionado do Curso de Licenciatura em Educação do Campo UFT Campus de Arraias |
topic_facet |
Estágio Curricular Supervisionado. Formação de Professores. Educação do Campo. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This work aims to analyze the challenges and perspectives on the Internship of the Degree
Course in Field Education at the Arraias Campus. Specifically, we will discuss the importance
of the Supervised Curricular Internship for teacher training for Education in end in the Field;
Investigate theoretical aspects about the Internship and Analyze the conceptions of academics
and teachers about the Internship discipline, the Degree Course in Field Education, the
referred monograph presents the following question: What challenges and perspectives do
teachers and academics face in carrying out the Curricular Internship of the Field Education
Course, with a view to Visual Arts and Music qualifications? The work was carried out
through a qualitative and field bibliographic research, based on theorists such as Arroio
(2002), Pimenta end Lima (2005/2006), Colombo end Balão (2014) and other thinkers who
discuss the topic. For data collection we used document analysis and semi-structured
interviews with academics and teachers of the course. In analysis of the challenges and
perspectives of academics and teachers regarding the realization of the Internship, it was
possible to verify the lack of resources of the university to monitor interns in loco, the
bureaucratization of the university, are points to be discussed and reflected in the
development of the Internship. |
author_additional |
Aires, Helena Quirino Porto |
author_additionalStr |
Aires, Helena Quirino Porto |
format |
Monografia |
author |
Almeida, Cleidiane Pereira de |
title |
Um estudo sobre estágio curricular supervisionado do Curso de Licenciatura em Educação do Campo UFT Campus de Arraias |
title_short |
Um estudo sobre estágio curricular supervisionado do Curso de Licenciatura em Educação do Campo UFT Campus de Arraias |
title_full |
Um estudo sobre estágio curricular supervisionado do Curso de Licenciatura em Educação do Campo UFT Campus de Arraias |
title_fullStr |
Um estudo sobre estágio curricular supervisionado do Curso de Licenciatura em Educação do Campo UFT Campus de Arraias |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre estágio curricular supervisionado do Curso de Licenciatura em Educação do Campo UFT Campus de Arraias |
title_sort |
um estudo sobre estágio curricular supervisionado do curso de licenciatura em educação do campo uft campus de arraias |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2024 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/6600 |
_version_ |
1797188875750211584 |
score |
11.755432 |