Monografia

Um estudo sobre estágio curricular supervisionado do Curso de Licenciatura em Educação do Campo UFT Campus de Arraias

This work aims to analyze the challenges and perspectives on the Internship of the Degree Course in Field Education at the Arraias Campus. Specifically, we will discuss the importance of the Supervised Curricular Internship for teacher training for Education in end in the Field; Investigate theor...

ver descrição completa

Autor principal: Almeida, Cleidiane Pereira de
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/6600
id ir-11612-6600
recordtype dspace
spelling ir-11612-66002024-04-01T06:11:10Z Um estudo sobre estágio curricular supervisionado do Curso de Licenciatura em Educação do Campo UFT Campus de Arraias Almeida, Cleidiane Pereira de Aires, Helena Quirino Porto Estágio Curricular Supervisionado. Formação de Professores. Educação do Campo. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This work aims to analyze the challenges and perspectives on the Internship of the Degree Course in Field Education at the Arraias Campus. Specifically, we will discuss the importance of the Supervised Curricular Internship for teacher training for Education in end in the Field; Investigate theoretical aspects about the Internship and Analyze the conceptions of academics and teachers about the Internship discipline, the Degree Course in Field Education, the referred monograph presents the following question: What challenges and perspectives do teachers and academics face in carrying out the Curricular Internship of the Field Education Course, with a view to Visual Arts and Music qualifications? The work was carried out through a qualitative and field bibliographic research, based on theorists such as Arroio (2002), Pimenta end Lima (2005/2006), Colombo end Balão (2014) and other thinkers who discuss the topic. For data collection we used document analysis and semi-structured interviews with academics and teachers of the course. In analysis of the challenges and perspectives of academics and teachers regarding the realization of the Internship, it was possible to verify the lack of resources of the university to monitor interns in loco, the bureaucratization of the university, are points to be discussed and reflected in the development of the Internship. O presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios e perspectivas sobre o Estágio do Curso de Licenciatura em Educação do Campo no Campus de Arraias. Especificamente vamos discutir a importância do Estágio Curricular Supervisionado para a formação de professores para a Educação do e no Campo; Investigar aspectos teóricos sobre o Estágio e Analisar as concepções de acadêmicos e professores sobre a disciplina de Estágio no Curso Licenciatura em Educação do Campo, a referida monografia apresenta o seguinte questionamento: Que desafios e perspectivas os professores e acadêmicos enfrentam para a realização do Estágio Curricular do Curso de Educação do Campo, tendo em vista habilitações Artes Visuais e Música? O trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica qualitativa e de campo, fundamentada em teóricos como Arroio (2012), Pimenta e Lima (2005\2006), Colombo e Balão (2014) e outros pensadores que discutem sobre o tema. Para coleta de dados utilizamos a análise documental e entrevistas semiestruturada com acadêmicos e professores do curso. Em análise aos desafios e perspectivas dos acadêmicos e professores a respeito da realização do Estágio foi possível constatar a falta de recursos da universidade para o acompanhamento dos estagiários in loco, a burocratização do Estágio, assim como as distâncias entre as comunidades e a universidade, são pontos para serem discutidos e refletidos no desenvolvimento do Estágio. 2024-02-21T20:48:53Z 2024-02-21T20:48:53Z 2021-11-29 Monografia ALMEIDA, Cleidiane Pereira de. Um estudo sobre estágio curricular supervisionado do Curso de Licenciatura em Educação do Campo UFT Campus de Arraias. 62 f. Monografia de Graduação - Curso de Educação do Campo, Universidade Federal do Tocantins, Arraias-TO, 2021. http://hdl.handle.net/11612/6600 pt_BR Acesso Livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Arraias CURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::EDUCAÇÃO DO CAMPO Arraias Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Estágio Curricular Supervisionado.
Formação de Professores.
Educação do Campo.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Estágio Curricular Supervisionado.
Formação de Professores.
Educação do Campo.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Almeida, Cleidiane Pereira de
Um estudo sobre estágio curricular supervisionado do Curso de Licenciatura em Educação do Campo UFT Campus de Arraias
topic_facet Estágio Curricular Supervisionado.
Formação de Professores.
Educação do Campo.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This work aims to analyze the challenges and perspectives on the Internship of the Degree Course in Field Education at the Arraias Campus. Specifically, we will discuss the importance of the Supervised Curricular Internship for teacher training for Education in end in the Field; Investigate theoretical aspects about the Internship and Analyze the conceptions of academics and teachers about the Internship discipline, the Degree Course in Field Education, the referred monograph presents the following question: What challenges and perspectives do teachers and academics face in carrying out the Curricular Internship of the Field Education Course, with a view to Visual Arts and Music qualifications? The work was carried out through a qualitative and field bibliographic research, based on theorists such as Arroio (2002), Pimenta end Lima (2005/2006), Colombo end Balão (2014) and other thinkers who discuss the topic. For data collection we used document analysis and semi-structured interviews with academics and teachers of the course. In analysis of the challenges and perspectives of academics and teachers regarding the realization of the Internship, it was possible to verify the lack of resources of the university to monitor interns in loco, the bureaucratization of the university, are points to be discussed and reflected in the development of the Internship.
author_additional Aires, Helena Quirino Porto
author_additionalStr Aires, Helena Quirino Porto
format Monografia
author Almeida, Cleidiane Pereira de
title Um estudo sobre estágio curricular supervisionado do Curso de Licenciatura em Educação do Campo UFT Campus de Arraias
title_short Um estudo sobre estágio curricular supervisionado do Curso de Licenciatura em Educação do Campo UFT Campus de Arraias
title_full Um estudo sobre estágio curricular supervisionado do Curso de Licenciatura em Educação do Campo UFT Campus de Arraias
title_fullStr Um estudo sobre estágio curricular supervisionado do Curso de Licenciatura em Educação do Campo UFT Campus de Arraias
title_full_unstemmed Um estudo sobre estágio curricular supervisionado do Curso de Licenciatura em Educação do Campo UFT Campus de Arraias
title_sort um estudo sobre estágio curricular supervisionado do curso de licenciatura em educação do campo uft campus de arraias
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2024
url http://hdl.handle.net/11612/6600
_version_ 1797188875750211584
score 11.755432