/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Integração do Moodle na educação básica: uma prática de avaliação da aprendizagem das equações lineares
Assessment should not be related to a simple application of tests; it should be treated in a more structured way and, above all, should not lead the student to frustration. The student should have the opportunity to redo the calculations, with some context that reminds him/her of his/her learning...
Autor principal: | Santos, Leticia Arantes Dos |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/7109 |
id |
ir-11612-7109 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-71092024-11-13T06:02:53Z Integração do Moodle na educação básica: uma prática de avaliação da aprendizagem das equações lineares Santos, Leticia Arantes Dos La Cruz, Andrés Lázaro Barraza de Moodle; Educação básica; Ambiente virtual de aprendizagem; Basic education; Virtual learning environment CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Assessment should not be related to a simple application of tests; it should be treated in a more structured way and, above all, should not lead the student to frustration. The student should have the opportunity to redo the calculations, with some context that reminds him/her of his/her learning. In this context, we propose an autonomous tool with real-time response, using the Moodle platform, an assessment practice in which the student has the opportunity to make decisions about whether or not to redo the calculations of a wrong answer, with a reminder of the content, all in real time. We used the system of linear equations of two equations with two variables, as a sequence of activities to be assessed. The method used to implement our proposal was to explore the Moodle tools, through trial and error. In this sense, we created a tool, with a flow of activities, involving decisions at each stage of the assessment, which allows the development of the student’s critical capacity and autonomy, contributing to the possibility of application in other situations, as well as making it more comprehensive. A Avaliação não deveria ser relacionada a uma simples aplicação de provas, ela deve ser tratada de forma mais estruturada e principalmente que não leve o aluno a uma frustração. O aluno deve ter a oportunidade de refazer os cálculos, com algum contexto que o faça lembrar-se de seu aprendizado. Neste contexto, propomos uma ferramenta autônoma e com resposta em tempo real, usando a plataforma do Moodle, uma prática de avaliação, na qual o aluno tem a oportunidade de tomar decisões sobre refazer ou não, os cálculos de uma resposta errada, com um lembrete de conteúdo, tudo isso em tempo real. Usamos o sistema de equações lineares de duas equações com duas variáveis, como uma sequência de atividades a serem avaliadas. O método utilizado para concretizar nossa proposta foi explorar as ferramentas do Moodle, por meio de tentativas de erro. Neste sentido, geramos uma ferramenta, com um fluxo de atividades, envolvendo decisões em cada etapa da avaliação, que permitem o desenvolvimento da capacidade crítica e autonomia do aluno, contribuindo com a possibilidade de aplicação em outras situações, assim como também torná-lo mais abrangente. 2024-11-12T09:44:43Z 2024-11-12T09:44:43Z 2024-09-12 Dissertação SANTOS, Leticia Arantes Dos. Integração do Moodle na educação básica: uma prática de avaliação da aprendizagem das equações lineares.2024.43f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Palmas, 2024. http://hdl.handle.net/11612/7109 pt_BR Open Access application/pdf application/pdf Universidade Federal do Tocantins BR Programa de Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat Palmas |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Moodle; Educação básica; Ambiente virtual de aprendizagem; Basic education; Virtual learning environment CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Moodle; Educação básica; Ambiente virtual de aprendizagem; Basic education; Virtual learning environment CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Santos, Leticia Arantes Dos Integração do Moodle na educação básica: uma prática de avaliação da aprendizagem das equações lineares |
topic_facet |
Moodle; Educação básica; Ambiente virtual de aprendizagem; Basic education; Virtual learning environment CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
Assessment should not be related to a simple application of tests; it should be treated in a more
structured way and, above all, should not lead the student to frustration. The student should
have the opportunity to redo the calculations, with some context that reminds him/her of his/her
learning. In this context, we propose an autonomous tool with real-time response, using the
Moodle platform, an assessment practice in which the student has the opportunity to make
decisions about whether or not to redo the calculations of a wrong answer, with a reminder
of the content, all in real time. We used the system of linear equations of two equations with
two variables, as a sequence of activities to be assessed. The method used to implement our
proposal was to explore the Moodle tools, through trial and error. In this sense, we created a tool,
with a flow of activities, involving decisions at each stage of the assessment, which allows the
development of the student’s critical capacity and autonomy, contributing to the possibility of
application in other situations, as well as making it more comprehensive. |
author_additional |
La Cruz, Andrés Lázaro Barraza de |
author_additionalStr |
La Cruz, Andrés Lázaro Barraza de |
format |
Dissertação |
author |
Santos, Leticia Arantes Dos |
title |
Integração do Moodle na educação básica: uma prática de avaliação da aprendizagem das equações lineares |
title_short |
Integração do Moodle na educação básica: uma prática de avaliação da aprendizagem das equações lineares |
title_full |
Integração do Moodle na educação básica: uma prática de avaliação da aprendizagem das equações lineares |
title_fullStr |
Integração do Moodle na educação básica: uma prática de avaliação da aprendizagem das equações lineares |
title_full_unstemmed |
Integração do Moodle na educação básica: uma prática de avaliação da aprendizagem das equações lineares |
title_sort |
integração do moodle na educação básica: uma prática de avaliação da aprendizagem das equações lineares |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2024 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/7109 |
_version_ |
1816126054061834240 |
score |
11.755432 |