Dissertação

Integração do Moodle na educação básica: uma prática de avaliação da aprendizagem das equações lineares

Assessment should not be related to a simple application of tests; it should be treated in a more structured way and, above all, should not lead the student to frustration. The student should have the opportunity to redo the calculations, with some context that reminds him/her of his/her learning...

ver descrição completa

Autor principal: Santos, Leticia Arantes Dos
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/7109
id ir-11612-7109
recordtype dspace
spelling ir-11612-71092024-11-13T06:02:53Z Integração do Moodle na educação básica: uma prática de avaliação da aprendizagem das equações lineares Santos, Leticia Arantes Dos La Cruz, Andrés Lázaro Barraza de Moodle; Educação básica; Ambiente virtual de aprendizagem; Basic education; Virtual learning environment CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Assessment should not be related to a simple application of tests; it should be treated in a more structured way and, above all, should not lead the student to frustration. The student should have the opportunity to redo the calculations, with some context that reminds him/her of his/her learning. In this context, we propose an autonomous tool with real-time response, using the Moodle platform, an assessment practice in which the student has the opportunity to make decisions about whether or not to redo the calculations of a wrong answer, with a reminder of the content, all in real time. We used the system of linear equations of two equations with two variables, as a sequence of activities to be assessed. The method used to implement our proposal was to explore the Moodle tools, through trial and error. In this sense, we created a tool, with a flow of activities, involving decisions at each stage of the assessment, which allows the development of the student’s critical capacity and autonomy, contributing to the possibility of application in other situations, as well as making it more comprehensive. A Avaliação não deveria ser relacionada a uma simples aplicação de provas, ela deve ser tratada de forma mais estruturada e principalmente que não leve o aluno a uma frustração. O aluno deve ter a oportunidade de refazer os cálculos, com algum contexto que o faça lembrar-se de seu aprendizado. Neste contexto, propomos uma ferramenta autônoma e com resposta em tempo real, usando a plataforma do Moodle, uma prática de avaliação, na qual o aluno tem a oportunidade de tomar decisões sobre refazer ou não, os cálculos de uma resposta errada, com um lembrete de conteúdo, tudo isso em tempo real. Usamos o sistema de equações lineares de duas equações com duas variáveis, como uma sequência de atividades a serem avaliadas. O método utilizado para concretizar nossa proposta foi explorar as ferramentas do Moodle, por meio de tentativas de erro. Neste sentido, geramos uma ferramenta, com um fluxo de atividades, envolvendo decisões em cada etapa da avaliação, que permitem o desenvolvimento da capacidade crítica e autonomia do aluno, contribuindo com a possibilidade de aplicação em outras situações, assim como também torná-lo mais abrangente. 2024-11-12T09:44:43Z 2024-11-12T09:44:43Z 2024-09-12 Dissertação SANTOS, Leticia Arantes Dos. Integração do Moodle na educação básica: uma prática de avaliação da aprendizagem das equações lineares.2024.43f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Palmas, 2024. http://hdl.handle.net/11612/7109 pt_BR Open Access application/pdf application/pdf Universidade Federal do Tocantins BR Programa de Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat Palmas
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Moodle; Educação básica; Ambiente virtual de aprendizagem; Basic education; Virtual learning environment
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Moodle; Educação básica; Ambiente virtual de aprendizagem; Basic education; Virtual learning environment
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Santos, Leticia Arantes Dos
Integração do Moodle na educação básica: uma prática de avaliação da aprendizagem das equações lineares
topic_facet Moodle; Educação básica; Ambiente virtual de aprendizagem; Basic education; Virtual learning environment
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Assessment should not be related to a simple application of tests; it should be treated in a more structured way and, above all, should not lead the student to frustration. The student should have the opportunity to redo the calculations, with some context that reminds him/her of his/her learning. In this context, we propose an autonomous tool with real-time response, using the Moodle platform, an assessment practice in which the student has the opportunity to make decisions about whether or not to redo the calculations of a wrong answer, with a reminder of the content, all in real time. We used the system of linear equations of two equations with two variables, as a sequence of activities to be assessed. The method used to implement our proposal was to explore the Moodle tools, through trial and error. In this sense, we created a tool, with a flow of activities, involving decisions at each stage of the assessment, which allows the development of the student’s critical capacity and autonomy, contributing to the possibility of application in other situations, as well as making it more comprehensive.
author_additional La Cruz, Andrés Lázaro Barraza de
author_additionalStr La Cruz, Andrés Lázaro Barraza de
format Dissertação
author Santos, Leticia Arantes Dos
title Integração do Moodle na educação básica: uma prática de avaliação da aprendizagem das equações lineares
title_short Integração do Moodle na educação básica: uma prática de avaliação da aprendizagem das equações lineares
title_full Integração do Moodle na educação básica: uma prática de avaliação da aprendizagem das equações lineares
title_fullStr Integração do Moodle na educação básica: uma prática de avaliação da aprendizagem das equações lineares
title_full_unstemmed Integração do Moodle na educação básica: uma prática de avaliação da aprendizagem das equações lineares
title_sort integração do moodle na educação básica: uma prática de avaliação da aprendizagem das equações lineares
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2024
url http://hdl.handle.net/11612/7109
_version_ 1816126054061834240
score 11.755432