Monografia

Estado da arte: formação de professores nas pesquisas monográficas produzidas no curso de Pedagogia da UFT/campus de Miracema – TO (2010 a 2019)

This study has as its theme the teacher training in monographic research produced in the Pedagogy Course at UFT / Miracema Campus - TO (2010 to 2019). Its general objective was to understand how conceptions of teacher training that allow monographic research produced in the Pedagogy Course of UFT-Ca...

ver descrição completa

Autor principal: Feitosa, Rafaela Belém
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/7138
id ir-11612-7138
recordtype dspace
spelling ir-11612-71382024-11-15T06:04:22Z Estado da arte: formação de professores nas pesquisas monográficas produzidas no curso de Pedagogia da UFT/campus de Miracema – TO (2010 a 2019) Feitosa, Rafaela Belém Oliveira, Antonio Miranda de Formação docente Curso de Pedagogia Estado da Arte CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This study has as its theme the teacher training in monographic research produced in the Pedagogy Course at UFT / Miracema Campus - TO (2010 to 2019). Its general objective was to understand how conceptions of teacher training that allow monographic research produced in the Pedagogy Course of UFT-Campus Miracema-TO, 2010 - 2019. Its related objectives: to map as monographic productions discussed about teacher training in Pedagogy Course and demonstration. Of the methodological paths traced by the researchers who produce as monographs. As the methodological procedure was used or the state of the art or state of knowledge, in the qualitative and bibliographic view, following this methodology was done in the mapping of Course Conclusion Works (CBT) using in the Pedagogy course between 2010 and 2019. monographs within of the theme, a saber: Nunes (2010), Santos (2012), Alves (2012), Oliveira (2012), Soares (2013), Asuncion (2014), Oliveira (2018), Santos (2018), Corado (2019) and Sousa (2019). A research indicates the need for a course that offers a training where the teacher teaches the school context as a whole, ie, which university of technical and practical support, so it will be possible for students to realize the reality they experience during their professional career and to understand that teacher education is not limited to the academic space. Este estudo tem como tema a formação docente nas pesquisas monográficas produzidas no Curso de Pedagogia da UFT/Campus de Miracema – TO (2010 a 2019). Seu objetivo geral foi compreender as concepções de formação docente que permeiam as pesquisas monográficas produzidas no Curso de Pedagogia da UFT- Campus de Miracema-TO, 2010 – 2019. Seus objetivos específicos: mapear as produções monográficas que discutem sobre a formação docente no Curso de Pedagogia e demonstrar os caminhos metodológicos traçados pelos pesquisadores que produziram as monografias. Como procedimento metodológico foi usado o estado da arte ou estado de conhecimento, na visão qualitativa e bibliográfica, seguindo essa metodologia foi feito um mapeamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) produzidos no curso de Pedagogia entre 2010 – 2019. O mapeamento levantou 10 monografias dentro da temática, a saber: Nunes (2010), Santos (2012), Alves (2012), Oliveira (2012), Soares (2013), Assunção (2014), Oliveira (2018), Santos (2018), Corado (2019) e Sousa (2019). A pesquisa aponta a necessidade do curso oferecer uma formação onde o professor entenda o contexto escolar como um todo, ou seja, que a universidade ofereça suporte teórico e prático, com isso, será possível os discentes perceberem a realidade que vivenciará durante sua carreira profissional e que entenda que a formação docente não se limita apenas ao espaço acadêmico. 2024-11-14T14:23:30Z 2024-11-14T14:23:30Z 2024-11-14 Monografia FEITOSA, Rafaela Belém. Estado da arte: formação de professores nas pesquisas monográficas produzidas no curso de Pedagogia da UFT/campus de Miracema – TO (2010 A 2019). 2019. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2024. http://hdl.handle.net/11612/7138 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Miracema CURSO::MIRACEMA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIA Miracema Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Formação docente
Curso de Pedagogia
Estado da Arte
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Formação docente
Curso de Pedagogia
Estado da Arte
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Feitosa, Rafaela Belém
Estado da arte: formação de professores nas pesquisas monográficas produzidas no curso de Pedagogia da UFT/campus de Miracema – TO (2010 a 2019)
topic_facet Formação docente
Curso de Pedagogia
Estado da Arte
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This study has as its theme the teacher training in monographic research produced in the Pedagogy Course at UFT / Miracema Campus - TO (2010 to 2019). Its general objective was to understand how conceptions of teacher training that allow monographic research produced in the Pedagogy Course of UFT-Campus Miracema-TO, 2010 - 2019. Its related objectives: to map as monographic productions discussed about teacher training in Pedagogy Course and demonstration. Of the methodological paths traced by the researchers who produce as monographs. As the methodological procedure was used or the state of the art or state of knowledge, in the qualitative and bibliographic view, following this methodology was done in the mapping of Course Conclusion Works (CBT) using in the Pedagogy course between 2010 and 2019. monographs within of the theme, a saber: Nunes (2010), Santos (2012), Alves (2012), Oliveira (2012), Soares (2013), Asuncion (2014), Oliveira (2018), Santos (2018), Corado (2019) and Sousa (2019). A research indicates the need for a course that offers a training where the teacher teaches the school context as a whole, ie, which university of technical and practical support, so it will be possible for students to realize the reality they experience during their professional career and to understand that teacher education is not limited to the academic space.
author_additional Oliveira, Antonio Miranda de
author_additionalStr Oliveira, Antonio Miranda de
format Monografia
author Feitosa, Rafaela Belém
title Estado da arte: formação de professores nas pesquisas monográficas produzidas no curso de Pedagogia da UFT/campus de Miracema – TO (2010 a 2019)
title_short Estado da arte: formação de professores nas pesquisas monográficas produzidas no curso de Pedagogia da UFT/campus de Miracema – TO (2010 a 2019)
title_full Estado da arte: formação de professores nas pesquisas monográficas produzidas no curso de Pedagogia da UFT/campus de Miracema – TO (2010 a 2019)
title_fullStr Estado da arte: formação de professores nas pesquisas monográficas produzidas no curso de Pedagogia da UFT/campus de Miracema – TO (2010 a 2019)
title_full_unstemmed Estado da arte: formação de professores nas pesquisas monográficas produzidas no curso de Pedagogia da UFT/campus de Miracema – TO (2010 a 2019)
title_sort estado da arte: formação de professores nas pesquisas monográficas produzidas no curso de pedagogia da uft/campus de miracema – to (2010 a 2019)
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2024
url http://hdl.handle.net/11612/7138
_version_ 1816126058522476544
score 11.755432